domingo, 4 de março de 2012

Soufflé de Mandioca com Carne-Seca Sauté

   Esta semana testei mais um clássico da gastronomia francesa: um autêntico Soufflé! A primeira tentativa foi uma criação minha utilizando as regras básicas de preparo de um Soufflé, e não é que o resultado deu certo!?


 
Carne-Seca Sauté
   A ideia do Soufflé surgiu quando vi o concurso da revista Caras para ganhar toda a coleção Petites Casseroles. O fato é, para participar, você devia mandar uma receita inspirada na coleção, então foi daí que tivemos a ideia do Soufflé de Mandioca recheado com Queijo de Coalho e servido com uma Carne-Seca Sauté, a união de um clássico francês com o gostinho brasileiro.


    O Soufflé é bem leve e delicado, com um sabor inconfundível que casa direitinho com a carne-seca Sauté, que nada mais é do que uma simples carne salteada com bastante azeite e cebolas. Tanto o Soufflé quanto a Carne-Seca podem ser servidos separadamente ou acompanhados de outro prato.


   Se vou ganhar o concurso, isso eu já não sei, mas que a receita e a ideia são ótimas, ah se são, bom, pelo menos quando estiver na faculdade ou no Masterchef (sonhando alto, hehehe) e precisar inventar uma receita de última hora, já terei uma ótima carta na manga!

Soufflé de Mandioca com Carne-Seca Sauté:
Para o Soufflé:
-800 g de mandioca descascada
-175 g de manteiga sem sal derretida
-225 g de creme de leite
-6 ovos
-75 g de parmesão ralado
-sal e pimenta-do-reino a gosto
-250 g de queijo de coalho em cubos

Modo de preparo:
Cozinha a mandioca até que esteja bem macia. Coloque a mandioca cozida no processador de alimentos e processe-a até obter uma espécie de purê bem liso.




Despeje a mistura de mandioca numa tigela e acrescente os demais ingredientes: a manteiga derretida, o creme de leite, as gemas, o parmesão ralado, o sal e a pimenta-do-reino. Misture tudo muito bem, com a ajuda de um "fouet", até que forme uma massa bem lisa e pesada.


Bata as claras em neve na batedeira até o ponto de picos firmes e vá acrescentando as colheradas de claras em neve, mexendo delicadamente para obter uma massa bem aerada e sem gruminhos de clara.



Unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca 14 ramequins para Soufflé com 7,5 cm de diâmetro.


Despeje a massa até metade da capacidade do ramequin e disponha dois cubos de queijo de coalho.



Cubra os ramequins com mais massa e leve seus Soufflés de Mandioca ao forno 205°C, pré-aquecido, por cerca de 20 minutos ou até que estejam bem crescidos, assados e dourados.


Sirva imediatamente, acompanhando a Carne-Seca Sauté.



Carne-Seca Sauté:
-meio quilo de carne-seca dessalgada
-150 ml de azeite extra virgem
-2 cebolas roxas bem picadinhas
-3 dentes de alho bem picadinhos
-cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto
-pimenta de bico para guarnecer

Modo de preparo:
Cozinhe a carne-seca numa panela de pressão por 30 minutos ou até que esteja bem macia. Escorra a água e desfie.


Aqueça o azeite e doure as cebolas e os dentes de alho picadinhos.


Acrescente a carne-seca desfiada e os temperos, misturando tudo muito bem. Deixe refogar por alguns minutos, apague o fogo e sirva em porções individuais, decorado com as pimentas de bico e acompanhando o Soufflé de Mandioca.






Um comentário: