quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Bolo de Nozes e Creme de Baunilha

   Para comemorar os 2 anos de Aniversário do Atelier Gourmet da Ana e o aniversário de meu avô paterno (por coincidência os dois hoje, dia 6), decidi aperfeiçoar minha receita de Bolo Camafeu de Nozes!


   Como estamos perto das festas de fim de ano, achei interessante fazer um bolo mais natalino, com nozes, mas como o recheio de camafeu de nozes já é bem doce, o bolo ficaria muito enjoativo se tivesse suas duas camadas recheadas apenas com ele, por isso, fiz um creme de baunilha leve para quebrar o doce e dar uma refrescada.


   Na decoração, as nozes entraram para mostrar qual era o recheio do bolo e o coco, que por sinal também está presente no camafeu, veio na superfície, sobre o chantili, para dar uma ideia de "neve". Aproveitei minha aquisição natalina, uma forma de bombons no formato "gingerbread men", e dei uns toques finais na decoração.


   De uns meses para cá, após comer bolos com duas camadas de recheio, decidi que daqui para frente sempre farei bolos com dois recheios diferentes: um mais doce e outro mais refrescante e neutro para balancear. 


   Um dos ingredientes que nunca havia usado no camafeu foi o coco fresco e tenho que admitir que ele é capaz de dar um frescor e textura ainda melhores, quebrando mais um pouco de seu doce excessivo, proveniente do leite condensado cozido. Acabei fazendo um mega-bolo para 30 pessoas então, para um bolo menor, indico que divida as quantidades.


   Para terminar, agradeço pela visita de cada um aqui no blog durante esses dois anos. Sem vocês não estaria vendo o número de visualizações e popularidade do Atelier Gourmet da Ana crescer a cada dia!! Muito obrigada mesmo pelo carinho de cada um de vocês, meus leitores!

Bolo Camafeu de Nozes com Creme de Baunilha:Massa:
-6 ovos
-2 xícaras (chá, 250 ml) de açúcar
-3 xícaras (chá, 250 ml) de farinha de trigo
-1 xícara (chá, 250 ml) de leite
-1 xícara (chá) de nozes moídas grosseiramente
-1 colher e meia (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata as claras em neve firme e reserve. Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata muito bem até obter um creme leve, fofo e esbranquiçado.



Em seguida, acrescente a farinha de trigo peneirada e o leite.


Bata por mais alguns minutos e desligue a batedeira.


Em seguida, acrescente as nozes e o fermento em pó e misture bem.




Para terminar, agregue as claras em neve delicadamente.


Despeje a massa numa assadeira redonda (cerca de 32 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Asse em forno médio (205°C), pré-aquecido, por cerca de 50 minutos ou até que esteja assado e levemente dourado. Desenforme e espere esfriar.


Recheio- Camafeu de Nozes:
-2 latas de leite condensado cozidas na panela de pressão por 20 minutos
-2 gemas
-2 colheres (sopa) de manteiga
-1 coco fresco ralado (cerca de 250 g)
-150 g de nozes moídas grosseiramente

Modo de preparo:
Despeje o leite condensado cozido numa panela e acrescente os demais ingredientes, exceto as nozes moídas.




Misture tudo muito bem fora do fogo. Leve ao fogo bem baixo, mexendo sem parar, até que comece a ferver.

Neste estágio, acrescente as nozes moídas e deixe o doce cozinhar por três minutos, pois precisamos de um doce com ponto "de colher".




Retire do fogo e despeje o camafeu numa travessa. Cubra com filme plástico rente ao doce (para não criar película) e deixe esfriar.


Recheio- Crème Patissère (receita da Ladurée-Paris):
-1 fava de baunilha
-400 ml de leite
-2 gemas
-80 g de açúcar (coloque 20 g a mais para um creme com o paladar brasileiro)
-30 g de amido de milho
-25 g de manteiga
-200 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:
Com a ajuda de uma faca, faça um corte na fava de baunilha, no sentido do comprimento, formando duas partes e raspe o interior para tirar os grãozinhos.





Coloque o leite numa panela, junte os grãozinhos de baunilha e a fava cortada e leve tudo ao fogo até o início de fervura.




Retire do fogo, cubra com um pano ou tampa e deixe descansar por 15 minutos.
Numa tigela, coloque as gemas e o açúcar e bata bem com um fouet até que a mistura fique levemente esbranquiçada.





Incorpore o amido de milho.




Retire a fava de baunilha do leite, lave-a imediatamente e segue com uma toalha de papel. Assim, você pode reutilizá-la para outras receitas como extratos, açúcar de baunilha, etc. Leve o leite novamente ao fogo até o início de fervura. Despeje 1/3 do leite na mistura de gemas e bata com o fouet.





Acrescente a mistura anterior ao leite e mexa mais um pouco. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até que o creme engrosse e ferva por alguns segundos.






Retire o creme do fogo e coloque-o numa tigela limpa. Deixe esfriar por 10 minutos e junte então a manteiga, mexendo tudo muito bem. Cubra com filme plástico rente ao creme para que não crie película e deixe esfriar.




Bata o creme de leite fresco em ponto de chantili (sem açúcar) e agregue delicadamente ao creme de baunilha frio.



 Montagem
*Calda para molhar o bolo:
-450 ml de leite
-3 colheres (sopa) de açúcar
-20 g de coco ralado
-50 ml de Martini ou Rum

Modo de preparo:
Coloque o leite com o açúcar e o coco numa leiteira e leve ao fogo baixo até o início de fervura. Apague o fogo e deixe esfriar. Acrescente a bebida e utilize.

*Observação: se, por algum motivo, não pode ingerir bebidas alcoólicas, indico que esta seja acrescentada enquanto o leite ferve ou enquanto ainda estiver bem quente, pois assim o álcool evaporará restando apenas o sabor da bebida.

 -meio litro de creme de leite fresco
-nozes para decorar
-coco para polvilhar
-enfeites

Com a ajuda de uma faquinha de serra retire toda a "casca" do bolo já frio e desenformado.



Corte o bolo, desta vez com a ajuda de uma faca de serra grande, em três discos de mesma espessura.


 Molhe o primeiro disco de bolo com 1/3 da calda preparada anteriormente.


Espalhe o recheio de camafeu de nozes (pois este é mais pesado e, se colocado na camada de cima, o bolo pode acabar desmoronando).



Cubra com o segundo disco de massa. Molhe-o com mais 1/3 da calda. Espalhe o creme de baunilha uniformemente.



 Finalize com o último disco de massa umedecido de calda e cubra toda a superfície do bolo com o creme de leite fresco batido em ponto de chantili. Decore a gosto com as nozes, o coco e enfeitinhos!




Leve à geladeira e sirva bem gelado!


Que tal servir este Bolo na Ceia de Natal?


4 comentários:

  1. QUE DELÍCIA!!!

    FICOU MARAVILHOSO!!!

    BJS...UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho!
    Um ótimo final de semana para você também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Se não achar a fava de baunilha,pode ser substituído por extrato de baunilha ou algum recheio alternativo para essas tortinhas?
    O blog está de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode substituir pelo extrato ou essência de baunilha (dê preferência para o extrato). Já vi fava de baunilha para vender no Pão de Açúcar, em mercados municipais ou em empórios/mercearias.

      Espero que você consiga fazer a receita!

      Beijos,
      Ana

      Excluir