sábado, 23 de julho de 2011

Funchal, Ilha da Madeira

   Depois de 13 horas de viagem, enfim, cheguei na Ilha da Madeira! Por estar muito cansada (fomos dormir as 9 da noite) não tive coragem nem tempo de postar as primeiras fotos da viagem. Agora, depois de dar um role pelo centro de Funchal, ir em mercados e shoppings e comer bem, venho aqui  com o primeiro post!


 
   Ontem descobrimos que existe um shopping bem perto do nosso hotel e por isso demos um pulinho lá para comer algo. Almoçamos no restaurante "Serra da Estrela"! A comida estava muito boa e barata (em geral aqui no Funchal todos os restaurantes oferecem comidas bem baratas). Pedimos Bacalhau com Natas que além da ótima aparência, estava com um sabor muito bom.

   Hoje no almoço, comi Bifes de Atum na Cebolada, porque até então nunca tinha comido atum que não fosse de lata e tinha muita vontade de experimentar. O sabor estava incrível e o prato era muito bem servido. O preço: 5 euros! O peixe parecia ter sido temperado com um pouco de vinho e alguma erva diferente. Bebemos um refrigerante típico da Madeira, chamado "Brisa", de vários sabores : maracujá (o melhor) , laranja e maçã, todos muito bons por sinal.


   Quando viajo, gosto de fazer uma pesquisa da cidade que vou e de saber da gastronomia local, dos pratos típicos. Em uma dessas pesquisas, fiquei sabendo do tradicional Bolo do Caco da Madeira. Hoje, no nosso "tour" pela cidade, descobri que existem vários "quiosques" que vendem esse tal "bolo" (que mais parece um pão com massa de pizza) espalhados pela orla.



   Decidimos comprar um para dividir entre os quatro. Queria ter experimentado o tradicional, sem recheio, mas fui criticada e tivemos que comprar um com bacon. Havia também recheio de salsicha e chouriço e o tradicional, sendo que os recheados são retangulares e os tradicionais, redondos.


      Dei sorte de chegar no quiosque bem na hora que a moça fazia a massa e modelava os pães. Depois de assado, o pão é aberto ao meio e aquecido numa chapa, levando manteiga de alho logo em seguida e o recheio escolhido.



   A massinha do Bolo do Caco leva batata doce e fica muito macia, parecendo mais uma massa de pizza ou de pão do que uma massa de bolo. Ele é ótimo para acompanhar carnes ou para ser comido com embutido, manteiga ou queijo. Amei tanto com o recheio de bacon quanto puro (no próximo post falo mais).


    E ontem também fomos no hipermercado "Pingo Doce" do Shopping Forum Madeira para fazer umas comprinhas portuguesas. Éramos um bando de brasileiros loucos e desesperados por tudo o que víamos: chouriças, morcelas, iogurtes, chocolates de todas as marcas (Kit Kats, Mars, Bounty, Snikers e até o Dove que não via há anos), bebidas, pães e inclusive o delicioso Queijo da Serra! É claro que compramos um para o jantar, acompanhados de deliciosos Papos Secos


Batatas Lay's, Kit Kats, Papos Secos, Queijo da Serra e uma Brisa de Tangerina
   O Queijo da Serra já estava um pouco mais consistente e com seu sabor bem intenso, mas com o interior ainda bem cremosinho! Delicinha!


   Hoje fomos no Mercado Municipal da cidade.


Entrada

Passagens lotadas de turistas e comerciantes

   O mercado é bem grande e apresenta uma grande variedade de produtos frescos com aparência incrível, desde peixes de diversas variedades, frutas (melões, bananas, mangas, peras, abacate) e maracujás diversos (aqui há maracujás com sabor de tomate e banana), Bolos Madeira, bordados, chaveiros, ou seja, muita comida e quinquilharias! 

Cerejas e Tremoços ao fundo

Barraca de frutas

Barraca de legumes
    
Sessão de flores
   E a melhor parte ficou para o final: a sessão dos peixes, localizada no subsolo inteiro do mercado. O que mais nos chamou a atenção foram os Atuns enormes e de um vermelho bem intenso que estavam expostos para compra. Daria para fazer tanto um sushizinho básico quanto o Atum na Cebolada!







Nenhum comentário:

Postar um comentário