O verão nem chegou ainda mas os termômetros já marcavam altas temperaturas insuportáveis até final de semana passado. Apesar do friozinho que chegou por aqui nos últimos dias, com certeza o calor estará de volta a qualquer momento, então que tal já ir anotando opções de pratos mais leves para comer nesta época?
Saladas e pratos frios à base de vegetais são a melhor opção para quem quer se sentir bem e ainda não sair da dieta nesses tempos de muito calor e sol. Eu mesma troco facilmente qualquer prato de comida por uma salada bem reforçada, pricipalmente na hora do almoço e durante a semana, quando não temos muito tempo para uma refeição muito balanceada.
Pensando nisso, e ainda aproveitando que agora entramos na área de Garde Manger (preparação de saladas, pratos frios, entradas, sanduíches) na faculdade, decidi começar o final de semana com uma Salada de Macarrão ao Pesto. Escolhi um mini penne da Barilla, mas você pode usar qualquer massa que goste ou que seja mais fácil de encontrar. E para incrementar ainda misturei azeitonas pretas, tomates-cereja, queijo (que no meu caso foi daquelas mussarelas de nozinho, porque não encontrei a de búfala) e um molho pesto.
E para quem não conhece, o pesto é um molho do norte da Itália (região de Gênova, Ligúria), feito com folhas de manjericão, alho, pinoli, parmesão e azeite extra virgem. Como também não encontrei o pinoli para comprar, usei castanha de caju no lugar, até porque ela é bem neutra e é nossa (além de barata, principalmente quando comparada ao preço do pinoli), mas também podia ter colocado nozes. A salada fica bem gostosa, com o sabor das ervas, e também bem leve, perfeita para um dia quente...
Salada de Macarrão ao Pesto:
-250 g de mini penne (ou qualquer outra massa de sua preferência)
-10 tomatinhos-cereja cortados em 4
-50 g de azeitonas pretas cortadas em rodelas
-100 g de queijo cortado em lascas (mussarela de búfala, provolone, mussarela nozinho)
-10 folhas de manjericão levemente rasgadas (se forem muito grandes)
Modo de preparo:
Cozinhe o penne em bastante água fervente salgada até que fique macio (e não al dente, porque como será servido frio, deve estar mais cozido do que como de costume). Escorra, acrescente um fio de azeite para que não grudem e resfrie.
Numa tigela, coloque os tomatinhos com as azeitonas pretas e o queijo escolhido.
Misture bem a massa cozida aos ingredientes picados.
Molho Pesto:
-1 dente de alho
-20 folhas de manjericão
-25 g de queijo parmesão
-15 g de castanhas levemente tostadas (de preferência pinoli, mas pode ser também nozes ou castanhas de caju)
-50 ml de azeite extra virgem
Modo de preparo:
Pique o dente de alho com as folhas de manjericão, o queijo parmesão e as castanhas na ponta da faca, finamente. Acrescente o azeite e misture bem.
Envolva o pesto na massa cozida e misturada com os demais ingredientes da salada, certificando de que tudo seja coberto por ele.
Sirva frio, decorado com mais tomatinhos, azeitonas, manjericão e parmesão ralado.
Entrada, acompanhamento ou prato principal para uma refeição bem leve!
que delicia refrescante, acabei de fazer... me encantei com a beleza do prato, afinal é com os olhos o impacto da expectativa do prazer...quanto ao sabor, digno de um manjar para ocasiões especiais obrigado querida amiga e agora, tem jeito não segui-la-ei na busca de mais receitas com esse capricho e elaboração... um beijo carinhoso
ResponderExcluiralex
Olá, Alex!
ResponderExcluirFico muito fliz em saber que gostou da receita!
Eu que devo agradecer por sua presença aqui e por ter escolhido fazer esta salada!
Um abraço,
Ana