sábado, 8 de novembro de 2014

Medalhão de Mignon com Bacon

   Hoje o almoço de domingo é uma receita clássica: Medalhões de Filé Mignon com Bacon! E para acompanhá-los, um Arroz com Ervilhas Frescas que por sinal já postei outras vezes aqui no blog, mas que desta vez foi incrementado com queijo Gouda.


   Os medalhões são super simples de fazer, pelo resultado final até parece ser difícil, só que a única coisa mais trabalhosa aqui é ter de enrolar o bacon ao redor de cada medalhão e em seguida amarrar com um barbante (vale lembrar que é preciso tirar o barbante antes de servir os filés).


   Fui eu mesma que fiz meus medalhões, limpei a peçade filé mignon e depois cortei medalhões de mais ou menos 100 g, já que aqui em casa ninguém gosta muito de carne mal passada e se eu os cortasse maiores ia demorar mais para cozinharem no meio. Depois de selar na panela, levei os medalhões ao forno para terminar o cozimento e fiz um molho com vinho do porto, vinagre balsâmico e cebolas caramelizadas para despejar por cima deles.


   E esse arroz também é muito simples de fazer, até porque é o arroz branco de sempre cozido com um pouco de vinho branco e as ervilhas frescas. Depois de prontos e cozidos, incorporei queijo gouda ralado para deixar mais gostoso e incrementado.


   Você pode usar outros tipos de queijo que sejam mais fáceis de encontrar ou que você goste mais no arroz e ervilhas congeladas no lugar das frescas, só não troque pelas enlatadas porque não vai dar muito certo!


Medalhão de Mignon com Bacon:
-8 medalhões de filé mignon
-sal
-pimenta do reino preta moída
-8 fatias de bacon (bem fininhas)
-barbante para amarrar
-azeite para dourar os filés
-meia cebola pequena picada
-50 ml de vinho do porto
-10 ml de vinagre balsâmico
-5 g de manteiga

Modo de preparo:
Temperar cada medalhão com sal e pimenta e enrolar uma fatia do bacon ao redor de cada um. Amarrar com um barbante para ficar bem firme.


Aqueça um pouquinho de azeite numa panela e doure todos os lados dos filés, inclusive o bacon.


Retire-os da panela e coloque-os sobre uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 80ºC e asse até que atinjam o ponto de cozimento desejado.


Na panela em que você selou os medalhões, doure a cebola e acrescente o vinho e o vinagre. Deixe reduzir, tempere com sal, apague o fogo e misture a manteiga vigorosamente.


Sirva o molho sobre os medalhões assados.


Arroz com Ervilhas Frescas e Queijo Gouda:
-1 cebola pequena picada
-1 dente de alho picado
-25 ml de azeite
-250 g de arroz agulhinha
-50 ml de vinho branco seco
-250 ml de água fervente
-sal
-100 g de ervilhas frescas lavadas
-200 g de queijo gouda ralado

Modo de preparo:
Soe a cebola e o alho no azeite e acrescente o arroz. Deixe refogar por alguns minutos e cubra com o vinho branco e a água fervente. Acerte o sal e acrescente as ervilhas frescas. Quando levantar fervura, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar até ficar macio. Desligue o fogo e deixe que os grãos descansem por alguns minutos antes de misturar o queijo.


Misture o queijo ralado e prove o sal.


Para comer com os medalhões!



Queijo fazendo varalzinho...


3 comentários:

  1. Amoooo medalhões com bacon,principalmente quando regados com molho madeira! Aliás,queria muito descobrir,como ele fica mais escuro!
    Ana,ficou lindo o prato e deve ter ficado maravilhoso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Mônica, o segredo do molho é selar bem seus medalhões na panela bem quente, para que criem aquela casquinha "caramelizada", pois é o "fundinho" da sua panela, com todos os sabores que ele vai concentrar, que vai formar o seu molhinho mais escuro!
      Obrigada e espero ter ajudado!
      Beijos :D

      Excluir
  2. Ajudou sim,vou tentar!
    Obrigada pela atenção de sempre!
    Bjs.

    ResponderExcluir