sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Biscoitinhos de Canela

   Adoro bolachinhas, principalmente uma tal de Canelinha, que vende lá nas lojas de produtos de Minas Gerais. Outro dia bateu uma curiosidade e sai em busca da receita na Internet. Vendo alguns blogs, eis que me aparece esta receita: Biscoitinhos de Canela.


   Apesar de não serem lá muito parecidos com os Canelinha, esses biscoitinhos me lembraram muito outro clássico, as Areias de Cascais, que também levam uma cobertura de canela e que eu havia pensado em testar para saber se ficariam tão bons quanto os quitutes mineiros.


  Outro ponto que fez com que eu dissesse "tenho que fazer isso amanhã" foi o fato deles levarem baunilha. Não sei se já falei alguma vez aqui no blog, mas canela e baunilha são minhas especiarias preferidas e adoro quando as duas entram juntas numa receita por isso, quando vi a receita, não tinha desculpa para não fazer.


   Além de serem facílimos, os biscoitinhos ficam perfeitos para acompanhar o cafezinho ou chá. Preferi fazer um cappuccino com chantilly para molhar as bolachinhas crocantes e levemente docinhas com sabor de canela e baunilha.


   Modelei no formato de bolinhas achatadas porque foi assim que foram feitas no site em que peguei a receita, mas isto não quer dizer que você não possa modelar em outros formatos.

Biscoitinhos de Canela:
receita tirada do blog Quitandoca
Rendimento: 60 biscoitinhos
-170 g de farinha de trigo
-100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-60 g de açúcar
-meia colher (chá) de fermento em pó
-1 pitada de sal
-1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para passar os biscoitinhos:
-meia xícara (chá) de açúcar
-1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e, usando as pontas dos dedos, comece a misturar tudo muito bem.



Inicialmente irá formar uma farofa e então nesse momento indico que vá acrescentando um pouquinho de leite (1 colher de sopa).


Continue trabalhando a massa e acrescente mais uma colher de sopa de leite para que ela chegue ao ponto, ficando bem macia. Modele uma bola e deixe descansar por 15 minutos.


Em seguida, divida a bola de massa em porções e abra cada uma delas formando cordões. Corte como se fosse fazer nhoques e boleie cada pedacinho de massa para formar o biscoitinho (pode deixar quadradinho também).


Arrume as bolinhas sobre assadeira untada e enfarinhada ou forrada de papel manteiga.


Modelei algumas rosquinhas também
Leve ao forno pré-aquecido (180°C) por cerca de 20 minutos ou até que as bolachinhas estejam levemente douradas.


Retire-os da assadeira assim que estiverem mornos para que não grudem e aguarde seu total resfriamento para passar no açúcar misturado com a canela.


Arrume em vidros, potinhos ou saquinhos para que permaneçam crocantes e fresquinhos por mais tempo.



Passe o café, ferva a água para o chá ou permita-se de tomar uma bebida mais incrementada: cappuccino, chocolate quente, que tal?


Para comer molhadinho na bebida!


2 comentários:

  1. Olá...
    Gostaria de saber se no começo da receita, quando são colocados todos os ingredientes, inclui a canela?
    E qual das quantias de açúcar devo colocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não coloquei canela na massa, apenas o estrato de baunilha, mas isto não quer dizer que você não possa acrescentar um pouquinho. Obrigada por me avisar sobre as duas quantidades de açúcar, acabei me esquecendo de especificar para quê cada uma serve.
      Desculpe-me pelo incômodo, já arrumei esses probleminhas na receita!
      Qualquer dúvida, é só me perguntar!
      Ana

      Excluir