quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Doce de Figo Verde

   Depois de dias acompanhando o preparo deste Doce de Figos, venho aqui com a receita completa e com seus maiores segredos!!! 


O pé de figos verdes carregadinho!!!



   Todo fim de ano o pé de figos verdes do quintal de meus avós fica repleto de frutos então, minha avó prepara seu delicioso doce de figos verdes. Nesta segunda vez do preparo da receita, eu fui lá de penetra a fim de descobrir o segredo do doce tão verde e consistente.
   Foram dois dias acompanhando o modo de preparo, mas mesmo assim, ainda ficaram faltando algumas fotos. Depois de ver o trabalhão que dá fazer este doce, agora o valorizo e ridico de quem come demais!!!! Apesar disso, não se assuste e faça o doce mesmo assim, pois as sugestões de consumo são várias e muito saborosas.



   Não sei quem que teve essa ideia, mas que ela é deliciosa e inédita, ô se ela não é!!!! Pensaram em escorrer o figo da calda e passá-lo no chocolate, o resultado não poderia ser ruim, né??? Todo Natal pede estes docinhos após a ceia.


   Outra sugestão é servir o doce de figos acompanhado de requeijão cremoso, combina perfeitamente. E por fim tem a sugestão de comer puro, mas lembre-se: coma moderadamente porque deu trabalho!!!! 
   O fato é, acabei desvendando os segredos que minha avó guardava e, em breve, eu o reproduzirei aqui no Atelier Gourmet da Ana!!! Agora, vamos à receita??

Doce de Figos Verdes:
(estou me baseando na receita que fizemos, porém você pode aumentar ou diminuir as quantidades)
-2 quilos e meio de figos verdes
-1 colher (chá) cheia de sal amoníaco
-1 quilo e 300 g de açúcar refinado
-1 litro e 400 ml de água
-26 gotas de corante alimentício "verde hortelã"

Modo de preparo:
Lave e limpe quaisquer impurezas que possam existir nos figos. Se caso quiser tirar o cabinho para não ter que ficar limpando um por um, retire-o.



Divida os figos em duas caçarolas de ferro grandes e cubra-as com água. Leve as caçarolas ao fogo até o inicio de fervura, acrescente meia colher de sal amoníaco (em cada panela) e deixe ferver por cerca de 1 minuto.


Escorra os figos na pia e faça um corte em forma de cruz na sua base.

Coloque os figos de novo nas caçarolas, cubra-os com mais água e leve ao fogo novamente até o início de fervura. Apague o fogo e deixe os figos de molho na água por um dia.


No dia seguinte, escorra a água dos figos e cubra cada caçarola com 700 ml de água e 13 gotas de corante. Depois de dissolver bem o corante, acrescente 650 g de açúcar em cada panela e volte ao fogo, fervendo mais um pouco, até formar uma calda rala. Deixe o doce descansar por algumas horas e vá repetindo este processo uma três vezes para a calda apurar bem e entranhar nos figos (este processo dura cerca de três dias)
Observação: se o figo ficar cozido, mas a calda não estiver no ponto, escorra-os e apure a calda.
Distribua o doce em vidros esterilizados e sirva-o, de preferência, gelado.





2 comentários:

  1. Deve ser uma delícia..... tenho que experimentar

    ResponderExcluir
  2. Repare que isso é coisa de avó mesmo. A minha também fazia. Pelo jeito são delicias que sumirão com o tempo.

    ResponderExcluir