quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os doces do Montmartre

    Acho que todo mundo que visita Paris vai ao bairro do Montmartre para conhecer a Sacré Coeur. Como um desses turistas, na minha primeira visita à Paris, decidi dar uma volta pelo bairro até chegar na Sacré Coeur. E foi nessa volta que descobri lojas de doces árabes maravilhosos!

   Tudo começou na Gare du Nord. E se você tem alguma noção de Paris, provavelmente sabe que desta estação até a Sacré Coeur é uma pernada e tanto! São apenas 1,5 km de distância, mas se considerarmos a subida até a basílica e também a inclinação das ruas, o trajeto pode parecer beeem mais longo. 


   Andando, andando e andando, estava eu até sentir um delicioso cheiro na rua. Era perto da hora do almoço e por isso vários estabelecimentos estavam vendendo frangos assados, carnes, batatas e comidas árabes num geral, mas o cheiro não era de comida, era de doce! E que doces cheirosos, hein?! 


   Mas é claro!Eram doces árabes deliciosos e eles estavam por toda a parte, numa vitrine imensa, de todas as cores, sabores e formatos! Não pude deixar de experimentar ao menos um e então fui logo entrando na loja e pensando no que levaria. Escolhi os tradicionais: o doce de semolina, um Mamul de Tâmaras e um Baklava de Nozes. 


   Realmente havia doces saindo do forno naquele exato momento e várias assadeiras fresquinhas estavam espalhadas por todos os cantos da pequena loja. Me arrependi muito de não ter comprado mais, pois os doces num geral eram bem baratos e... deliciosos! Também não sei se aguentariam um dia inteiro perambulando em Paris, mas mesmo assim fiquei arrependida!


   A moça que nos atendeu foi super simpática e me deixou tirar fotos do interior da loja e dos maravilhosos doces. Eram tantas variedades que nem sabia que existiam e não vazia a menor ideia do que era ou qual era o nome.


As assadeiras recém tiradas do forno

   A loja ainda fazia lanches com pães sírios para o almoço e tinha uma filial a poucos metros dali especializada em pratos árabes de todos os tipos.



   Um dos que fiquei mais curiosa para experimentar foram esses coloridos da foto de baixo. Além do cor de rosa tinha verde, se não me engano. Só reparei neles quando sai da loja e já era tarde para voltar lá dentro de novo.


A vitrine que chamou minha atenção!
  Deixei para comer os docinhos quando voltasse para o hotel. Pensei que chegariam destruídos depois de irem à Sacré Coeur, pegarem o metro e darem uma voltinha pela Champs-Élyseés, mas ficaram intactos! Só o Mamul e o doce de semolina já foram suficientes para me fazer pensar em voltar na loja!


   Os doces estavam simplesmente perfeitos! Mesmo com aquela fama de extremamente doces que levam, estavam bem sutis, nada enjoativos e nem sem graça, até porque o sabor das águas de flores (de laranjeira e rosa) e das castanhas com os frutos secos estavam bem pronunciados.


   Se você está em Paris e ficou com água na boca de ver esses doces tão delicados, dê uma passadinha lá na Les Délices de Micha, Boulevard de la Chapelle, 45, metro Barbes (existem outras filiais espalhadas por Paris) e acabe logo de vez com a dieta!

A linda Catedral de Sacré Coeur!

Uma rua do bairro de Montmartre no caminho da Sacré Coeur!

Nenhum comentário:

Postar um comentário