domingo, 18 de maio de 2014

Bacalhau com Broa

   Mais uma daquelas receitas diferentes de bacalhau, que por sinal fizemos para a Sexta-feira Santa deste ano: o Bacalhau com Broa! Superfácil e feita com pouquíssimos ingredientes, apenas batatas, o bacalhau, cebolas e broa de milho.


   Comi o Bacalhau com Broa na noite do último Réveillon lá em Portugal pela primeira vez e adorei o prato. É bem diferente do que normalmente costumamos fazer, mas vale cada garfada. Lá em Portugal, foi acompanhado por arroz com cenoura e uma salada de alface e nós fizemos os mesmos acompanhamentos, só tirando a cenoura do arroz e incrementando um pouquinho mais a salada de alface com outros vegetais.


   Achei incrível como os pratos de bacalhau em Portugal, num geral, são bem sem sal. Nessa receita, foram as notas adocicadas que mais se sobressaíram, por causa do azeite em abundância usado para suar as cebolas e o alho, assim como dos seus sucos caramelizados, o que combinou muito bem com o sabor delicado do bacalhau.


    E a broa, é daquelas mineiras feitas com fubá e cozidas na panela? Não. Em Portugal, broa é um tipo de pão artesanal feito a partir de farinha de milho e assado em fornos à lenha, muito comum em qualquer padaria e que pode tanto ser servida nas refeições intermediárias quanto para acompanhar os pratos das refeições principais (almoço e jantar). Por aqui é mais difícil de encontrar esta broa para comprar, mas já existem estabelecimentos especializados em artigos portugueses que a fabricam, como a Casa Mathilde em São Paulo, onde comprei a minha. Caso você realmente não consiga encontrar uma broa estilo portuguesa, pode usar pão de fubá.


   Uma versão do tradicional Bacalhau com Batatas e Cebolas super fácil e leve!

Bacalhau com Broa:
-1 kg de batatas cortadas em rodelas de 1 cm
- meio quilo de cebolas cortadas em meia-lua
-3 dentes de alho bem picadinhos
-200 ml de azeite
-1 kg de bacalhau dessalgado e limpo (sem pele, cabeça e espinhas)
-1 broa de milho (tipo portuguesa, de preferência)

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas em água com sal até que estejam bem macias, mas sem desmanchar. Aqueça um pouquinho do azeite numa frigideira e comece a fritar as rodelas de batata cozida. Vire-as e deixe que fiquem levemente crocantes e coradas. Arrume as rodelas dentro de uma travessa untada com mais um pouco do azeite.


Aqueça mais 25 ml de azeite na frigideira das batatas (pode ser o que sobrou da fritura) e faça um refogado com as cebolas e os dentes de alho picados. Desfie o bacalhau em lascas grandes, esmigalhe a broa e reserve.


Espalhe o bacalhau em lascas sobre as batatas na travessa, seguido pelo refogado de cebolas com alho. Regue com o restante do azeite e finalize com uma camada da broa esmigalhada. Leve ao forno 180 graus, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a superfície esteja bem corada e crocante.




Sirva acompanhado de arroz e salada!



Um comentário:

  1. Tão novinha e impressionando com as receitas,dignas de chefs !
    Parabéns,Ana!

    ResponderExcluir