Agora venho com as receitas do jantar que fiz nesta última sexta-feira para o aniversário da minha mãe (depois de já ter postado a receita da sobremesa). Como entrada: Sopa Creme de Palmitos, para aproveitar o friozinho que chegou neste final de semana!
Tenho já dois posts com a receita da Sopa Creme de Palmitos que minha avó e minha mãe sempre faziam e por isso quis fazer desta vez uma receita diferente, minha, juntando meus conhecimentos sobre sopas creme aprendidas na faculdade.
Usei como base para a minha versão uma receita de sopa creme de couve-flor que fiz na aula, apenas troquei a couve-flor pelo palmito. Diferente da receita da minha mãe, agora os palmitos entram tanto em pedacinhos, na decoração do prato, quanto na sopa mesmo, processado junto com cebola e alho-poró.
Sempre que fazemos sopa aqui em casa ou que tomo alguma em qualquer lugar que seja, gosto de ter algumas torradinhas para acompanhar e poder molhar no líquido quentinho. Desta vez fizemos crôutons, ou cubinhos de pão amanhecido levemente tostados no forno e temperados com azeite e sal.
E como já citei, servi esta sopa como entrada, mas ela também pode ser feita como prato principal, incrementada com alguma carne cozida, cubos de queijo ou servida dentro de pãezinhos italianos!
Sopa Creme de Palmitos:
-100 g de cebola picada
-100 g de alho-poró cortado em tirinhas finas
-40 g de manteiga sem sal
-30 g de farinha de trigo
-750 ml de leite
-300 ml de caldo de legumes ou carne (sem sal)
-300 g de palmitos fervidos por 15 minutos
-1 gema
-50 g de creme de leite
Modo de preparo:
Coloque a cebola com o alho-poró e a manteiga numa panela e leve ao fogo.
Quando os vegetais murcharem, acrescente a farinha de trigo e mexa até homogenizar. Junte todo o leite e o caldo de uma só vez e em seguida os palmitos fervidos picados (separe alguns pedacinhos para a decoração). Abaixe o fogo e deixe a sopa cozinhar por 20 minutos.
Depois, separe os sólidos dos líquidos e bata os sólidos com parte do líquido no liquidificador, até formar um creme bem liso, uniforme.
Volte este creme para a panela e vá acrescentando o líquido restante e se necessário mais água ou caldo fervente para ajustar a consistência da sopa, que deve ficar bem leve. Para finalizar, acrescente a gema misturada com o creme de leite e cozinhe por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta.
Sirva imediatamente, acompanhado de crôutons e dos pedacinhos de palmito.
Uma sopa diferente e bem leve, perfeita para dar início a uma refeição mais substanciosa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário