Acho que vocês já devem ter reparado que em quase todas as receitas de pratos salgados eu coloco indicações de tempero como "pasta de cebola, alho e sal". Eu sei que vende desses temperos em qualquer supermercado e de várias marcas, mas, cá entre nós, nada como cozinhar com um tempero caseiro, com alho, cebola e ervas que você conhece a procedência e, além disso, com um sabor bem melhor do que estes das prateleiras, né?
*Receita tradicional da minha avó.
Tempero de Alho, Cebola e Sal:
-1 kg de cebola
-1 kg de alho
-1 kg e meio de sal
-cheiro-verde, folhas de louro, orégano à gosto
Modo de preparo:
Separe todos os dentes de alho da cabeça e disponha-os numa bacia com água. Deixe de molho de um dia para outro ou por cerca de algumas horas para a casquinha soltar com mais facilidade.
Com uma faquinha de legumes afiada, retire a fina casquinha dos dentes de alho que já terá se soltado por completo.
Descasque as cebolas e corte-as em pedaços grandes.
No processador de alimentos, coloque parte das cebolas, um pouco do alho descascado, algumas folhinhas de louro, um punhado de cheiro-verde e uma pitada de orégano.
Bata tudo muito bem até obter uma pasta lisa.
Repita o processo até terminar todos os ingredientes e vá despejando a mistura processada numa tigela grande. Por fim, vá acrescentando o sal e mexa tudo muito bem.
O tempero deve ganhar mais consistência depois do sal ter sido completamente incorporado.
Divida em potes de vidro que possam ser hermeticamente fechados e leve à geladeira.
Observações:
-o tempero dura uns seis meses (acho que até mais) se guardado na geladeira;
-você pode usar esta mistura para temperar carnes, frango, peixes ou para fazer o arroz, o feijão ou qualquer tipo de refogado (verduras, molhos, etc);
-misturar uma colherzinha de chá na manteiga forma uma deliciosa" manteiga de alho" para passar no pãozinho, fazer torradas ou usar no churrasco;
Bacana o blog...acabei de fazer esta pasta...hummmm. delicia...Alicio Sto. André SP...
ResponderExcluir