quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Cuca Alemã de Farofa ou Erdbeere Struselkuchen

   Depois de ver uma receita de Bolo Farofa numa revista, decidi me basear nas receitas tradicionais alemãs encontradas num livrinho que comprei nas férias passadas e criar uma Cuca Alemã de Farofa com Creme de Baunilha e Morangos, bem diferente das tradicionais receitas de cuca que encontramos aqui no Brasil.



   O Streuselkuchen é um tipo de bolo que os alemães chamam de Blechkuchen, ou seja, um bolo feito na assadeira e que pode ser cortado em quadrados depois de assado (Blech= assadeira e Kuchen= bolo). O Streuselkuchen seria mais uma das inúmeras variações de Blechkuchen existentes e sua principal característica é a famosa farofinha crocante de farinha, manteiga, açúcar e fermento, que pode vir acompanhada de cremes, frutas ou pode ser feita com fermento em pó ou biológico.



   Como as quantidades de ambas as receitas (a do Bolo Farofa brasileiro e a do Streuselkuchen alemão) eram basicamente as mesmas, decidi usar a massa do livro alemão e o creme da revista brasileira e criar a minha própria receita com  morango e incrementar a farofa da cobertura com bolachas de leite (ideia retirada desta outra receita de cuca) e castanhas moídas.


   
   Gostei bastante do resultado final da receita e acredito que esta seja uma boa opção para as sobremesas de fim de ano, já que você pode usar diferentes tipos de frutas secas e castanhas e ainda servir o doce pronto acompanhado de sorvete para refrescar nesse calorão que anda fazendo!
   


   Infelizmente acabei me esquecendo de transformar as medidas em gramas para xícaras, o que facilita bastante a vida de quem não tem uma balança em casa, por isso, peço desculpas e espero que mesmo sem a balança, sua receita fique deliciosa!

Cuca Alemã de Morango e Creme de Baunilha:
Creme de Baunilha:
-1 lata de leite condensado
-1 colher (sopa) de amido de milho
-1 lata (medida) de leite
-1 colher (sopa) de manteiga
-1 gema
-1 colher (sopa) de extrato de baunilha ou 1 fava de baunilha 
-1 gema
-1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Despeje o leite condensado numa panela e acrescente o amido de milho e a gema dissolvidos no leite e a fava de baunilha, no caso de a utilizar.


Minhas favas de baunilha vieram de longe, de Lourdes, na França. Depois de uma longa história, finalmente as consegui!! Foram ao todo um pacote de 35 favas por apenas 20 euros!!! Agora vou ter baunilha até me formar como chef 'hehehehe! 


Para aproveitar bem a fava, você deve cortá-la com uma faca, ao meio, no sentido do comprimento e raspar suas sementinhas com a ponta de uma faquinha. Essas minhas são bem "gordinhas" e por isso bem cheias desses grãozinhos tão cheirosos.


Leve a panela ao fogo, mexendo sempre, até que comece a ferver, engrosse e cozinhe a gema e o amido.


Retire a fava de baunilha ou, se for utilizar o extrato de baunilha, este deve ser acrescentado neste estágio. Para terminar, acrescente o creme de leite e deixe esfriar.




Massa/ Farofa:
-375 g de farinha de trigo
-190 g de açúcar
-150 g de manteiga
-1 gema
-casca de 1 laranja ou limão (opcional)
-1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo peneirada numa tigela e acrescente o açúcar, a manteiga em temperatura ambiente cortada em pedaços, a gema, a casca de laranja e o fermento em pó.


Com as pontas dos dedos, vá misturando todos os ingredientes até obter uma farofa com consistência de farofa molhada.


Em seguida, vá colocando colheradas de farofa no fundo de uma assadeira retangular média untada e enfarinhada e com a ajuda das costas de uma colher, vá compactando tudo muito bem para obter uma base bem fina. Separe cerca de meia xícara (chá) da farofa para usar na cobertura.


Leve ao forno médio por 20 minutos para pré-assar.


Montagem:
-1 caixa de morangos lavados, sem cabinho e picados
-meia xícara (chá) da farofa da base (já separada anteriormente)
-meia xícara (chá) de bolachas de leite quebradas grosseiramente
-meia xícara (chá) de castanhas a sua escolha moídas groseiramente
Observação: é interessante deixar alguns pedaços de bolacha e castanhas maiores e outros como farinha, para termos texturas diferentes na farofa

Coloque o creme de baunilha sobre a base de farofa pré-assada, alisando bem.


Disponha as fatias de morango sobre o creme de baunilha.



Para a cobertura, basta misturar a farofa da base com as bolachas de leite e as castanhas moídas.


Espalhe sobre os morangos e leve ao forno médio (205°C) por cerca de 25 a 30 minutos ou até que a superfície esteja levemente dourada. Tome cuidado para a base não assar demais.


Espere esfriar (pois assim o corte fica melhor) e sirva os pedaços de Cuca acompanhados de sorvete!


Que tal aproveitar esta época de fim de ano e fazer este Streuselkuchen com cerejas frescas, pêssegos, ameixas, outras frutas vermelhas e com as castanhas que mais gosta?



Nenhum comentário:

Postar um comentário