quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Torta Holandesa

   Vai uma Torta Holandesa aí? Apesar de ser uma das tortas mais famosas, nem sempre é tão saborosa quanto parece. O excesso de manteiga no creme pode não ser uma boa opção. Então, que tal uma receita que não leva um grama sequer de manteiga no creme? Confira a receita abaixo!


   Já fazia um tempinho que estava interessada em testar este clássico brasileiro e... Pera aí!! Brasileiro? Mas não era Holandês? Para a surpresa de todos (para mim também foi) a Torta Holandesa surgiu aqui mesmo, mais precisamente em Campinas, no ano de 1991, pela proprietária da empresa Holandesa & Cia, Silvia Leite.



   Não sei por quê, mas nunca fui muito fã desta sobremesa. Apesar de achar gostosa, sempre encontrava um lado meio sem graça e enjoativo e por isso, quando me sugeriram para fazer a tal receita, nem me interessei muito. Só que, ao olhar a receita sugerida, minha opinião logo mudou e decidi fazer a Torta Holandesa para a sobremesa do domingo passado.

    O creme, diferente dos outros, é composto por leite condensado, leite e creme de leite fresco batido em ponto de chantili. Um pouquinho de gelatina incolor entra para dar aquela consistência mais durinha de toda tradicional Torta Holandesa. Não podemos esquecer também da cobertura cremosa de chocolate, pois é ela que, unida ao creme, vai deixar a Torta muito mais saborosa!


   Já a massa, apenas bolachas de leite moídas e manteiga. Depois de misturados e compactados numa assadeira, 20 minutinhos de forno já é suficiente para formar uma base bem crocante para realçar com a cremosidade dos cremes!



Torta Holandesa:
Massa:
-250 g de bolachas de leite 
-100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Modo de preparo:
Triture as bolachas de leite no liquidificador ou processador até obter umas farofa fina. Despeje a bolacha numa tigela e acrescente a manteiga.

                                      

Com as pontas dos dedos, vá desfazendo a manteiga e misturando tudo muito bem até obter uma farofa úmida (com a aparência de areia molhada).

                                      

Despeje a farofa de bolachas de leite com manteiga numa forma redonda para tortas (pode ser um aro ou forma de fundo e aro removíveis), aperte bem com uma colher, alisando tudo e leve ao forno médio (205°C), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos ou até que esteja crocante.

                                      


Deixe esfriar para rechear.

Creme Claro:
-1 lata de leite condensado
-250 ml de leite
-1 colher (chá) de amido de milho
-2 gemas
-1 colher (chá) de extrato de baunilha
-2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
-2 colheres (sopa) de água
-200 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:
Despeje o leite condensado, as gemas e o amido dissolvidos no leite e leve tudo ao fogo, mexendo sem parar até começar a ferver. Diminua o fogo e continue misturando para cozinhar o amido e as gemas.



 Retire do fogo e acrescente a baunilha. Deixe amornar.


Enquanto isso, dissolva a gelatina no banho-Maria com a água. Misture-a ao creme claro.


Depois de esfriar, bata o creme de leite fresco em ponto de chantili e agregue ao creme claro delicadamente.



Ganache de Chocolate:
-150 g de chocolate meio amargo picado
-1 caixinha (200 g) de creme de leite

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no banho- Maria ou microondas.


Acrescente a caixinha de creme de leite e misture tudo muito bem (indico que faça a ganache só depois da torta ter firmado na geladeira).


Montagem:
-1 pacote de bolachas cobertas com chocolate

Arrume as bolachas ao redor do aro sobre a massa assada e já fria.


 Despeje o creme claro uniformemente sobre a massa.


Leve à geladeira de um dia para o outro ou deixe no congelador por 4 horas.


 Despeje a ganache de chocolate, espalhando sobre toda a superfície. Leve novamente à geladeira por mais cerca de 2 horas.


Desenforme com cuidado para as bolachas não soltarem e sirva logo em seguida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário