quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Meu Doce de Figos Verdes

   Aproveitando aquele restinho de figos verdes que ainda restavam no pé da casa de meus avós, resolvi pedi-los para testar a receita aprendida alguns dias atrás (confiram a receita original aqui). E não é que o resultado da receita foi bom, se considerarmos que é a primeira vez que tento...




   Como podem ver, meus figos ficaram mais verdes do que os da minha avó, mas o problema é que só tinha o corante "verde folha" e como não tinha como sair para comprar o "verde hortelã" usei este mesmo. Um dos desafios a serem enfrentados nesta receita é o tempo de cozimento dos figos na calda, pois você tem que ir experimentando pouco a pouco até chegar na textura perfeita, de resto, o doce é fácil  fácil.
   Segui a receita já postada à risca, mas acabei fazendo apenas metade, não queria arriscar a vida de muitos figos! Para ficar com gosto da calda, o doce precisou descansar três dias dentro desta, fora da geladeira, e mais uns dois dias, depois de chegar ao ponto, dentro da geladeira. Servir os figos com requeijão cremoso (cá entre nós, tem que ser Catupiry, né) fica uma delícia!

Meu Doce de Figos Verdes:
-1 quilo de figos verdes
-meia colher (chá) de sal amoníaco
-700 ml de água
-13 gotas de corante alimentício líquido "verde hortelã" ou "verde folha"
-600 g de açúcar (é melhor que o açúcar seja adicionado aos poucos e você vá provando pouco a pouco)

Modo de preparo:
Lave e limpe quaisquer impurezas que possam existir nos figos. Se caso quiser tirar o cabinho para não ter que ficar limpando um por um, retire-o.


Disponha os figos numa caçarola de ferro grande e cubra-os com água. Leve a caçarola ao fogo até o inicio de fervura, acrescente a meia colher de sal amoníaco e deixe ferver por cerca de 1 minuto.



Sal amoníaco


Escorra os figos na pia e faça um corte em forma de cruz na sua base.




Coloque os figos de novo na caçarola, cubra-os com mais água e leve ao fogo novamente até o início de fervura. Apague o fogo e deixe os figos de molho na água por um dia.


No dia seguinte, escorra a água dos figos e retire-os da panela. Na caçarola, coloque as 700 ml de água e as 13 gotas de corante. Depois de dissolver bem o corante, acrescente o açúcar a gosto e os figos escorridos. Volte ao fogo, fervendo mais um pouco, até formar uma calda rala. 


Deixe o doce descansar por algumas horas e vá repetindo este processo uma três vezes para a calda apurar bem e entranhar nos figos (este processo dura cerca de três dias).
Depois da primeira fervida o doce ainda não tem uma coloração agradável

Segundo dia na calda, a cor já mudou!!!

Terceiro dia, o doce está pronto!

Observação: 
-se o figo ficar cozido, mas a calda não estiver no ponto, escorra-os e apure a calda separadamente;
-é importante que o açúcar seja adicionado aos poucos ao doce.

Distribua o doce em vidros esterilizados e sirva-o, de preferência, gelado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário