quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bolo Floresta Branca

    Um dos bolos mais clássicos e famosos é o Floresta Negra. Além de muito saboroso, seu preparo é muito simples, mas, para mudar um pouco, decidi fazer sua versão branca... e revisada!


   Os bolos Floresta são recheados de chantili com cerejas ao marrasquino e cobertos por chantili e raspas de chocolate, a única diferença é que um leva massa de chocolate e raspas de chocolate meio amargo (Floresta Negra) e o outro massa branca e raspas de chocolate branco (Floresta Branca).


   Como não é todo mundo que gosta de chantili, preferi fazer uma modificação utilizando uma mousse de chocolate branco como recheio (ainda acompanhada das cerejas ao marrasquino picadas, é claro) e manter o chantili com as raspas de chocolate branco na cobertura.


   Achei que esta versão de Floresta Branca ficou bem mais leve e até mais saborosa, pois o chocolate branco misturado ao típico chantili do recheio faz uma mousse bem aerada e não muito doce, ou seja, perfeita para rechear doces e até mesmo para cobrir, como eu, que a usei para fazer alguns arabescos.


   Para a massa ficar ainda mais saborosa e bem úmida, use a calda das cerejas.

Bolo Floresta Branca:
Pão-de-ló:
-4 ovos
-2 xícaras (chá) de açúcar (250 g)
-2 xícaras (chá) de farinha de trigo (300 g)
-1 xícara (chá) de leite
-1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal e outra de fermento em pó. Reserve. Na batedeira, coloque o açúcar com as gemas e bata até formar um creme esbranquiçado e fofo.


Diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando, alternadamente, a farinha de trigo e o leite. Bata por alguns minutos e desligue a batedeira.


Agregue, por fim, o fermento em pó e logo em seguida as claras em neve, delicadamente.


Despeje a massa numa assadeira redonda de 22 cm de diâmetro e leve-a ao forno médio (205°C), por cerca de 45 minutos ou até que o bolo esteja dourado e assado.



Mousse de Chocolate Branco:
-250 g de chocolate branco
-100 g de creme de leite (meia caixinha)
-250 ml de chantili batido em ponto firme

Modo de preparo:


Derreta o chocolate branco.


Acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe descansar por alguns minutos para pegar consistência.


Por fim, agregue delicadamente o chantili batido.


Leve à geladeira por cerca de 1 hora para pegar uma consistência bem firme.



Calda:
-1 xícara (chá) de calda das cerejas
-1/4 xícara (chá) de água
-1/4 de rum (opcional, se preferir não colocar, acrescente mais 1/4 de xícara de água)

Modo de preparo:
Misture os três ingredientes e reserve para a montagem.


Montagem:
-300 g de cerejas ao marasquino escorridas e picadas
-250 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantili


Com uma faquinha de serra, retire toda a "casca" do bolo. Em seguida, corte-o em três discos iguais. Arrume um dos discos sobre uma bandeja redonda e disponha um aro de mesmo tamanho.



Molhe a massa com um terço da calda.


Espalhe metade da mousse de chocolate branco sobre o bolo umedecido.


Coloque metade das cerejas picadas.


Cubra com a outra camada de bolo. Repita o mesmo processo: umedecendo com mais um terço da calda, espalhando a outra metade do recheio e das cerejas picadas. Finalize com o último disco de bolo, molhado com o restante da calda, e leve à geladeira por no mínimo duas horas para firmar. 


Retire o aro e cubra toda a superfície do bolo com o chantili.


Decore a gosto!


Usei raspas de chocolate branco, cerejas e arabescos com a mousse do recheio.


   Sirva bem gelado!



4 comentários:

  1. Ola Ana! Que prazer foi encontrar seu blog, super explicativo, cheio de detalhes, olha estou encantada com tanto capricho!!! Me conta, como fazer as raspas de chocolate? As minhas não ficam "enroladinhas" como as suas :( estou trabalhando com bolos e gostaria dessa dica! Obrigada por compartilhar conosco, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo carinho e pela visita! Fico muito feliz que tenha gostado do meu trabalho aqui no blog!
      Costumo fazer as raspas de chocolate com um cortador de queijo, como mostro neste post do Bolo Floresta Negra tradicional:
      http://ateliergourmetdaana.blogspot.com.br/2012/03/bolo-floresta-negra-revisado.html
      Peço que você dê uma olhadinha nas fotos para ficar mais fácil de entender. Eu costumo também derreter o chocolate que vou usar e colocá-lo num pratinho para endurecer, mas sem temperá-lo. Para que as raspas fiquem bem "enroladinhas", tiro o chocolate uns 10 minutos antes para que ele fique mais macio.
      Espero ter ajudado! Caso tenha dúvidas, me pergunte por favor!
      Beijos,
      Ana

      Excluir