Nesses últimos tempos, ando meio sem tempo de postar aqui no blog. Todas aquelas horas de ócio que eu tinha nas férias foram trocadas por horas estudando gastronomia. Por isso, há alguns posts meio atrasados aqui na caixa de rascunhos, ou melhor, nem tem dado muito tempo de cozinhar algo diferente. Mas enfim, temos um bolo, que também pode ser chamado de Banana Bread: um pão rápido feito com bananas maduras amassadas e fermento em pó.
Fiz este bolo de cabeça e de última hora. Bati manteiga com açúcar mascavo e gemas na batedeira, acrescentei farinha de trigo normal e integral, um pote de iogurte grego e no final incorporei as claras em neve e o fermento em pó delicadamente à massa. Depois só precisei colocar na forma de bolo inglês e levar ao forno.
Não é para ficar um bolo muito fofinho ou leve, ele tem que ficar mais denso, firme, para parecer um pão. E como coloquei também um pouco farinha integral, ela deixou a massa do Banana Bread ainda mais compacta, mas nem por isso sem graça. Aliás, nem parecia que ela estava lá.
Uma das partes mais legais de fazer Banana Bread é poder acrescentar frutas secas e/ou castanhas para deixá-lo ainda mais saboroso! Você também pode fazer como eu e acrescentar alguma gordice, como gotas de chocolate, misturar Nutella, doce de leite, pedaços de biscoito... Escolhi para o meu algumas uvas passas pretas, o restante da paçoquinha caseira que tinha sobrado do Brownie da semana passada e algumas lascas de chocolate. Ainda acrescentei também uma pitadinha de canela em pó para combinar com o sabor das bananas.
Um charme que resolvi acrescentar ao meu Banana Bread foi assá-lo com papel manteiga, para dar aquele ar de bolo caseiro, ideal para começar ou terminar o dia, acompanhado de uma xícara de café ou chá!
Bolo de Banana com Passas (estilo Banana Bread):-4 ovos
-100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-225 g de açúcar mascavo (1 xícara de chá e 1/4)
-185 g de farinha de trigo comum (aproximadamente 1 xícara de chá e 3/4)
-75 g de farinha de trigo integral (aproximadamente 3/4 de xícara)
-100 g de iogurte grego natural
-80 ml de leite (meia xícara de chá)
-3 bananas maduras (de preferência nanica, 250 g)
-10 g de fermento em pó (1 colher de sopa)
-100 g de uvas-passas pretas*
-50 g de pedaços ou gotas de chocolate*
-50 g de paçoquinha cremosa caseira*
-1 pitada de canela em pó*
*Você pode substituir por outras frutas secas, castanhas, tipos de chocolate, especiarias...
Modo de preparo:
Separe as claras das gemas. Numa tigela, coloque as gemas com a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme claro.
Acrescente as farinhas de trigo, o iogurte, o leite e as bananas amassadas ao creme de manteiga com açúcar e ovos e bata por mais alguns minutos.
Desligue a batedeira e incorpore o fermento em pó, as uvas-passas, o chocolate, a paçoquinha, a canela e por último as claras batidas em neve delicadamente.
Despeje a massa dentro de uma assadeirapara bolo inglês untada e forrada com papel manteiga, também untado e enfarinhado. Cubra com mais algumas lascas de chocolate e de paçoquinha cremosa.
Leve o bolo ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 50 minutos ou até que esteja bem crescido, levemente dourado e assado internamente.
Desenforme quando estiver morno.
Dá para servir puro mesmo, salpicado com açúcar de confeiteiro ou acompanhado por geleias, mel, cremes ou sorvete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário