quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Gaufres de Liège

   E está aqui mais uma receita de Waffles! Desta vez fiz as originais Gaufres Belgas que comi em Bruxelas! 


   Existem vários tipos de Gaufres e Waffles espalhados por diversos países, mas foi na Bélgica que as primeiras receitas apareceram. Para sermos mais precisos, as Gaufres nasceram na região de Liège, na Bélgica, por volta do século XVIII. A lenda conta que o príncipe de Liège fez um pedido especial ao seu cozinheiro: ele queria uma massa com açúcar em pérolas integradas a ela. Foi então que o cozinheiro decidiu utilizar uma massa de brioche com o tal do açúcar em pérolas cozida numa chapa chamada de "gaufrier". A receita encantou o rei e a Gaufre de Liège surgiu!


    Existem inúmeras variedades de Gaufres: as grossas, as finas, as de massa folhada, as recheadas, as com frutas, as de Bruxelles, as de Liège, as americanas, as francesas, as holandesas, além delas poderem ser aromatizadas com canela, baunilha, açúcar em pérolas, açúcar de confeiteiro...

Servir só com Nutella já é mais do que suficiente!
   A principal diferença das Gaufres de Bruxelles e das Gaufres de Liège está no preparo da massa. Enquanto a Gaufre de Bruxelles é retangular e feita com farinha, fermento em pó, açúcar, manteiga, sal, gemas, leite e claras em neve (como as outras receitas já publicadas aqui), a Gaufre de Liège é uma massa de farinha, açúcar escuro, ovos, fermento biológico, canela, sal e o açúcar em pérolas (que por sinal é impossível de encontrar aqui no Brasil).


   As Gaufres também podem ser diferenciadas por seus formatos, recheios e coberturas ou até mesmo pelo número de buracos que tem na superfície. Agora me digam quem vai ficar contando os buracos para saber qual é o tipo de Gaufre? Pelo amor de Deus!


   A palavra Gaufre no antigo francês significa "favo de mel", por isso seu formato típico. Tradicionalmente, as Gaufres eram servidas apenas salpicadas de açúcar de confeiteiro, mas ultimamente as opções de cobertura tem variados bastante como Nutella, Crème de Marons, leite condensado, sorvete, chocolate, frutas, caldas, mel, açúcar, chantilly ou tudo que vier na cabeça!


   Não importa como queira servir, o que importa é que você tente ao menos fazer estas delícias em casa!

Gaufres de Liège:

Peguei esta receita no canal da 750 grammes no You Tube, um site francês de receitas (http://www.youtube.com/user/750Grammes). O vídeo está em francês, mas é bem fácil de entender (eu passarei a receita traduzida abaixo)!


Massa:
-20 g de fermento biológico fresco ou 7 g de fermento biológico seco
-200 ml de leite
-500 g de farinha de trigo
-75 g de açúcar demerara
-2 ovos
-1 pitada de sal
-meia colher (chá) de canela
-300 g de manteiga sem sal
-225 g de açúcar em pérolas (usei açúcar cristal e um pouco menos que isso)

Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite morno de preferência na tigela da batedeira.



Acrescente os demais ingredientes, exceto a manteiga e o açúcar em pérolas.


Bata a massa em velocidade média ou sove até obter uma bola elástica.


Ligue a batedeira bem devagar e vá acrescentando a manteiga em pedaços.


A massa ficará bem mole.


Arrume-a na tigela, cubra com um pano de louça seco e deixe crescer até dobrar de volume.



Depois de crescida, amasse a massa de novo para retirar todo o ar.


Acrescente o açúcar em pérolas ou cristal e mexa levemente para agregar.



Alguns grãozinhos de açúcar devem permanecer na parte externa da massa para dar uma carameladinha
 Divida a massa em porções, formando bolinhas e deixe-as crescerem por cerca de 15 minutos.


Aqueça a máquina de Waffles e disponha as bolinhas semi abertas.



Feche a tampa e deixe assar até que estejam bem douradas e cozidas no centro.

