quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bolo de Fubá de Canjica

   De vez em quando bate aquela vontade de comer um doce, mas nada daqueles cheios de cremes e informações. Não que eu não goste deles, pelo contrário, adoro, só que há dias em que quero apenas um bolo simples, daqueles bem altos e fofinhos, assados na forma de cone central, para acompanhar uma xícara de chá fumegante...


   Outro dia achei um pouco de fubá de canjica na despensa que sabe-se lá de quando era e fiquei pensando numa receita para poder reaproveitá-lo. Como me deu essa vontade de comer um bolo caseiro, a melhor ideia que tive foi fazer um Bolo de Fubá de Canjica. Só que não tinha uma receita e tive que fazer uma busca na internet.


    Das poucas que encontrei, gostei da receita do blog Avental Engomado e já a testei. Só fiz algumas mudanças nas quantidades de alguns ingredientes e cobri o bolo depois de assado com uma goiabada cremosa. E ele ficou bom, bem fofinho, o único problema é que murchou bastante depois que saiu do forno e ficou com aparência de bolo cremoso ou embatumado apesar de não ser ou estar.


   Não coloquei coco nem queijo ralado na massa como mandava a receita original e sim, erva-doce! Também não ia colocar todo o leite que mandava pois achei que o bolo ficaria cremoso (o que não queria), porém essa quantidade de fubá acaba ressecando bem a massa e no final é necessário acrescentar tudo. Caso você não tenha o fubá de canjica, pode usar o mimoso (segundo a Marita, autora do Avental Engomado).


   A leveza da massa com o sabor da erva-doce combinaram direitinho com a minha xícara de chá de erva-doce quentinha e com a goiabada cremosa da cobertura do bolo, num fim de tarde!

Bolo de Fubá de Canjica:
-3 ovos
-250 g de açúcar (1 xícara de chá e meia)
-150 g de manteiga
-250 g de fubá de canjica (2 xícaras de chá)
-115 g de farinha (1 xícara)
-480 ml de leite (2 xícaras chá)
-10 g de fermento em pó (1 xícara)

Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Coloque as gemas com o açúcar e a manteiga na batedeira e bata até formar um creme claro.


Acrescente o fubá, a farinha e o leite e misture bem para homogenizar.


Desligue a batedeira, misture o fermento em pó e a erva-doce e por último as claras em neve, delicadamente.


Distribua a massa numa assadeira de cone central untada e enfarinhada.


Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja assado internamente e levemente dourado.


Cubra com a goiabada.


Ou apenas salpique açúcar de confeiteiro.


Sirva ainda morno, acompanhado por uma xícara de café ou chá...



Nenhum comentário:

Postar um comentário