Como sabem, moro em Bragança Paulista, uma pequena cidade do interior de São Paulo (cerca de 80 quilômetros da capital). As pessoas que já ouviram falar da cidade foi com certeza por causa da fama da "Linguiça de Bragança".
Cerca de 3 semanas atrás aconteceu a 2ª Festa da Linguiça de Bragança aqui na cidade e, como no ano passado, houve concursos de melhor prato com a iguaria, feito tanto pelos produtores da linguiça típica quanto pelo público num geral.
A novidade da segunda edição do evento foi a presença de vários Chefs de cozinha prestigiados em Workshops onde a Linguiça era o ingrediente principal. Inspirando-nos nas receitas apresentadas nos Workshops, decidimos preparar a nossa própria receita, um Pão de Linguiça Bragantina.
A massa é bem simples e fácil, assim como o recheio, que leva a linguiça em cubos e queijos.
Mas o que tem de tão diferente nesta Linguiça para deixá-la tão famosa? A famosa receita bragantina começou no século passado, com a vinda dos imigrantes italianos que, fugindo da guerra, acabaram colonizando o município, uma região com grande número de criadores de suínos.
O modo de preparo, até hoje, leva o pernil suíno trabalho manualmente e a cidade- que ganhou fama de "Terra da Linguiça"- conta com doze fabricantes da iguaria.
Durante os dois dias de Festa da Linguiça, seis barracas de tradicionais produtores preparam suas receitas e as venderam para o público. No segundo dia de festa, quatro chefes de cozinha apresentaram seus pratos em Workshops com degustação.
Infelizmente só pude provar o prato de um dos chefes, o Chef Lino, que por sinal comanda as panelas da Cantina Bella Itália aqui em Bragança. A receita do chef era um Ratatouille de Linguiça muito saboroso, com vinho, alho e os legumes.
Para mais informações sobre a festa e a linguiça, acessem os links abaixo:
http://www.festadalinguica.com.br/- Site da Festa da Linguiça com mais informações do evento
http://www.saboresdebraganca.com/- Portal Gastronômico de Bragança
http://www.youtube.com/user/linofera9?feature=watch- Canal do Chef Lino no You Tube com vários vídeos dos Workshops dos Chefs
http://www.band.com.br/viva-bem/receitas/receita.asp?r=21327&letra=F- Matéria da Band sobre a festa
http://magodaspanelas.blogspot.com.br/2012/08/2-festa-da-linguica-de-braganca.html- Matéria do Chef Paulinho Pecora em seu blog sobre a festa
http://www.chefelino.com.br/festaling2012.html- Blog do Chef Lino no post sobre a festa
Apesar de envergonhada, acabei subindo lá no palco para tirar uma foto com os Chefs do Workshop. Muito simpáticos, fizeram até brincadeiras quando ficaram sabendo que queria fazer gastronomia também. Experiência muito legal!!
Chef Marcelo Magaldi, Eu, Chef Lino e Chef Paulinho Pecora |
E agora, estão a fim de ver a minha receita com a Linguiça Bragantina?
Pão de Linguiça Bragantina:
Massa:
-30 g de fermento biológico fresco
-1 xícara (chá) de leite
-meia xícara (chá) de óleo
-2 ovos
-1 colher (chá) de sal
-2 colheres (chá) de açúcar
-farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 4 xícaras de chá)
Modo de preparo:
Dissolva o fermento biológico em meia xícara (chá) de leite morno.
Acrescente farinha de trigo até dar ponto de mingau.
Deixe descansar por 15 minutos.
Acrescente o restante do leite, o óleo, os ovos, o sal, o açúcar e a farinha (aos poucos) ao fermento e amasse tudo muito bem até obter uma massa bem macia e que desgrude das mãos.
Sove bem esta massa numa superfície e disponha-a numa tigela polvilhada de farinha de trigo. Deixe crescer até dobrar de volume.
Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio:
-meio quilo de Linguiça Bragantina Tradicional
-1 cebola bem picadinha
-cheiro verde, pimenta-do-reino, orégano a gosto
Modo de preparo:
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque as linguiças.
Vá virando-as até que comessem a dourar. Acrescente então um pouquinho de água, tampe a panela e deixe cozinhar durante alguns minutos. Uma dica bem interessante que os Chefs deram foi de não ficar furando as linguiças com um grafo, porque senão todo seu líquido interno vaza e o resultado é uma linguiça seca e sem graça.
Depois de uns 10 minutos, destampe a panela, deixe a linguiça secar e dourar bem.
Retire as linguiças e retire sua pele picando-as em rodelas irregulares, umas maiores e outras menores. Aqueça mais um pouquinho de azeite numa frigideira (a que você cozinhou as linguiças) e doure a cebola.
Acrescente a linguiça picadinha, tempere a gosto e deixe refogar bem. Espere esfriar para utilizar no recheio.
Montagem:
Fiz dois tipos de pão, já que a receita inteira rende dois pães, porém, a dica é fazer a versão "Catarina", pois assim o recheio acaba ficando concentrado em apenas um local central e com a massa por cima. Já, se optar pela versão "Enrolado", o recheio vai acabar "sumindo" no meio da massa.
-200 g de queijo provolone
-200g de mussarela-1 gema para pincelar
-200 g de parmesão para polvilhar
-Para a versão enrolada:
Divida a massa em duas partes e abra uma delas em superfície enfarinhada formando um retângulo.
Disponha 100 g de provolone e 100 g de mussarela sobre a massa.
Arrume metade do recheio de linguiça sobre os queijos.
Enrole como rocambole e dobre bem as pontas para não vazar o recheio.
-Para a Catarina:
Abra a outra metade de massa formando um retângulo.
No centro do retângulo, disponha as fatias de provolone e mussarela.
Arrume a linguiça sobre os queijos.
Corte fatias de massa com cerca de um dedo de espessura.
Trance as fatias de massa fechando o pão.
Arrume os pães em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer por mais 30 minutos, pincele então com a gema e salpique o parmesão ralado.
Leve os pães ao forno médio (205°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que estejam levemente dourados e assados.
Está com um ótimo aspecto
ResponderExcluir