sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pão Australiano

   Cada vez mais estou me apaixonando pela arte da panificação! Adoro cozinhar, seja uma carne, uma salada ou um doce, mas fazer pães é o que mais anda me facinando ultimamente. Acho incrível a maneira como simples ingredientes combinados podem se transformar em algo tão complexo e saboroso como um pão.


    Tanto que quase todo final de semana testo receitas de pães em casa. E como semana passada fizemos Pão Australiano na aula de panificação, testei uma versão caseira, já que a feita na faculdade levou pré-mistura. Também quis atender a pedidos antigos de uma leitora por uma receita caseira de Pão Australiano tipo do Outback. Procurando pela internet, a receita que chegou mais perto daquilo que meu professor indicou como sendo parte de uma fornulação de Pão Australiano foi do blog Prazer do Pão.


   Mas o maior problema quando tratamos de Pão Australiano com formulação caseira é a eterna mania de comparar o resultado com o do tradicional e tão famoso pão do Outback. Não que este caseiro não fique bom, o que acontece é que a mistura pronta vai chegar muito mais perto do resultado original, até porque deve ser ela que os caras do restaurante usam para fazer seus pães. 


    Esse é tipo um pão com massa bem densa e rica, por isso leva um pouco mais de tempo para crescer. Além da farinha de trigo e do fermento, ainda leva farinha de centeio, farinha integral, cacau em pó, mel e açúcar mascavo e, depois de assados, fica com sabor e aroma bem intensos e com uma cor bem escura. Acho que vale a pena ressaltar o tipo de farinha de trigo a ser usada, pois ela deve ter no mínimo 13% de proteína. Se você usar a comum, seu pão não ficará tão estruturado, então tente procurar a farinha para panificação em lojas de produtos importados ou empórios, pois ainda não existe nenhum fabricante brasileiro que a comercialize em pequenas quantidades (1 kg está em torno de R$ 8,90).


   E é claro que a gente não pode se esquecer de polvilhar fubá na superfície dos pãezinhos antes de irem para o forno! 

Pão Australiano:
receita do blog Prazer do Pão
-250 g de farinha de trigo
-120 g de farinha de centeio
-120 g de farinha integral
-15 g de cacau em pó
-50 g de açúcar mascavo
-5 g de fermento biológico seco
-80 g de mel
-250 ml de água gelada
-50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-4 g de sal

Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo com a farinha de centeio, a farinha integral, o chocolate em pó,o açúcar mascavo, o fermento biológico, o mel e parte da água num bowl ou na tigela da batedeira. Misture tudo e bata a massa por aproximadamente 10 minutos, acrescentando a água aos poucos. Por último, junte a manteiga e o sal e bata e até formar uma massa homogênea, macia e úmida, mas que não grude muito nas mãos. Se você não tiver uma batedeira, pode fazer a massa na mão, mas deverá sovar por muito tempo. Coloque a massa sobre uma superfície untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.


Porcione e modele os pães da maneira que preferir. Eu fiz quatro pães de 150 g e 4 de aproximadamente 45 g. Disponha-os sobre assadeiras untadas com óleo e deixe fermentar até dobrarem de volume. Caso queira acelerar este processo de fermentação, ferva um pouco de água e coloque dentro de um recipiente no seu forno desligado com seus pães dentro.Feche a porta e deixe lá até dobrarem de volume.



Quando estiverem crescidos, faça cortes com a ajuda da faca de pão e polvilhe fubá sobre os pãezinhos.


Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam crescidos, levemente corados e cozidos no meio. Deixe que esfriem sobre uma grelha.


Perfeitos para comer no café da manhã!


Com requeijão, manteiga, na chapa...


Ou nas refeições, montados como sanduíches com frios, pastas, saladas ou até recheios doces, como creme de avelã, pasta de amendoim, frutas...




4 comentários:

  1. Olá, Ana!

    Adoro seu blog, principalmente os pães e waffles, sempre ficam ótimos!
    Queria saber qdo colocar a manteiga e o sal. Quanto à água, achei tão pouco 250 ml. É só isso msm?

    Obrigada! Um abraço.
    Evelin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me avisar, o sal e a manteiga sempre devem ser os últimos a entrar na massa de um pão e acho que por isso acabaei me esquecendo deles!
      Sim, é só isso mesmo de água!
      Mais dúvidas é só perguntar! ;)
      Ana

      Excluir
  2. Oi, Ana! Que bom ver receita de pão australiano aqui! Sou fissurada no pão, sempre comia no Outback japonês e aqui, tentei fazer algumas vezes. Algumas vezes ficaram boas, outras vezes foram catastróficas como quando fiz com a mistura pronta "Pão Australiano Fleischmann" que empesteou minha cozinha com um terrível aroma artificial de mel que me deixou enjoada um dia inteiro! Vou testar esta receita, também adoro fazer pães...mas com peninha da minha batedeira (minha amiga quebrou o "pescoço" da kitchenAid fazendo pão!) vou amassar na máquina de fazer pão. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rute!
      Realmente, concordo com você que a mistura para Pão Australiano da Fleischmann tem um sabor bem artificial. Teste sim a receita e me diga o que achou. Eu nunca tinha feito antes e acho que ainda dá para fazer alguns ajustes nela, mas mesmo assim os pães ficam bons.
      Nossa, não acredito que sua kitchenAid queboru! Não tenho uma então bato na planetária da Walita mesmo,dá certo e a massa fica boa. A máquina de fazer pão deve ser boa mesmo para amassar.
      Beijos

      Excluir