E como prometido, aqui está o primeiro bolo do meu aniversário, o Bolo Churros! Já fiz ele duas vezes, uma na semana passada para uma primeira comemoração, mas como foi um bolo bem grande, as fotos não ficaram tão boas quanto eu queria. Por isso, refiz ele esta semana em versão menor para postar aqui.
Na verdade eu vi este Bolo Churros no Catraca Livre e fiquei com vontade, só que não gostei muito da receita. Aproveitei então o vídeo do Bolo Bem Casado que a Dani Noce publicou no seu canal do You Tube e uni as duas receita para criar a minha.
Fiz aquela minha massa clássica que leva apenas ovos, açúcar e farinha, porque não gosto de massa que leva manteiga e líquidos para montar bolos recheados. Fica bem mais difícil de mover as os discos de bolo, principalmente se você colocar também um pouquinho de amido de milho na massa. A Dani passou massa igualzinha a minha só que acrescida de um pouquinho de amido de milho e eu gostei bastante do resultado final, mais firme e fácil de cortar.
Concordei com a Dani que fazer camadas de recheio apenas com o doce de leite deixaria o bolo muito doce e que uma mousse de doce de leite combinaria bem mais. Por sinal é uma mousse bem simples de fazer, basta bater um pouquinho o doce de leite na batedeira e acrescentar gelatina incolor e creme de leite fresco. Fica super leve e bem menos doce do que apenas o doce bruto. Obtive resultados diferentes em cada uma das vezes que fiz a mousse, na primeira ela ficou bem consistente e as camadas do bolo bem definidas, porém, na segunda, ela ficou exatamente como a da Dani, bem líquida, o que no final prejudicou um pouco na aparência da fatia, até porque a massa acabou absorvendo a mousse antes de que ela pegasse consistência.
Para dar o toque "churros" da receita, umedeci cada camada de massa com uma calda feita com água, açúcar e canela em pau fervidos e depois acrescida de rum, o que deixou um leve toque de canela na massa. Outro toque foi salpicar açúcar com canela na superfície. Na primeira vez usei o de confeiteiro e na segunda o refinado, admito que com o refinado ficou bem mais gostoso e bonito.
De qualquer maneira, o bolo ficou muito bom! E dá tanto para você fazer a versão Bem Casado da Dani quanto a Churros do Catraca Livre!
Massa:
-4 ovos separados
-120 g de açúcar
-120 g de farinha de trigo
-20 g de amido de milho
Modo de preparo:
Bata as claras em picos leves e, com a batedeira ainda ligada, vá acrescentando as gemas, uma a uma. Em seguida, ainda sem parar de bater, vá adicionando o açúcar aos poucos.
Desligue a batedeira e incorpore delicadamente a farinha de trigo e o amido de milho ao creme de ovos com açúcar, deixando a massa homogênea.
Coloque a massa numa assadeira de 21 cm de diâmetro untada e enfarinhada.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que o bolo esteja crescido, assado internamente e levemente dourado. Desenforme ainda morno e deixe que esfrie completamente sobre uma grelha.
Mousse de Doce de Leite:
-800 g de doce de leite
-300 g de creme de leite fresco
-3 folhas (9 g) de gelatina incolor ou 10 g de gelatina incolor em pó
Modo de preparo:
Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de chantilly e reserve (uso sempre nata ao invés de creme de leite fresco, por isso que fica um pouco mais consistente).
Bata o doce de leite por aproximadamente 5 minutos ou até que ele fique mais leve e claro.
Hidrate a gelatina em água gelada, drene para tirar o excesso de água, coloque numa panelinha com 2 colheres de sopa do doce de leite batido e leve para derreter em fogo baixo.
Consistência da segunda mousse: mais líquida, como a da Dani |
Minha primeira mousse ficou mais consistente, mas talvez seja porque usei outra marca de doce de leite e acidentalmente uma folha a mais de gelatina! |
-50 g de açúcar
-200 ml de água
-20 ml de rum (opcional)
Modo de preparo:
Leve o açúcar com a água ao fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos ou até formar uma calda rala. Espere esfriar antes de misturar o rum.
Montagem:
Corte o bolo em três discos de mesma espessura. Disponha um deles sobre um prato com um aro de 21 cm e pincele levemente com a calda. Espalhe uma camada bem generosa da mousse de doce de leite e cubra com outro disco de massa.
Pincele mais calda sobre o segundo disco de calda e espalhe mais uma camada bem generosa da mousse. Finalize a montagem com o último disco de massa, também pincelado com a calda. Leve à geladeira por algumas horas para a mousse firmar.
Retire da geladeira, remova cuidadosamente o aro e espalhe o restante da mousse ao redor e na superfície do seu bolo.
Polvilhe açúcar refinado misturado com canela sobre o bolo com a ajuda de uma peneira.
Coma uma fatia bem generosa e bem geladinha!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário