domingo, 20 de maio de 2012

Bacalhoada

   Para o almoço do domingo um bacalhauzinho é sempre uma boa pedida, saboroso, saudável e fácil, sem contar nas milhares de combinações e receitas que existem com a tal iguaria portuguesa. Minha mãe pensava ter no congelador algumas postas de bacalhau grandes e inteiras já dessalgadas, mas a decepção veio quando descobrimos seu engano e tivemos que fazer uma receita meio improvisada de última hora.


   A nossa intenção era reproduzir uma receita de Bacalhau que comemos no ano retrasado, quando fomos para Portugal, na casa de um parente, um Bacalhau com pimentões e batatinhas muito saboroso.

 
   A receita, como já disse, levava bacalhau em postas altas e inteiras e era montado num refratário sob camadas de batatinhas e um refogado de pimentões com cebola e muito azeite. Se não me engano, o bacalhau era salpicado com farinha de rosca.


   O fato é, tivemos que fazer uma tradicional Bacalhoada mesmo, devido à falta de Bacalhau, pois só o tínhamos já dessalgado e desfiado no congelador. O resultado: muito bom, é claro, até porque, não tem como Bacalhau ficar ruim!!


Bacalhoada:
-600 g de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente
-1 cebola picada grosseiramente
-3 dentes de alho bem picados
-meia xícara (chá) de azeite
-4 tomates maduros sem pele e sementes picados
-meio pimentão verde cortado em tirinhas finas
-meio pimentão vermelho cortado em tirinhas
-meio pimentão amarelo cortado em tirinhas
-cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto para temperar
-meio quilo de batatas-bolinha
-azeite e sal a gosto para as batatas

Modo de preparo (batatas):
Lave as batatinhas e fure-as com palito de dente. Coloque-as numa panela com água e cozinhe-as até que estejam bem macias. Escorra.


Descasque as batatinhas enquanto ainda estão meio quentes e disponha-as no fundo de um refratário médio bem untado com azeite. Corte as batatinhas que forem muito grandes, salpique com sal e cubra com mais azeite.


Aqueça o azeite numa panela e doure a cebola com o alho. Junte logo em seguida o tomate sem pele e sem sementes picado e refogue por alguns minutos.


 Em seguida, acrescente os pimentões cortados em tiras e deixe refogando até murchar bem todos os vegetais. Tempere com sal, cheiro-verde, pimenta-do-reino e azeite a gosto.


Por último, junte o bacalhau desfiado ao refogado de pimentões e deixe refogar por mais algum tempo.


 Despeje o refogado sobre as batatinhas no refratário e leve-o ao forno alto bem quente por cerca de 25 minutos.


Decore o prato com as azeitonas pretas e sirva logo em seguida.



3 comentários:

  1. Ana,

    Eu estou encantado com suas receitas e sobretudo com sua didática na hora de explicar como se faz. Estou me formando um baita cozinheiro através do seu blog. Obrigado por tudo e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    Eu que devo lhe agradecer pelas visitas, não sabe o quanto é importante para mim ver que a cada dia o número de acessos ao blog aumenta! Fico muito contente de saber que um pouquinho de mim e da minha família agora estão presentes aí na sua cozinha!!
    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir