quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bolinhos de Mandioca com Carne Seca e Queijo de Coalho

   Depois da receita de Baião de Dois, postada ontem, chegou a hora de postar a receita dos Bolinhos de Mandioca com Carne Seca!



    Criamos esta receita nos baseando numa receita de bolinhos de mandioca recheados com carne moída da minha avó e os servimos como acompanhamento do Baião de Dois, mas eles também podem servir de aperitivo, salgadinho para festas e ainda levar recheios diferentes como carne moída, presunto e queijo, queijo, frango ou apenas a massa enrolada.


   Por sorte, a mandioca que compramos para fazer a receita veio bem sequinha e por isso acabou deixando a massa bem consistente, não sendo preciso empanar os bolinhos antes de fritar. Como nem sempre temos esta sorte de conseguir uma mandioca boa, indico que antes de começar a arriscar a vida dos bolinhos você frite uma pequena bolinha de massa (até para ver se o óleo já está quente). Se a bolinha desmanchar, empane os Bolinhos de Mandioca, mas, se a bolinha permanecer intacta, continue fritando-os.



   Na receita original, minha avó moía a mandioca naqueles moedores de carne manuais bem antigos, porém, por falta de tempo e paciência (e também pela falta do equipamento) acabamos utilizando o processador de alimentos mesmo. Onde quer que você moa sua mandioca, o verdadeiro segredo é ter uma massa bem lisa, sem pedacinhos de mandioca e assim, o sucesso será garantido!!

Bolinhos de Mandioca com Carne Seca e Queijo de Coalho:
Massa:
-1 kg de mandioca 
-1 ovo
-cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca até que esteja bem macia.



Passe-a pelo moedor de carnes ou processador sem deixar pelotinhas.


Acrescente o ovo e o cheiro-verde e misture bem.



Recheio:
-300 g de carne-seca sem sal cozida, limpa e desfiada
-1 cebola roxa picada
-azeite
-sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e outros temperos a gosto
-200 g de queijo de coalho ralado


Modo de preparo:
Aqueça o azeite numa panela e doure a cebola.



 Acrescente a carne-seca desfiada e deixe refogar um pouco. Tempere a gosto e apague o fogo. Deixe esfriar.



 Rale o queijo de coalho no ralo grosso e misture ao refogado de carne-seca.


Montagem dos Bolinhos:
Peque uma porção de massa e modele um croquete. Com a ajuda do polegar, faça um furo numa das extremidades do croquete.


Recheie com a carne-seca misturada com o queijo de coalho.


Feche os bolinhos, modelando-os novamente em formato de croquete.


Aqueça óleo numa panela e vá fritando os bolinhos.



 Escorra em papel absorvente e sirva logo em seguida.




4 comentários:

  1. Ana, como faço para ter seu blog inteiro salvo no meu computador? Digo, suas receitas. Porque eu trabalho como cozinheiro de navio de carga e estou muito feliz por ter encontrado essa dádiva que é o seu blog. Acontece que quando estou em alto mar não tenho acesso a internet no navio, aí, como eu vou preparar suas receitas para deleite da tripulação? por isso estou angustiado. Se você puder me disponibilizar por carta, e-mail, sinal de fumaça enfim... Eu seria grato para o resto da vida.

    ResponderExcluir
  2. hauhauhuah, fico muito feliz por gostar das receitas, mas infelizmente ainda não encontrei uma forma rápida de disponibilizá-las para você. Estou tentando criar um livro de receitas virtual (via Word mesmo), mas requer bastante tempo. Por isso, como a partir da semana que vem já entro de férias, acredito que consiga disponibilizá-lo mais rápido. De qualquer forma, saiba que estou tentando ao máximo conseguir as receitas para você! Obrigada pelas visitas!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir