terça-feira, 31 de julho de 2012

Chocolate Belga

   Agora vamos falar das comidas e chocolates que comi em Bruxelas. No jantar da única noite que passamos lá, uma cesta de pães caseiros fresquinhos abriu o apetite e serviu de acompanhamento para a salada da entrada.


Manteiga Président: não tem igual!




    Uma Saladinha bem leve de folhas (alface roxa e crespa), cenoura, cebola, pepino e tomate, temperadas por um delicioso molho de mostarda iniciaram o serviço do jantar.


   O prato principal era Cubos de Carne de Porco ao Molho Curry, arroz e brócolis. Sabores bem exóticos e prato bem feito.


   Para finalizar, uma deliciosa sobremesa composta por uma massa estilo biscuit montada com um recheio à base de manteiga e frutos do bosque. Tudo congelado como um sorvete. Cremosidade e sabor unidos à calda de framboesa e ao creme inglês da guarnição. Um encerramento perfeito para uma refeição mais pesada!


   No outro dia, tomamos um café da manhã belga.


   Depois da Salada de Frutas em Calda, vieram um Croissant e um Pain au Chocolat acompanhados de Brie.


Como eles conseguem uma massa tão leve, folhada e deliciosa?
    Para finalizar, uma tradicional Gaufre  (Waffle) com Nutella e um tal de "Sirop de Liège", uma espécie de geleia ou pasta de frutas para comer com pães, torradas ou queijos. Pelo que eu vi ela é tradicional da Bélgica e leva na sua composição maçãs, peras, ameixas e damascos. Uma delícia! Tem o gosto da fruta mesmo e sem adição de açúcares, só o puro néctar (acesse o site para mais informações e produtos)!


    Estes mini Nutellas são uma verdadeira perdição! E com Croissant? Melhor ainda! Pena que só fui descobrir esta maravilha nos últimos dias de viagem, pelas dicas da minha irmã! 
     Tomei um Chocolate Quente neste dia também. Apesar de bem saboroso e com bastante chocolate, a bebida carecia de cremosidade, estava bem líquida.


   Seguimos depois do café a pé, em direção da Grand Place, da Catedral (foto no post anterior) e como chovia, cortamos caminho por uma galeria, a Galeria Saint-Hubert ( ou também conhecida como Galerie de la Reine, Galerie du Roi ou Galerie du Prince), um grande centro comercial. Lá você pode encontrar diversas lojas de chocolates, macarons, doces, cafés, rendas bilro, artesanatos, bijuterias, artigos de cutelaria, uma loja só de chapéu, outra só de guarda-chuva, ou seja, é um paraíso de compras gourmet e presentes (desde que você tenha dinheiro, pois os preços são bem salgados).

*http://www.galeries-saint-hubert.be/

O famoso teto de vidro, os arcos e a arquitetura caracterizam a galeria
   A primeira coisa que vi foram essas bolsinhas de chocolate, uma fofura! Pena que não lembro o nome da loja.

   Em seguida, paramos em frente a famosa Neuhaus Chocolat. A Neuhaus foi fundada na Galeria de la Reine como uma confeitaria farmacêutica em 1857, pelo farmacêutico suíço Jean Neuhaus. Em pouco tempo de vida, a loja que era especializada em remédios e xaropes cobertos com chocolate para facilitar os tratamentos, se transformou na confeitaria mais refinada da cidade. Em 1912, a loja lança os primeiros pralines (os bombons como conhecemos hoje) do mercado gastronômico, recheados com um praline de speculoos, um biscoitinho belga muito saboroso e muito fácil de encontrar em qualquer confeitaria ou supermercado, seja ele francês, belga, alemão ou holandês. Por sinal, comprei um pacote de Speculoos este ano e adorei. O biscoitinho é bem amanteigado e crocante e leva especiarias na massa.

A loja oficial

A vitrine encantadora com macarons e os Ballotins, as caixinhas exclusivas da Neuhaus para presentear ou apenas armazenar seus pralines

   A Neuhaus lançou a pouco sua coleção "Mini" com o lema: "MINI Neuhaus treats for MAXI pleasure" (MINI guloseimas Neuhaus para um prazer MÁXImo), uma coleção de mini chocolates de apenas 5 gramas para qualquer pessoa poder degustar os chocolates da marca a qualquer hora e em qualquer lugar. A vitrine estava toda decorada com esta novidade.





