sexta-feira, 21 de junho de 2013

Broa Caxambu

   Pode ser que nem todo mundo curta este tipo de broa (mais sequinha e durinha), mas não custa fazer esta receita incrementada com goiabada, principalmente durante este clima de Festa Junina. Acompanhem a receita da Broa Caxambu!


   Não sei se já falei alguma vez aqui no blog, mas de vez em quando tenho mania de me viciar em certas comidas e assim acabo tentando reproduzir as receitas em casa. Já teve a época dos doces japoneses, dos doces árabes, das barrinhas e biscoitos de cereais, das frutas secas... e é claro que existiu a época das broas!


   Comi uma Broa uma vez e gostei muito dela por ser mais sequinha, com um ótimo sabor de erva-doce e perfeita para acompanhar bebidinhas quentes no café da manhã. O problema é que não sabia seu nome. Procurei receitas em vários livros, sites, cadernos de receita da família e testei muitas das encontradas: de massa cozida, de massa batida na batedeira, de leite condensado, modelada na xícara, boleada na mão, mas nunca conseguia o resultado esperado.


   Até que desisti! Preferia comprar a broa na padaria quando tivesse vontade de comer. Eu, nesta época, assistia demais aquele programa do Daniel Bork (que ainda se chamava Receita Minuto) e checava as receitas da semana todo final de semana. E adivinha o que encontrei uma vez? Sim, a receita da Broa Caxambu!


   Fiquei tão feliz que fui logo testar. As Broinhas ficaram exatamente como eu queria e a vantagem é que com a receita básica você pode criar outros sabores, como coco, amendoim, erva-doce, goiabada, canela, chocolate, doce de leite, ou seja, incrementar suas Broas para que fiquem melhores do que as das padarias!

Broa Caxambú:
-1 xícara e 3/4 (chá) de farinha de trigo
-1 xícara e 3/4 (chá) de fubá
-1 xícara 1/4 de açúcar
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 ovo
-1 clara
-120 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-1 colher (sobremesa) de erva-doce
-150 g de cubos de goiabada
-1 gema para pincelar

Modo de preparo:
Peneira a farinha de trigo com o fubá e junte o açúcar, o fermento em pó, o ovo, a clara, a manteiga e erva-doce.

Amasse tudo com as pontas dos dedos até formar uma massa macia e que não grude nas mãos. Se necessário, pingue algumas gotas de leite para que a massa fique mais macia.


Eu preferi colocar a erva-doce em apenas uma parte da massa.



Modele rolos e corte fatias.


Boleie cada uma das fatias e faça uma cavidade para acomodar o recheio.


Coloque um cubinho de goiabada dentro de cada cavidade.


Arrume as Broas em assadeiras untadas e enfarinhadas. Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido (230°C) por cerca de 30 minutos ou até que estejam crescidas e douradas.


Espere que esfriem ou sirva-as ainda mornas!


Para que durem mais tempo, basta colocar as Broinhas num vidro ou lata.


Acompanhadas por um cafezinho, ficam ainda melhores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário