sábado, 28 de julho de 2012

Comendo em Köln

   Opções não faltaram para as refeições em Colônia, cada comida de encher os olhos (e o estômago também) que preferi fazer um post só para isto!


   Merzenich, um nome muito conhecido e visto pelas ruas. Trata-se de uma tradicional padaria da cidade, mas que tem várias filiais espalhadas por cidades vizinhas, como Leverkusen. Foi difícil de encontrar blogs ou sites que falassem desta rede de padarias, mas acabei encontrando apenas um blog em português, o Blog da Teca Maria. Vale a pena dar uma conferida neste blog para mais informações da loja e fotos diferentes das minhas.




   Em Colônia há uma Bäckerei Merzenich em cada esquina, nos estilos "megastore" (com várias mesas para comer e mais tipos de pães) e umas "express", onde as guloseimas podem ser compradas no meio da rua mesmo.


   O maior problema foi conseguir escolher apenas uma gordice dentro de tantas opções tão apetitosas. A sorte é que acabou sobrando comida das outras pessoas que estavam comigo e assim pude provar mais de uma opção!


   Havia muitos Bretzels (não sei se o plural está correto) ou os nossos "Pretzels": salgados, com queijo, com Nougat, de massa folhada com creme, além de bolos (Kuchen) de Ruibarbo, morango, mármore, bolachinhas, pães variados, Bolas de Berlim (Sonhos ou Berliner), tortas de frutas, caracóis de canela (cinnamon rolls), caracóis de passas, pães de chocolate, donuts de açúcar (os Spritzringe) e muitas, muitas outras opções.



   A minha vontade era escolher um de cada, mas como não podia fazer isto, acabei pedindo um Nougatbrezel ou um Pretzel de Nougat e um Bretzel de queijo.




   Adorei ambos os sabores de Bretzel. O salgado tinha uma massa um pouco mais parecida com massa de pão, mais grossa e pesada, mas nem por isso menos saborosa. Já o Bretzel de Nougat tinha uma massa mais parecida com uma massa folhada que foi antes enrolada com alguma mistura de calda de açúcar. Além disto, era banhado em glacê de açúcar e salpicado com muitas amêndoas em lascas. Não podia ser ruim, né?


   Já tinha ouvido falar que os alemãs gostavam de pão, mas não tinha acreditado muito não! Se for para a Alemanha ou Colônia, tente achar uma padaria como a Merzenich ou procure o endereço mais próximo de você no site.


   Agora, um pouquinho do café da manhã desse dia.


   Havia muita variedade de frutos secos (pera, morango, maçã. kiwi, damascos, cerejas e castanhas) e cereais.


   Comi alguns kiwis secos, algumas cerejas secas, uma fruta não identificada (não sei se banana) e alguns cereais de trigo, tudo acompanhado de iogurte estilo grego. Nunca tinha provado nenhuma desses coisas e particularmente amei tudo!


   Depois vieram os pães e pratos quentes.

Pimentas de todos os tipos

Waffle, geleia de framboesa. queijo com crosta de castanhas, Camembert e pão integral
   A waffle estava meio sem graça e molenga, tive que comer com a geleia, mas em compensação os queijos estavam fantásticos, assim como esse pãozinho integral passado em sementes de abóbora. Para acompanhar tudo, outro iogurte daqueles que tomei em Frankfurt e adorei, só que desta vez de framboesa.

Pão Integral com castanhas e sementes de abóbora.
  Eram tantos pães para escolher e todos pareciam ser tão bons que tive de pegar qualquer um aleatoriamente, mas digo que dei sorte!

A enorme variedade de pães

Os Tradicionais Croissants e Pains au Chocolat e este outro pãozinho com gotas de chocolate tradicional alemão
   Antes de terminarmos, ainda experimentei esse pão do lado esquerdo do prato, com gotas de chocolate e também uma delícia, super fofinho e comas gotas de chocolate bem amargo.

Pão de Gotas de Chocolate (muito gostoso), bolo integral e um folhado com creme, não fui eu que comi
   Os europeus, pelo que percebi, fazem uma refeição mais reforçada no café da manhã, com ovos mexidos, bacon, salsichas e crepes. A variedade era enorme.

Ovos Mexidos

Bacon e salsichas

Waffles e panquecas

   No jantar, Sauerkraut ou Chucrute, massa de queijo com cogumelos e umas batatas moldadas na mão tradicionais da Alemanha.


   O sistema de jantar deste hotel em Colônia era buffet self-service e por isso as opções de pratos eram muitas, assim como as de sobremesas também.


   Escolhi uma fatia de Torta de Chocolate e uma maçã verde,porque é a fruta que mais gosto e porque tinha curiosidade de experimentar as maçãs alemãs. Havia também outras três opções de torta e muitas coberturas para incrementá-las, como essas raspinhas de chocolate (muito boas e levemente crocantes), passas cobertas com chocolate, confeitos de chocolate coloridos e umas caldas.


   A torta de chocolate estava deliciosa,com uma base levemente crocante e um recheio bem cremoso e com bastante sabor de cacau.
  Agora é hora de dizer "Tchüss" (tchau) para a Alemanha e seguir viagem para a Bélgica, mas não se preocupem, pois já estou levando um pouquinho dela comigo (em livros de receitas).


   Comprei esses minilivros de receitas numa loja de departamentos por um preço muito bom (apenas 1 euro cada). Os livros são ótimos, as fotos então, nem se fala, porém, o problema vai ser conseguir traduzir as receitas, todas em alemão. Próximo semestre: começar as aulas de alemão!

Bis Bad Deutschland !


Nenhum comentário:

Postar um comentário