A linha conta com cinco sabores diferentes: damasco, caramelo, gergelim, amêndoas e confeitos crocantes (no chocolate branco) 

   O que mais me chamou a atenção na realidade nem foram os chocolates, mas sim os macarons. Coloridos, como sempre, os sabores eram bem limitados, porém a aparência estava muito bonita. 



   Agora vem a boa notícia, se você está como eu, babando pelas fotos (já que não deu tempo de voltar na galeria no tempo livre para comprar um chocolate ou macaron) a Neuhaus abriu uma loja aqui em São Paulo, no Shopping Iguatemi. Eu sei que os preços devem ser ainda maiores que lá na Bélgica, mas o que importa é a qualidade e procedência do produto, pois chocolate belga é outro papo!

 Para mais informações sobre a marca e outras lojas espalhadas pelo mundo, acessem os links abaixo:

*http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2008/08/neuhaus.html (fonte das informações citadas aqui)
*http://www.neuhaus-online-store.com/index_en.htm (site de compra online da Neuhaus)
*http://www.neuhaus.be/ (site oficial)


Estas são as ideias de presentes da loja,  como champanhes, velas e chás 
   
   A medida que ia atravessando a Galerie Saint-Hubert ia vendo lojas de chocolate mais bonitas e encantadoras do que as anteriores. Só ia tirando as fotos, já via a hora que algum atendente das lojas ia sair e me bater por isso!

A loja dos contos de fada! Sapos que mexem, chocolates em forma de animais, flores, ou seja, uma loja bem diferente!

Nesta loja, além dos chocolates e macarons, era possível também encontrar as pâtes de fruit , ou o que chamamos de balas de goma aqui no Brasil!

    Só agora pelas fotos é que percebi que esta tal loja Dolphin tinha as misturas para chocolate quente! Se tivesse visto tinha entrado de qualquer jeito para comprar!


   E quase bem perto da Grand Place encontro... os Smurfs! Uma *belezinha*, não é?

   E enfim, outra top no mercado de chocolates belgas: ela, a Godiva! Pelo menos essa eu tive que experimentar e realmente vale cada euro pago. A fábrica de chocolates começou em 1926, em Bruxelas mesmo, pela família de confeiteiros Draps que, querendo homenagear a lendária Lady Godiva, deu este nome à loja. A intenção da família era transformar a lenda da Lady Godiva em algo real, comestível e desejado, além de ter a elegância e requinte da nobre inglesa. Inicialmente, os chocolates eram vendidos na calçada da Grand Place, mas logo depois acabou se espalhando pelo país e pelo mundo.


Fachada da primeira loja Godiva, na Grand Place


Vitrine de Trufas

Que lindo este conjunto! Um ótimo presente para um amante da confeitaria!

Na hora que fui tirar a foto havia um chef fazendo estes espetinhos de frutas numa enorme fonte de chocolate!



   Comprei algumas barras de chocolate, como a 80% cacau e a de chocolate branco com baunilha (a 80% cacau é muuuito amarga, mas a de baunilha é sensacional! Dá até para ver as sementinhas da baunilha). Experimentei um bombom de ganache meio amargo. Casquinha bem consistente e brilhosa, recheada com uma ganache meio amargo intensamente cremosa. Se você compra uma quantidade boa de produtos na loja, eles fornecem umas amostras grátis de mini Godivas ao leite. Hummmm, muito bom!





   Agora vem a notícia triste, a Godiva fechou sua filial em São Paulo em 2002! Então, se ficaram com vontade, vão ter que esperar até que algum conhecido viaje ou até que você mesmo viaje, pois há várias lojas pelo mundo além de ser bem fácil de encontrar os produtos da marca nos free-shops.

*http://www.godiva.com/welcome.aspx (site oficial da marca)
*http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/godiva-um-vcio-para-poucos.html (fonte de pesquisa)








Nenhum comentário:

Postar um comentário