Para quem me acompanha no Instagram, deve ter visto as fotos do meu 2º bolo de aniversário desse ano, um Red Velvet. Fiz ele no final de semana passado e de uma maneira um pouco diferente da original.
Para começar não tinha ideia de qual massa de bolo fazer. Tinha medo de que não desse certo, e por isso já fui logo correndo para um blog que eu sabia que era confiável, o I Could Kill for Dessert. A Dani postou em seu canal um vídeo de Cupcakes Red Velvet algum tempo atrás e me lembrando deles, fiz uma receita e meia para ter o tamanho de bolo que eu queria.
Vão diversos ingredientes nada muito comuns em bolos nessa massa, como iogurte, vinagre e uma quantidade bem grande de corante alimentício vermelho, mas no final ela fica muito gostosa, bem fofinha, úmida, vermelhinha e o mais legal, com gosto de bolo de chocolate, e não do vinagre ou do corante. E por falar nele, usei apenas 10 g na minha receita, enquanto a Dani indicava 12 g, e achei que a coloração ficou ótima, só vale ressaltar que é importante usar o em pó mesmo, você encontra ele em lojas de produtos de confeitaria, por um preço bem acessível.
Brigadeiros + Red Velvet (os brigadeiros vem no próximo post) |
Precisava de um bolo pequeno, de 21 cm de diâmetro, e por isso preferi dividir minha massa em duas assadeiras desse tamanho para facilitar o corte e ficar com um bolo de quatro camadas de massa e de recheio (sendo uma delas a cobertura). Outra alteração foi no recheio/cobertura, o original é feito apenas com cream cheese batido na batedeira com manteiga e açúcar, só que com esse calor e como o pessoal aqui de casa não gosta muito do gosto do cream cheese em sobremesas, usei apenas uma parte dele batido e depois misturado com chocolate branco e chantilly para fazer meu creme.
O Red Velvet, ou Bolo Veludo Vermelho, fica bem gostoso e diferente, além de super leve e nada enjoativo, já que leva apenas um creme, que não é doce demais. E eu também nem precisei de batedeira para fazer a massa, o fouet já foi suficiente para deixá-la bem fofinha!
Massa:
receita do blog I Could Kill For Dessert:
-360 g de farinha de trigo
-380 g de açúcar cristal
-30 g de cacau em pó
-1 pitada de sal
-3 g de fermento em pó
-10/12 g de corante em pó vermelho vivo
-225 g de iogurte natural
-180 g de manteiga
-150 ml de água
-10 ml de extrato de baunilha
-9 g de bicarbonato de sódio
-2 colheres (sopa) de vinagre (20 ml)
Modo de preparo:
Peneire a farinha de trigo com o açúcar, o cacau em pó, o sal e o fermento em pó num bowl; reserve.
Misture o corante no iogurte; reserve. Derreta a manteiga com a água; reserve.
Misture o iogurte, os ovos, a manteiga com a água e a baunilha.
Junte a mistura de líquidos anterior aos secos peneirados no bowl e bata até ficar homogêneo.
Misture o bicarbonato com o vinagre e acrescente na massa.
Distribua em duas assadeiras redondas de 21 cm de diâmetro untada e polvilhadas com farinha de trigo.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam crescidos, assados internamente e levemente dourados.
Desenforme os bolos ainda mornos e deixe que esfriem completamente sobre uma grelha antes de fazer a montagem.
-400 g de creme de leite fresco ou nata
-300 g de cream cheese
-80 g de açúcar refinado
-150 g de chocolate branco
Modo de preparo:
Bata o creme de leite fresco com metade do açúcar até ponto de chantilly e reserve.
Bata o cream cheese com a outra metade do açúcar até formar um creme bem fofo.
Derreta o chocolate branco e misture ao cream cheese batido. Em seguida, agregue o creme de leite fresco batido, primeiro incorporando 1/3 vigorosamente (para deixar a mistura mais leve) e em seguida os 2/3 restantes, delicadamente.
Calda:
-150 ml de água (3/4 xícara de chá)
-50 g de açúcar (meia xícara de chá)
-20 ml de rum ou vodka (opcional)
Leve a água para ferver com o açúcar até formar uma calda rala (aproximadamente 5 minutos).Deixe esfriar, misture a bebida e utilize para umedecer as camadas de massa de bolo.
Montagem:
Corte cada bolo ao meio, formando dois discos de mesma espessura. Se necessário, acerte primeiramente a superfície do bolo, caso ele tenha formado aquela "barriguinha". Coloque um dos discos sobre um prato de bolo e umedeça com um pouquinho da calda.
Espalhe uma camada do creme.
Arrume outro disco de massa sobre o recheio, umedeça com a calda e espalhe mais uma camada do creme. Repita as camadas até acabar com os quatro discos.
Leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de espalhar o restante do creme na superfície.
Decore como quiser!
Eu optei por deixar o creme todo lisinho e salpicar alguns confeitos prata e granulados brancos por cima, mas você pode até fazer uma versão Naked Cake!
Olá Ana, você esqueceu de informar a quantidade de vinagre usado.
ResponderExcluirCybelle
Obrigada por me avisar, Cybelle!
ExcluirEu realmente me confundi e acabei colocando o fermento em pó duas vezes!