sábado, 2 de junho de 2012

Cuscuz

   Quando eu disse que ia fazer um especial de receitas de Festa Junina eu não estava brincando! Os meus planos para as próximas semanas são de muitas receitas juninas, mas já neste post, o tradicional Cuscuz!


   As receitas de Cuscuz que costumamos fazer não necessitam de cozimento em cuscuzeira, a massa já vai cozida para a forma e, depois de descansar por algumas horas, desenforma super bem. 

 
   O frango para a receita foi feito pela minha mãe, e desta vez ela caprichou mesmo (não que ela não capriche nas outras receitas) e o Cuscuz ficou bem cremoso. Ela cozinhou o peito de frango em tiras junto das carcaças e das peles, mas é claro que depois tudo isso foi descartado.

 
   Além do frango, colocamos palmito, milho, azeitonas, farinha de milho em flocos finos e temperos como cheiro-verde. Os ovos cozidos só fizeram parte da decoração, mas também poderiam ter sido incorporados à massa.


   Como vocês veem aí nas fotos, fiz o Cuscuz em quatro tamanhos diferentes: grande, individual refeição, mini e aperitivo então, você pode fazer tanto para servir na entrada ou aperitivo de comemorações, prato individual ou servir um grandão para a refeição em família!!


   Geralmente o Cuscuz é feito com frango ou palmito, mas você pode usar também camarão.

Cuscuz:
-1 peito de frango cortado em tiras (não descarte as carcaças e peles) temperado a gosto
-1 cebola picada
-3 dentes de alho
-azeite ou óleo para refogar o frango
-3 tomates picados
-temperos a gosto (sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde, páprica)
-2 espigas de milho verde fresco refogadas ou 1 lata de milho verde
-12 azeitonas verdes picadas
-1 vidro de palmitos fervidos picados
-2 ovos cozidos
-farinha de milho até dar ponto (utilizei a farinha de milho para cuscuz nordestino como esta deste link)
-meia xícara (chá) de farinha de mandioca temperada

Modo de preparo:
 Aqueça o azeite numa panela e doure a cebola com o alho. Junte os pedaços de frango temperados e deixe refogar até toda a água secar e começar a fritar. Acrescente os tomates picados e cubra tudo com um pouco de água. Tempere a gosto (se quiser, pingue um pouco de molho de tomates para dar um corzinha), tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar o frango até ficar macio. Depois de frio, desfie-o. Junte os demais ingredientes, exceto os ovos e as farinhas.


Acrescente um pouco do caldo do frango (cerca de meia xícara) com mais cerca de 1/4 de xícara de água. Leve a panela ao fogo alto e deixe ferver por uns 5 minutos.


Abaixe o fogo e vá acrescentando as farinhas, primeiro a de mandioca e em seguida a de milho, aos poucos. Vá mexendo para não empelotar.




Quando estiver desgrudando do fundo da panela (a massa não deve ficar seca) apague o fogo e distribua a massa em forminhas untadas com azeite e decoradas com os ovos cozidos.






Deixe descansar na geladeira por cerca de 2 horas. Desenforme logo em seguida e sirva.







Um comentário: