quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Filet Parmigiana

   Nada como as tão merecidas férias de verão e para aproveitá-las da melhor forma, estou assistindo as temporadas de Masterchef US no canal Glitz todo dia a partir das 14 horas. A primeira temporada já terminou e decidi me inspirar numa receita de lá para testar aqui no Atelier Gourmet da Ana!


   No último episódio da primeira temporada, os três renomados chefs/juízes (Gordon Ramsay, Graham Elliot e Joe Bastianich) deveriam escolher um prato para os quatro finalistas prepararem. O fato é, Joe Bastianich escolheu o tradicional Filet Parmigiana (Chicken Parmigiana) e fiquei com muita vontade de fazer em casa.


   Esquecendo toda a parte do Masterchef e focando na receita, o Filet Pamigiana é basicamente um filé de frango com uma espessura de cerca de 1 centímetro, passado no ovo batido e empanado em breadcrumbs, que é a farinha de rosca em flocos maiores. Como é meio difícil de encontrar os breadcrumbs, usei uma farinha de milho em flocos para que depois de frito, o frango ficasse bem crocante e dourado.


    O ponto forte do Filet Parmigiana está na sua "cobertura", ou seja, um molho de tomates caseiro ou com tomates de lata de boa qualidade e uma bela salpicada de parmesão antes de gratinar. Resultado: absolutamente perfeito e  bem melhor do que a receita que costumávamos fazer.


   Acho que com carne de boi esta receita também fique muito boa. Então, por que não faz da sua cozinha o Masterchef e prepara o Filet Parmigiana?

Filet Parmigiana:
-6 filés de frango com cerca de 1 cm de espessura
-sal, pimenta-do-reino, orégano e limão ou vinho branco para temperar
-1 ovo
-200 g de farinha de pão em flocos grossos (breadcrumbs) ou flocos de milho crocantes

Modo de preparo:
Tempere os filés de frango a gosto e deixe marinando por alguns minutos.


Quebre o ovo num prato fundo e disponha a farinha de pão ou os flocos de milho num prato raso.



Passe cada filé primeiramente no ovo batido...


... e em seguida na farinha.



Aqueça um pouco de óleo numa panela (não deve ser muito, pois, ao contrário das receitas que fazemos, o frango não deve ser frito por imersão, mas sim, como se estivesse sendo grelhado em óleo bem quente) e disponha os filés quando estiver bem quente.


Frite cada lado por cerca de 4 minutos ou até que esteja dourado. Vire o filé e deixe dourar do outro lado.


Retire os frangos e disponha-os num prato forrado com papel toalha para escolher o óleo.


Molho:
-200 g de molho pronto italiano (é um pouco mais caro, mas o sabor é completamente diferente e bem melhor) ou 1 lata de tomates pelados ou 300 g de tomates bem maduros sem pele e sementes picados
-1 cebola pequena bem picada
-1 dente de alho
-azeite
-manjericão, orégano e sal a gosto
-1 pitada de açúcar para equilibrar a acidez dos tomates

Modo de preparo:
Aqueça um pouco de azeite numa panela e doure a cebola e o alho picados. Acrescente os tomates na versão escolhida, tempere a gosto e deixe apurar por alguns minutos.


Montagem:
-200 g de parmesão ralado

Disponha os filés escorridos num refratário.


Cubra-os com uma porção de molho de tomates.


Salpique bastante parmesão ralado.


Leve para gratinar no forno.


Sirva logo em seguida.



Sugestão: sirva acompanhado de arroz com legumes.




E agora, basta chamar os juízes para experimentar! Será que desta vez você passa no "Elimination Challenge"? Com certeza! hehehe




Para quem ficou curioso, aqui está o vídeo da final do Masterchef US (1 ª temporada), onde os participantes preparam o Filet Parmigiana a partir do minuto 30:35. 


Um comentário: