quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Gaufres na Bélgica

     O post de chocolates acabou ficando grande demais e por isso decidi separar as Waffles. Como todos vocês já devem ter percebido aqui no blog, eu adoro Waffles e estar em seu país vendo todas aquelas lojas e variedades do doce me fizeram ir a loucura! Não foi só nesta lojinha que tinham todas estas variedades de coberturas, havia lojas de Waffles a cada dois passos e cada uma delas com um odor mais atrativo que o outro, com mais variedades que o outro e com preços de banana! 


   



   A medida que ia me aproximando da Grand Place, as lojinhas de Waffles começavam a surgir...


   Eram tantas, mas tantas lojas que até ficamos meio atordoados e confusos na hora de escolher o local em que íamos comer. Por fim, ficamos com uma loja na rua do Manneken Pis. Depois da indecisão para escolher a loja veio a indecisão para escolher o recheio dentro de tantas opções tão apetitosas.



   Decidimos os sabores e ficamos lá aguardando a moça montar as Gaufres. Digo montar, pois as massas já ficam assadas e só precisam ser reaquecidas e cobertas pela cobertura escolhida. Enquanto isso, fiquei observando uma outra moça assando as massinhas naquela hora.



   Primeiro a moça ligou a máquina. Depois, ela puxou uma espécie de gaveteiro com umas bolinhas brancas de massa fermentadas que descansavam em compartimentos parecidos com caixas de ovos. Estas bolinhas de massa foram colocadas na máquina e prensadas. Foi nesta hora que pensei "Umm, então este é o segredo da massa tão leve e crocante..." e fui logo dando o close na câmera para ver como a minha massa de Waffle deve ficar na próxima vez que for me aventurar a fazê-la.



   Um dos fortes no quesito "Coberturas das Gauffres" é o Nutella. Dá só uma olhada em quantos potes humildes de apenas 5 kg de Nutella haviam pendurados na parede. Poxa, o que custava dar pelo menos um pouquinho de cortesia para os 6 clientes brasileiros!? hehehe


   Tinham também vários sabores de sorvete estilo italiano, mas sou a favor daquela antiga frase de que "tudo tem seu tempo" e o tempo de tomar sorvete seria na Itália, porque naquela hora era tempo de comer Waffle.


      Minha avó e meu pai acabaram optando por morango com chantili.


      ...enquanto eu, minha tia e minha mãe optamos por chocolate com morangos...


      ...já minha irmã, uma amadora do Nutella, não o abandonou.




E olha eu aí com a minha Waffle poucos minutos antes de ser devorada!!
 

   Não tem o que reclamar, a massa estava intensamente crocante e deliciosa. Havia uma fina casquinha de açúcar cristal ao redor da massa, que foi coberta por deliciosos morangos bem suculentos e vermelhos e um tradicional chocolate belga meio amargo. Tudo se completava e fazia da Gaufre algo perfeito!



   Um dia ainda quero voltar na Bélgica só para comer as Gaufres, mas desta vez não será apenas um sabor!!

2 comentários:

  1. Olá Ana, adorei seu Blog! Sou um grande amante de Waffles. Queria saber de você como é que se faz um desses com recheio de nutela? Como é o procedimento ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rene!
    Sou uma grande amadora de Waffles também! Já postei algumas vezes a receita das waffles deste tipo aí de cima e por isso peço que acesse a seção "Waffles" aqui do lado direito, nos marcadores, e olhe os três últimos posts. Elas acabam ficando bem parecidas com as originais belgas e você pode colocar qualquer tipo de cobertura, como o Nutella.
    Espero ter ajudado!
    Qualquer dúvida, me pergunte, por favor!
    Obrigada pela visita,
    Ana

    ResponderExcluir