sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Bolo de Claras com Laranja

   O que fazer quando começa a juntar um montão de claras na geladeira? Pois é, depois de fazer tortas, molhos, cremes de confeiteiro e muitas outras receitas que levam somente as gemas acabei juntando umas oito ou nove claras num potinho. Para não acabarem estragando a única solução era encontrar uma receita que pudesse utilizá-las.


   Para não cair nos merengues e macarons, já que as chances de um bom resultado seriam quase impossíveis, pensei logo num bolo, e até tinha aqui em casa uma receita bem interessante, mas me lembrei  de que a massa fica um pouco seca, perfeita para comer com cremes ou sorvete, só que queria um bolo mais fofinho, para tomar com chocolate quente.


   Encontrei uma receita de Bolo de Claras com Laranja, Limão e Cardamomo no blog Aromas e Sabores e pela foto ele parecia ter ficado bem gostodo. Como adoro bolo de laranja escolhi testá-lo, mas sem acrescentar o limão e o cardamomo, pois achei que ficava muita mistureba de sabores.


   Depois de alguns minutos no forno o bolo saiu bem fofinho e perfeito para acompanhar o chocolate quente da Twinings (mais informações abaixo da receita), do jeitinho que queria. Nem parece que levou apenas as claras e lembrou bastante a textura do Chiffon Cake, aquele bolo super macio que a textura parece algodão.


   Na receita original há a opção de cobrir o bolo com uma calda, mas preferi apenas salpicá-lo de açúcar de confeiteiro!

Bolo de Claras com Laranja:
receita retirada do blog Aromas e Sabores
-8 claras (cerca de 290 g)
-100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-200 g de açúcar
-300 g de farinha de trigo
-200 ml de suco de laranja
-raspas da casca de 1 laranja
-1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve-as. Coloque a manteiga com o açúcar na tigela da batedeira e bata muito bem até obter um creme bem fofo e claro.


Junte a farinha de trigo peneirada, o suco de laranja e as raspas da casca de laranja. Bata por mais alguns minutos.


Desligue a batedeira e misture o fermento em pó. Por fim, agregue delicadamente as claras em neve reservadas anteriormente.


Distribua a massa numa forma de cone central untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido (205°C) por cerca de 40 minutos ou até que o bolo esteja bem crescido e assado.



Desenforme quando estiver morno e salpique açúcar de confeiteiro.


   E para acompanhar o Bolo de Claras e Laranja fiz um chocolate quente usando o preparo da Twinings, a  marca de chás inglesa. Fiquei interessada no produto já que sou viciada em chocolate quente e como a embalagem dizia tratar-se de um "chocolate quente suíço", não poderia deixar de levar.


   O cheiro e coloração são iguais aos de um achocolatado comum, mas com bem menos açúcar, com certeza! A embalagem falava para acrescentar cerca de 3 a 4 colheres de sopa cheias (ou 20 g) para cada porção de 200 ml de leite quente.


   E foi exatamente isso que eu fiz, aliás, até acabei acrescentando um pouco a mais. Deixei o leite ferver e juntei a mistura. Depois de alguns minutos fervendo descobri que caí no maior engodo já existente, não ia engrossar nem que o Deus do amido de milho baixasse na minha cozinha! 


   Tive de me contentar com o chocolate quente líquido mesmo, não que ele fosse ruim, pelo contrário, tem muito gosto de cacau e até que fica bem encorpado, mas sou fã mesmo é de um belo chocolate quente cremoso, daqueles para tomar com colher!


   Foi a melhor maneira de acompanhar minha fatia de Bolo de Claras com Laranja , ambos bem quentinhos, numa noite fria de sexta-feira!


2 comentários:

  1. Já sei qual será o fim do meu potinho de claras...
    Amei essa receita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe
      Eu também já estou começando a juntar outro potinho, provavelmente vai rolar este bolo no próximo final de semana aqui em casa também!

      Excluir