sábado, 1 de setembro de 2012

Marmorkuchen

    Decidi estrear os livros de receitas que comprei em Colônia nas férias passadas na sexta-feira passada, fazendo o tradicional Marmorkuchen, o bolo mesclado dos alemães. Esperei o dicionário de alemão chegar para poder começar a usar os livros, porque não tem como entender uma sequer palavra em alemão!! Ainda tive que perder uns minutinhos da minha tarde traduzindo tudo!


   Tive a chance de provar um verdadeiro Marmorkuchen alemão em Frankfurt e como este é o meu tipo de bolo preferido, simplesmente pirei quando vi que nos livrinhos que comprei tinha uma receita dele. Decidi então que esta seria a primeira receita a ser testada.


   Infelizmente fiquei meio decepcionada, não ficou tão parecido com o bolo que comi na Alemanha. Bem amanteigado, um tradicional Marmorkuchen é macio e delicioso, derrete na boca, mas a receita ficou meio seca. Eu bem que achei pouca a quantidade de leite, porém, lendo outras receitas na Internet e vendo vídeos, vi que a massa deveria ficar bem consistente.


   Só agora é que fiz uma pesquisa mais detalhada de mais receitas de Marmorkuchen, tanto em sites alemães quanto em ingleses e vi que para uma quantidade de mais ou menos 400 g de farinha, o ideal era adicionar pelo menos 100 ml de leite, ao invés de apenas 2 ou 3 colheres (sopa) de leite.


 Uma alteração foi que na realidade era uma receita de Marmorkuchen com peras em calda, mas decidi fazê-lo puro mesmo.


   *Nota: para o resultado final do bolo ficar mais interessante, indico que as duas colheres de leite ou bebida sejam substituídas por 100 ml de leite e que também sejam acrescentadas as duas ou três colheres de leite (daí você pode por a bebida) junto com o cacau. Além disso, se as fatias de bolo forem reaquecidas numa torradeira, frigideira ou forno mesmo, ficarão ainda melhores!



Marmorkuchen:
-250 g de manteiga
-220 g de açúcar
-4 ovos
-400 g de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
-2 colheres (sopa) de bebida (rum, licor ou aguardente) ou leite (para um resultado melhor, substitua por 100 ml de leite)
-50 g de cacau em pó
-2-3 colheres (sopa) de leite (ou alguma bebida alcoólica)


Modo de preparo:
Bata a manteiga com 200 gramas de açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo.



Vá acrescentando os ovos, um a um, e batendo tudo sempre, em velocidade alta para o creme não talhar.


Pare um pouco a batedeira, limpe as laterais e volte a bater o creme por mais alguns minutos.


Acrescente a farinha de trigo com o fermento, as duas colheres de bebida ou leite (ou os 100 ml) e o extrato de baunilha. Bata mais um pouco na batedeira.



Desligue a batedeira e despeje metade da massa numa forma untada e enfarinhada.



No restante da massa, incorpore o cacau em pó com o restante do açúcar (20g) e as duas ou três colheres (sopa) de leite (*ler nota acima).



Arrume a massa de chocolate sobre a massa de baunilha na forma.


Leve o bolo ao forno médio (205°C), pré-aquecido, por cerca de 50 minutos ou até que, ao espetar um palito em sua superfície, este saia limpo.


Aguarde alguns minutos para desenformar.


Depois de esfriar, salpique o Marmorkuchen com açúcar de confeiteiro.


Sirva no café da manhã ou da tarde...


... e acompanhado de uma xícara de café ou chá ou, melhor ainda, com uma xícara de chocolate quente!!


   Aproveitando a receita do bolo, estreei também outra forma de bolo adquirida na viagem, só que ela tem mais um formato de bolos do tipo Gugelhupf (outro bolo tradicional alemão, ou o Kouglof).



   Esta é a capa do livrinho de receitas que comprei em Colônia! Para mais informações, acesse os posts da viagem na Alemanha (Alemanha- FrankfurtSchoensttatCruzeiro pelo Rio RenoKölnComendo em Köln)

Obstkuchen são tortas num geral!

O Marmorkuchen da padaria Merzenich em Colônia

O Marmorkuchen que provei em Frankfurt

Nenhum comentário:

Postar um comentário