terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brioche au Chocolat



   Depois do Pão de Cebola com os Rolinhos de Presunto, nada mais aconchegante do que um Brioche de Chocolate com uma boa xícara de Chocolate Quente Cremoso caseiro!


   A receita veio do livro de receitas da famosa Ladurée, aliás, já postei a receita desta massa no post do Kouglof, na época do Natal no ano passado. Apesar de bem demorada e até um pouco trabalhosa, o resultado final do pão é incrível, se considerarmos que a textura fica bem parecida com as massas industrializadas cheias de conservantes e melhoradores e esta aqui não leva absolutamente nada disso.


   Para dar aquele toque mais especial, coloquei pedacinhos de chocolate amargo no interior da massa que, depois de derretidos, formaram um pão amanteigado delicioso.


   A casquinha ficou bem crocante e dourada e mesmo se não tivesse colocado o recheio, daria muito bem para comê-lo com geleia, Nutella, doce de leite, puro, mergulhado no chocolate quente cremoso ou até mesmo com mais manteiga!

 
   Finalizar com açúcar de confeiteiro e servi-lo acompanhado de uma bela xícara de Chocolate Quente Cremoso não tem preço!!

Brioche:
-280 g de farinha de trigo
-40 g de açúcar refinado
-5 g de sal
-10 g de fermento fresco para pão
-4 ovos inteiros
-180 g de manteiga
-180 g de chocolate meio amargo picado
-1 gema para pincelar


Observação: é indispensável o uso de uma balança para os ingredientes serem medidos, pois a alta pâtisserie/ boulangerie francesa requer as medidas corretas para se obter o resultado perfeito.

Modo de preparo:
Coloque a farinha num bowl. De um lado, coloque o açúcar e o sal e de outro, o fermento despedaçado. Atenção: o fermento não pode entrar em contato com o açúcar antes da massa começar a ser misturada pois este pode perder suas propriedades.


Numa tigela, bata os ovos.



Despeje 2/3 dos ovos batidos no bowl com a farinha e comece a mexer a massa com a ajuda de uma espátula. Incorpore pouco a pouco os ovos restantes. Comece a mexer a massa com a mão ou bata-a numa batedeira.





Incorpore agora a manteiga em pequenos pedaços, batendo bem na batedeira ou mexendo com a mão.



Despeje a massa numa tigela, cubra-a com um pano de prato seco e deixe-a dobrar de volume (cerca de 2 horas e meia).




Após o crescimento, dê um murro na massa para que esta tenha novamente seu volume inicial.



Coloque agora a massa tampada na geladeira por mais 2 horas e meia; ela vai retomar seu volume sob refrigeração.



Passado o tempo de descanso, dê outro murro na massa para que esta retorne deu volume inicial. A massa de Brioche está pronta para ser utilizada.



Coloque porções de massa em forminhas individuais ou divida-a numa forma de brioche untada e enfarinhada.


Arrume o chocolate meio amargo sobre a massa.


Coloque o restante da massa, decore com o restante do chocolate e deixe dobrar de volume (por mais 2 horas e meia) na temperatura ambiente.



Pincele com gema e leve o Brioche ao forno médio, pré-aquecido (205°C), por cerca de 40 minutos ou até que esteja assado, crescido e dourado.



Espere alguns minutinhos para desenformar.


 Salpique açúcar de confeiteiro e sirva enquanto ainda está morno e com o chocolate derretido!








Nenhum comentário:

Postar um comentário