sábado, 31 de março de 2012

Vocês já ouviram falar em "Pé de Moça"??

   Pois é, nem eu tinha ouvido ainda, até minha amiga Mávila me viciar com este docinho!! Sim, o Pé de Moça nada mais é do que um doce à base de leite condensado, açúcar e amendoim, passado no açúcar cristal, é como um Pé de Moleque, mas é cremoso e não muito doce (este é o perigo, pois você começa a comer...aí você já conhece o fim!!!).



   Tudo começou quando minha amiga passou a comer Pés de Moça no intervalo, elogiando-os muito. Fiquei curiosa para saber do que se tratava, pois aqui em Bragança, em qualquer lugar que você vá, no caixa tem um pote de Pés de Moça te esperando. Num belo sábado, resolvi comprar um para ver no que dava. Comprei, sentei e degustei lentamente...resultado: adorei e viciei!!! Como minha mente é meio subversiva, já fui logo pensando em banhar os Pés de Moça em chocolate ao leite e foi daí que pensei "Nossa vai ficar parecendo um Snickers ou um Charge" (chocolates que adoro). Devido a tudo isso, tive a ideia de fazer meus próprios bombons tipo Charge ou Snickers, com Pé de Moça caseiro, paçoca e chocolate ao leite, nada muito gordo, né?? Então, fui logo atrás de uma receita de Pé de Moça a partir dos ingredientes listados na embalagem do doce e acabei testando a receita abaixo.



   Os resultados foram bem positivos e gratificantes, porém é claro, serão necessárias algumas alteraçõezinhas básicas na receita para obter o resultado o mais parecido possível com o Pé de Moça original. A massa deverá ficar ainda mais mole e cremosa (minha textura ficou meio "puxa") e deverei ser um pouco mais generosa no amendoim para quebrar ainda mais o açúcar do doce. 


   Quando combinado com paçoca e chocolate ao leite, o Pé de Moça fará o maior sucesso nesta Páscoa na sua versão "Bombom Pé de Moça". Aguardem, a receita vem por aí!


   Aí está um Pé de Moça original para vocês terem uma ideia de como é.





Pé de Moça:
-200 ml de açúcar
-90 ml de água
-50 g de manteiga sem sal
-100 g de creme de leite fresco
-30 g de glucose de milho
-300 g de leite condensado
-100 g de amendoim torrado sem pele (acho que 200 g é uma boa quantidade)
-150 g de açúcar cristal para passar os doces

Modo de preparo:
Leve ao fogo o açúcar e a água. Mexa até que o açúcar se dissolva totalmente (não mexa mais a partir desta etapa).



Deixe ferver até obter uma calda bem dourada (cor de caramelo).

Desligue o fogo e acrescente a manteiga, o creme de leite fresco e a glucose.

Leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até o caramelo dissolver completamente.

Junte o leite condensado e o amendoim e mexa bem até aparecer o fundo da panela (cerca de 20 minutos).




20 minutos depois...


Despeje numa assadeira untada com manteiga e forrada com papel manteiga (que também deverá ser untado com manteiga).

Deixe esfriar por completo e corte barrinhas do tamanho desejado.


Passe os doces no açúcar cristal e disponha-os numa bandeja.

Não vai durar por muito tempo....




8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu queria te perguntar se você conseguiu fazer com que o doce não ficasse puxa-puxa...Já faz um tempo que você fez esse post e disse nele que estava testando a receita pra não ficar puxa...Eu tentei duas receitas diferentes e ambas ficaram...Gostaria de testar a sua, porque eu não gosto quando fica puxa...Queria que ficasse parecido com os que compramos. Obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela!
      Então, essa primeira versão que eu fiz realmente ficou "puxa", até dá para perceber pelas fotos, né, mas só depois que o doce já estava pronto me dei conta de que havia me esquecido de acrescentar todo o leite condensado que mandava na receita original ¬¬'
      Já testei mais uma vez o Pé de Moça no recheio dos bombons tipo Snickers, deste link
      Com esta receita, pude observar que é o tempo de fogo que vai influenciar na textura final do doce, ele não pode ferver durante muito tempo. A textura desta segunda tentativa ficou bem mais cremosa que a anterior! Confira as fotos e qualquer coisa me pergunte novamente, por favor. Já tinha até me esquecido deste doce e até fiquei com vontade de tentar fazê-lo de novo!

      Obrigada,
      Um abraço
      Ana

      Excluir
  3. Eu não encontrei a glucose de milho, pode colocar açucar no lugar dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danielle!
      Acho melhor não usar açúcar, pois a função da glucose de milho é dar uma textura mais cremosa e meio "puxa" ao doce. Como está difícil para você encontrá-la, pode usar mel no lugar que dá o mesmo resultado!
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  4. Ana,
    Qual o custo pare que você me envie o doce que você fez para comparar com o meu.

    Grato,

    Manoel Neto

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    O que fiz em casa ficou no ponto em menos de 10 minutos, descolando da panela e um pouco mais consistente do que o seu. Será que tem algum problema?
    Obrigada desde já..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca!
      Não tem problema seu doce ficar mais consistente, até porque tudo vai depender do ponto do caramelo, da panela ou até mesmo da boca do fogão que você usou para cozinhar a massa. Por isso, o tempo para chegar ao ponto pode variar bastante.
      Espero ter ajudado.Qualquer dúvida, é só perguntar!
      Um abraço,
      Ana

      Excluir