Está na época dos cítricos e eles já invadiram as bancas das feiras e gôndolas dos supermercados! De tamanhos, preços, sabores, cores e origens diferentes, eles agradam todo mundo! Bom, eu pelo menos não abro mão de uma mexerica, uma dekopon ou uma laranja no final de uma refeição ou quando bate aquela fominha no final da tarde. E foi por causa disso que fiz esse Bolo de Cítricos.
Tenho acompanhado nesses últimos tempos o instagram do blog Prato Fundo e admito que fiquei encantada com os bolos de cítricos que o Vitor Hugo andou fazendo, tanto o Chiffon quanto o de Creme de Leite com Sementes de Papoula. Escolhi fazer o de creme de leite porque era mais fácil, mas no final acabei inventando minha própria versão da receita, até porque vi que cada blog por aí tem a sua.
Este bolo da foto é na verdade resultado de uma segunda tentativa de fazer a minha versão, porque a primeira, digamos, grudou na forma e ficou feia para postar as fotos. Como assei o bolo no forno elétrico, a superfície corou antes do fundo assar completamente e por se tratar de uma massa bem leve e fofinha, acabou ficando presa na forma. Resultado: o bolo ficou todo quebrado.
Escolhi quatro cítricos para colocar no meu bolo: a laranja Bahia, a laranja pera, a bergamota e a lima da Pérsia, como o Vitor Hugo. Na primeira vez que fiz não consegui encontrar a lima da Pérsia e por isso usei limão siciliano no lugar, que também ficou bom. Além dos sucos também vão as raspas das cascas de cada um deles, combinados com manteiga, gemas, açúcar cristal, farinha, um pouquinho de creme de leite e as claras batidas em neve.
O bolo ficou super macio e leve, bem úmido e amanteigado, com o gostinho dos sucos e das raspinhas de cítricos, inclusive a massa ganhou uma coloração até mais alaranjada. Usei aproximadamente meia unidade de cada fruta para conseguir a quantidade de suco que ia na massa e com o restante eu improvisei uma caldinha à base de açúcar de confeiteiro para decorar.
Aproveite que a safra dos cítricos está por aí para preparar esse bolo. E depois só vai faltar uma xícara de chá de laranja quentinho para acompanhar!
-3 ovos
-100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-200 g de açúcar cristal (1 xícara e meia)
-300 g de farinha de trigo (2 xícaras)
-50 ml de suco de laranja Bahia
-50 ml de suco de lima da Pérsia (ou limão siciliano)
-50 ml de suco de bergamota/clementina/mexerica (foi a única que precisei de 1 unidade e meia)
-25 ml de suco de laranja pera
-50 g de creme de leite de caixinha (1/4 da caixinha)
-10 g de fermento em pó
Da esquerda para a direita: laranja Bahia, lima da Pérsia, bergamota e laranja pera |
Modo de preparo:
Comece lavando bem seus cítricos. Retire raspas de suas cascas e reserve.
E em seguida seu suco. Reserve.
Junte a farinha de trigo, as raspas de todos os cítricos e seus sucos e volte a bater por mais alguns minutos.
Desligue a batedeira e incorpore o fermento em pó e logo em seguida as claras em neve.
Distribua a massa numa assadeira de cone central untada e enfarinhada.
Leve o bolo ao forno pré-aquecido a 180ºC até que ele esteja crescido, dourado e assado internamente (aproximadamente 40 minutos).
Desenforme quando amornar.
Fiz um glacê com açúcar de confeiteiro e o suco da outra metade de laranja Bahia que sobrou. Não pesei quanto foi de cada ingediente, mas calculo uns 50 ml de suco de laranja para uns 100 g de açúcar de confeiteiro ou é só ir acrescentando o suco ao açúcar até obter a consistência desejada.
Espalhe a calda imediatamente, enquanto o bolo ainda está morno. e deixe esfriar para formar uma casquinha açucarada.
Bolo fresquinho com glacê + chá de laranja quentinho = Hummmm...
Nenhum comentário:
Postar um comentário