As minhas passaram do tempo, porque "elas não ficavam crocantes". Era óbvio que não ficariam se eu as deixasse aquecidas na grelha, né? Ô, falta de atenção!

Opções de Recheio:
Servi as Gaufres de Liège com Nutella e morangos para a sobremesa do almoço e para o jantar as servi salpicadas de açúcar de confeiteiro e acompanhadas de chocolate quente cremoso, ótima opção!

Hummmmm, Nutella!!





Experimente molhar a Gaufre no Chocolate Quente Cremoso (receita caseira aqui), hummmmm!


A nossa máquina de Waffles não é daquelas originais com furos grandes, mas deu para quebrar o galho!


13 comentários:

  1. Humm! Vou testar!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Por quanto eu poderia vender cada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ummm, deixa eu pensar.... depende do tamanho que vai fazer e das "coberturas" ou "recheios" que vai colocar, mas eu acho que tem que ser no mínimo uns 8 reais, se não é que até mais! Vai depender também do local em que você vai vender, entre outros fatores.

      Espero ter ajudado!
      Ana

      Excluir
    2. Faço waffles doce com coberturas diversas e tambem salgados com queijo. O salgado é maravilhoso para acompanhar um chocolate quente agora neste friozinho.
      Um abraço
      Lorení

      Excluir
    3. Nossa, concordo com você, Loreni! Não tem nada mais gostoso do que waffle acompanhada de chocolate quente nesses dias frios!
      As salgadas devem ser boas também, é uma ótima ideia!
      Um abraço,
      Ana

      Excluir
    4. Bom dia Ana, eu estou da Belgica, talvez voce sabe aode eu posso comprar o asucar perola no Brazil (tem que ser quasi o mesmo asucar como aqui na Belgica) Quando estava no Brazil nao vi,
      Pascale

      Excluir
    5. Olá, Pascale!
      Realmente aqui no Brasil é bem difícil de encontrar o açúcar pérola, eu também nunca vi por aqui. Só foi no início desse ano que consegui comprar, quando fui para Paris. E mesmo lá foi bem difícil de achar também. Comprei o meu na La Grande Épicerie de Paris.
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  3. Olá, boa tarde!
    Você sabe me dizer por quanto tempo a massa pode ser conservada pronta? Se pode ser na geladeira ou se posso congelar? Você sabe a receita do salgada?

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá,Samantha!

    Sim, você pode congelar e neste caso acho que é até melhor fazer isso do que manter a massa na geladeira, pois como ela leva fermento biológico, acaba crescendo demais. No congelador ela dura até 30 dias, pode ser tanto crua quanto as gaufres já prontas (bem embalado em saquinhos ou filme plástico).
    Em relação as salgadas, tinha uma receita já publicada aqui, mas fui procurar e não encontrei. Creio que acabei excluindo o post, mas em todo caso vou providenciar um novo para os próximos dias. Aguarde!
    Obrigada,
    Espero ter ajudado!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de comercializar wafllers e estou encontrando dificuldades aqui no Brasil em encontrar um curso ou profissional que me ensine técnicas de preparo,armazenamento e cardápios.
    Eles podem ser preparados com antecedência e mantidos em balcão quente?
    Como preparar uma grande quantidade de massa para serem preparados o dia todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, geralmente as lojas que comercializam este tipo de waffles na Europa costumam mantê-las já prontas, dentro de um balcão quente, e só na hora do consumo é que elas são realquecidas e acrescidas da cobertura.
      A massa pode ser feita em grande quantidade, porcionada e mantida na geladeira, para ser assada ao longo do dia.
      Espero ter ajudado, mais dúvidas é só me perguntar!
      Ana

      Excluir
  6. Amo os gaufres! Fiz uma outra receita de um chef de Liège e no lugar das pérolas de açúcar eu coloquei o açúcar em cubinhos quebrado em vários pedacinhos. Deu certo! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana Paula!

    Adorei a ideia!
    Obrigada,
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir