domingo, 14 de outubro de 2012

Brigadeiro Gourmet

   Festa de Aniversário sem Brigadeiro não dá, né? Então, decidi fazer uma receitinha do tradicional docinho para acompanhar os Cupcakes e os Mini Pudins Acetinados.


    Acabei, com o tempo e depois de fazer a receita muitas vezes, criando uma receita de Brigadeiro que para mim dá super certo. A receita foi baseada no "Livro do Brigadeiro" de Juliana Motter, ou seja, uso um bom leite condensado, manteiga extra sem sal, cacau em pó 50%, panela de ferro de fundo grosso e a nossa queridíssima "Colher de Pau", que todos fazer bullying dizendo que não pode usar, mas quem liga? Em casa não temos a Vigilância Sanitária para ver (é claro que devemos ter higiene) e o resultado fica bem melhor.


   Desta vez, marquei exatamente quanto tempo fiquei cozinhando o doce em fogo bem baixo, e foram exatamente 8 minutos para se obter o ponto exato de enrolar. Utilizando o cacau em pó 50 % (e não achocolatado sabor chocolate) a massa não fica tão doce e a coloração fica bem intensa. Já a manteiga, além do brilho, deixa com uma textura bem macia.


   Os confeitos granulados de chocolate deixaram os Brigadeiros com uma aparência ainda mais Gourmet!!

   Tenho outro post aqui no blog com duas receitas de Brigadeiro, o de enrolar e o de colher, mas, se acessarem (link abaixo), podem perceber que acabei fazendo algumas alterações da massa e também podem conferir outra "cobertura" para passar seus Brigadeiros.

Brigadeiro Gourmet:
-1 lata de leite condensado
-1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal 
-4 colheres (sopa) de cacau em pó 50%
-200 g de confeitos granulados de chocolate

Modo de preparo:
Coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó numa panela de ferro bem grossa.


 Misture tudo muito bem até homogenizar.


Leve ao fogo bem baixo, sem parar de mexer, e deixe cozinhar durante oito minutos depois de começar a ferver para obter o ponto de enrolar.


Despeje a massa num prato untado com manteiga e deixe esfriar por completo em temperatura ambiente.


Com uma colher de chá, pegue pequenas porções da massa fria e modele os brigadeiros com a mão untada com manteiga.


Passe os brigadeiros nos confeitos.


Arrume em forminhas.


 E sirva !!


Observações:
-Para festas, indico que o doce seja feito no dia, pois Brigadeiro, quanto mais fresquinho, melhor. Senão, ele cristaliza e vira aquele docinho duro (que se você jogar na cabeça de um mata) e super doce;
-Indico também uma quantia de, no mínimo, 3 brigadeiros deste tamanho aí da foto (forminha número 5) por pessoa;
-A receita rende cerca de 30 docinhos, mas isto vai depender da sua paciência no dia, pode render mais ou até muito menos;




Um comentário: