Um dia desses eu quis dar uma mudada na receita de Picadinho que sempre faço. Ao invés de quadradinhos de carne fritos em manteiga e misturados com azeitonas, batata em cubinhos, palmitos e cozido na cerveja, agora foi a vez de um prato mais simples.
Tomei como base uma receita que fiz durante as aulas de cozinha para criar esta nova versão do prato, o Picadinho de Avestruz, mas feito com carne de boi, é claro. Você pode usar desde coxão mole, alcatra ou até filé mignon em bifes e depois cortados em quadradinhos.
A carne, depois de dourada na manteiga, é flambada no conhaque e depois cozida junto de um refogado de cebolas com alho, extrato de tomates e caldo de carne. Quando estiver cozida e com o caldo reduzido, leva um pouquinho de amido de milho dissolvido em água para formar um molho mais denso.
Para acompanhar o Picadinho, fiz uma farofa bem fácil, dessas que todo mundo tem uma receita própria, e uma salada de vegetais variados. Um arroz branco ou legumes salteados também fariam um ótimo papel como acompanhamento.
E para quem ficou curioso de saber como é a carne de avestruz, aqui vai a minha opinião: gostei bastante, inclusive pensei que teria textura de frango, mas na realidade consegue passar facilmente como carne de boi. A única diferença entre elas, já que até a aparência é igual, é na textura, pois a carne de avestruz é um pouco mais dura.
Picadinho ao Molho de Tomates:
-1 kg de miolo de alcatra em bifes e depois cortado em quadradinhos de 1 cm
-1 cebola grande picada
-2 dentes de alho picados
-60 g de manteiga
-50 ml de conhaque
-100 g de extrato de tomates
-350 ml de caldo de carne ou água fervente
-5 g de amido de milho
-sal, pimenta do reino e salsa picadinha
Modo de preparo:
Tempere os quadradinhos de carne com o sal e a pimenta do reino e reserve. Numa panela, aqueça 20 g da manteiga e frite metade da carne até que fique dourada. Frite o restante em mais 20 g de manteiga e reserve.
Aqueça os 20 g de manteiga restantes na panela em que a carne foi frita e soe a cebola com o alho.
Junte o extrato de tomate e refogue rapidamente.
Volte a carne reservada e flambe com o conhaque.
Cubra com 325 ml do caldo de carne, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia e o caldo reduzir.
Para finalizar o prato, junte o amido de milho dissolvido nos 25 ml restantes de caldo de carne (ou água, em temperatura ambiente) e deixe ferver por mais alguns minutos. Acerte o sal.
Apague o fogo e decore com a salsinha.
Fiz uma farofa com farinha de mandioca, bacon, ovos e cebolas para acompanhar este Picadinho, além de uma salada de vegetais variados.
Oie flor,
ResponderExcluirquanta receita maravilhosa gente,
estou aqui "babando" ,
ja segui aqui para ficar de olho nas novas delicias!
adorei seu cantinho!
beijinhos
http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/
Olá, Brenda!
ExcluirAgradeço muito pelo comentário e pela visita!
Já fiz questão de visitar seu cantinho, e que makes são aqueles? Nossa, um mais bonito e diferente do que o outro! Adorei as receitinhas e os looks também!
Beijos,
Ana