sábado, 13 de julho de 2013

Bolo de Tangerina

   Adoro mexericas, qualquer um dos tipos, seja ela ponkan, dekopon (a minha preferida e atualmente o meu vício), morgote, cravo ou tangerina. E é nessa época do ano que podemos encontrá-las nos supermercados e feiras com melhor qualidade e preço, por isso, que mal haveria em fazer um Bolo de Mexerica?


   Um dia desses, enquanto comia uma dekopon, fiquei imaginando o quanto seria gostoso um bolo de mexerica e então fui atrás de encontrar uma boa receita. Vasculhando o Google Imagens, encontrei uma receita de Bolo de Tangerina muito fácil, deste site. Salvei logo a página nos favoritos e só fiquei aguardando surgir uma ocasião para prepará-la.


   O problema é que para esta receita dar certo (e muitas outras encontradas) era necessário usar tangerinas e não qualquer outro tipo de mexerica. Eu nunca mais tinha visto tangerina para vender. Alguns tempos atrás tinha um pé delas em casa, mas com as mudanças o deixamos para trás! A única solução era sair para comprar. Minha mãe as encontrou num varejão bem antigo no bairro que minha avó mora, eu tinha certeza que encontraria lá! E elas ainda estavam perfeitas para fazer o bolo (e comer também, a minha já está separada na fruteira!).



   Comecei a fazer a receita por volta das sete e vinte da noite e oito e meia em ponto um bolinho de tangerina quentinho já estava saindo do forno! Também, sendo receita de liquidificador, não poderia ter demorado muito tempo para fazer. A massa leva três tangerinas sem sementes, mas apenas uma com a casca, para não ficar amargando.


  Como untei a forma com bastante óleo vegetal e açúcar cristal, formou uma casquinha crocante e açucarada por fora da massa fofinha e bem molhadinha. Para deixar esta receita ainda mais saborosa, fiz uma calda de suco de tangerina com açúcar (por isso algumas partes do bolo estão mais escuras) e alguns gomos de tangerina caramelizados para servir e decorar.


Bolo de Tangerina:
receita retirada do Malaqueta News
-3 tangerinas (aquelas mexericas pequenas e com a casca bem grudada) sem casca e sementes (deixei uma delas com a casca)
-4 ovos
-2 xícaras (chá) de açúcar
-1 pitada de sal
-1 copo (americano) de óleo
-2 xícaras (chá) de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos com as tangerinas, o açúcar, o sal e o óleo até obter uma mistura homogênea. Despeje esta mistura numa tigela.



 Agregue a farinha de trigo e o fermento em pó com a ajuda de um fouet.


Unte uma forma com bastante óleo e polvilhe açúcar cristal para formar uma casquinha levemente caramelizada sobre o bolo.


Despeje a massa na assadeira untada.


Leve ao forno médio pré-aquecido (205°C) por cerca de 35 minutos ou até que o bolo esteja crescido e levemente dourado. A massa ainda estará meio úmida, pois o bolo fica bem molhadinho mesmo.


Calda:
-suco de 2 tangerinas (cerca de meia xícara)
-1/4 de xícara (chá) de açúcar

 Misture bem os dois ingredientes.

Gomos de Tangerina Caramelizados:
-1 tangerina sem casca com os gomos separados (tome cuidado para eles não furarem, porque se o suco cair no caramelo, ele ficará melado)
-meia xícara (chá) de açúcar
-meia xícara (chá) de água
-1 colher (sopa) de vinagre branco

Misture o açúcar com a água e o vinagre até dissolver. Leve ao fogo e deixe ferver até que forme uma calda com cor de caramelo claro. Apague o fogo e vá passando um gomo de cada vez na calda ainda quente. Disponha os gomos sobre uma superfície untada ou forrada de plástico filme/papel manteiga e deixe que sequem (formem uma casquinha crocante).

Desenforme o bolo assim que retirá-lo do forno para não grudar na assadeira e fure-o com um palito de dente. 


Espalhe a calda de suco de tangerina.


Decore com os gomos caramelizados.


Sirva as fatias acompanhadas de chá ou café!



2 comentários:

  1. Ana! Que delícia!
    Mas me conta, o bolo não fica amargo por colocarmos uma das tangerinas com casca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane!
      Então, no blog que eu peguei esta receita iam mais cascas de tangerina e realmente achei que ficaria amargo. Por isso, decidi colocar apenas uma e acabou ficando bom, até achei que deu mais sabor à receita.
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, me pergunte!
      Ana

      Excluir