domingo, 15 de junho de 2014

Frango Assado de Padaria e Risotto de Palmitos com Provolone

   Gosta de Frango Assado de Padaria? Pois eu adoro e acho que domingo é o dia oficial de comer um franguinho desses assados na "televisão". Ficou com vontade e quer apreder a fazer o seu próprio frango assado em casa mesmo? Então acompanhe as dicas!


   Algumas semanas atrás tanto o caderno sobre gastronomia da Folha de São Paulo quanto do Estadão, o Comida e o Paladar (respectivamente), lançaram suas reportagens semanais a respeito desse animal tão consumido aqui no Brasil, o frango. O Comida falou sobre o comércio e a qualidade dos animais vendidos aqui, enquanto o Paladar se responsabilizou por passar a receita e as dicas de como conseguir um frango assado digno de padaria aí no aconchego de seu lar. E eu não podia deixar isso passar em branco...


   Fiz um frango inteiro acompanhando mais ou menos a receita do jornal, temperei com sal e pimenta, usei ervas frescas e limão para aromatizar e besuntei toda a superfície e interior da ave (assim como debaixo da pele) com uma manteiga aromatizada. Levei ao forno a 175ºC e depois de umas duas horas meu franguinho saiu como esse da foto: cheiroso, com a pele crocante, cozido e bem úmido internamente. Ah, e ainda acompanhado por batatinhas, mini cebolas e dentes de alho assados nos sucos da ave, como aqueles vendidos nas ruas de Paris!


   Para não servir apenas o frango, fiz também uma guarnição: um Risoto de Palmitos com Queijo Provolone que levou arroz arborio, vinho branco e caldo de legumes. Dá trabalho ter que mexer constantemente até os grãos ficarem macios, mas compensa bastante e você já  vai perdendo algumas calorias da refeição que ainda estará por vir.


   Só achei que meu frango não ficou tão corado como deveria ter ficado e como sobrou um bom "fundinho" de assadeira quando retirei os legumes, preparei um molho ali mesmo, direto na assadeira, com vinho branco, um pouco do suco do frango e amido de milho para engrossar.


   Desta vez eu preferi fazer as batatinhas sem casca, que ficaram bem macias, saborosas e perfeitas para acompanhar as cebolinhas e os dentes de alho adocicados e levemente crocantes! Uma refeição boa de servir em dias mais frios e com a família!

Frango Assado de Padaria com Batatinhas, Cebolinhas e Dentes de Alho:
Batatinhas, Cebolinhas e Dentes de Alho Assados:
-500 g de batatinhas (calculo umas 3 unidades para cada pessoa)
-200 g de cebolas para conserva descascadas e cortadas ao meio
-1 cabeça de alho com seus dentes separados e descascados
-sal e pimenta do reino preta a gosto
-azeite
-ervas a gosto

Modo de preparo:
Descasque as batatinhas e disponha sobre uma assadeira junto com as mini cebolas e os dentes de alho descascados. Tempere com o sal e a pimenta e cubra com bastante azeite. Acrescente as ervas que mais gostar para dar um saborzinho extra.


Frango Assado de Padaria:
-1 frango inteiro limpo, lavado e seco
-sal e pimenta do reino branca
-50 ml de vinho branco
-1 limão Tahiti (raspas da casca e suco)
-20 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-15 ml de azeite
-salsinha, cebolinha, tomilho, orégano e outras ervas a gosto
-1 dente de alho picadinho

Modo de preparo:
Tempere o frango com o sal, a pimenta do reino, o vinho branco e o suco de meio limão. Deixe descansar por alguns minutos.


Misture a manteiga com o azeite, as raspas da casca de limão, o restante do suco, as ervas escolhidas picadas, o alho picadinho e um pouquinho de sal. Espalhe esta pasta sobre o frango e debaixo de sua pele. Levante as asas e posicione-as para trás. Amarre as coxas e coloque o frango sobre uma grelha, em cima da assadeira com as batatinhas.


Leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 5 minutos e em seguida reduza a temperatura para 175ºC. Deixe assar até que o frango fique bem dourado e assado internamente (ao furar, o líquido que sai deve ser translúcido).


Os legumes devem ficar bem macios e levemente caramelizados. Se ainda tiver muito caldo na forma, volte a assadeira ao forno para secar.


Assim que você retirar o frango do forno, vire-o com o peito para baixo e embrulhe-o com papel alumínio.


Arrume seu frango assado numa travessa com as batatinhas, as mini cebolas e os dentes de alho assados ao redor.


   Descartei um pouco da gordura da assadeira do frango e a levei ao fogo. Acrescentei um pouco de vinho branco e de água fervente para soltar o fundo (os temperos), deixei reduzir e engrossei com um pouco de amido de milho dissolvido em água fria para formar o molho que iria acompanhar a ave.


Risotto de Palmitos com Provolone:
-90 g de manteiga sem sal
-1 cebola picada
-300 g de arroz arborio
-70 ml de vinho branco
-1,5 litro de água fervente ou caldo de legumes, frango ou carne
-200 g de palmitos fervidos e picados
-150 g de provolone picado
-sal e pimenta do reino moída

Modo de preparo:
Refogue a cebola em metade da manteiga rapidamente e acrescente logo em seguida o arroz arborio. Mexa para envolver todos os grãos na manteiga e junte o vinho. Deixe reduzir até quase secar e comece a acrescentar o caldo fervente, aos poucos, sem parar de mexer e até que os grãos estejam cozidos. Misture os palmitos.


Desligue o fogo, misture o restante da manteiga gelada, o provolone e tempere com o sal e a pimenta.


Decore com mais queijo ralado e rodelas de palmito.



Sirva imediatamente para não ressecar.


E aqui está o prato montado com o Frango Assado, os Legumes Assados e o Risotto de Palmitos com Provolone.


Nenhum comentário:

Postar um comentário