sexta-feira, 30 de junho de 2017

Bolo de Abóbora, Pecãs e Especiarias

   Mais alguns meses ausentes, sei que nem vale mais a pena me desculpar, mas ultimamente ando testando muitas receitas e nem sempre consigo chegar no resultado esperado logo na primeira vez.  
   E o que afinal ando testando de tão especial? Receitas "saudáveis", isso mesmo! Acontece que, devido a alguns problemas de saúde e por começar a me interessar cada vez mais pela nutrição associada à gastronomia, tornou-se cada vez mais comum aqui em casa receitas com açúcar natural das frutas, sem glúten, redução de açúcar e gorduras.


   Desde sempre, quando faço algum prato, entrego alguma encomenda ou vejo alguém provando uma receita minha, vem a pergunta: "nossa, podia ser gostoso assim e não engordar, né?", então resolvi aceitar o desafio de sair da zona de conforto onde eu já dominava todas as técnicas e formulações das receitas e partir para um mundo que ainda tenho pouco conhecimento, onde é preciso testar muito, conhecer um pouquinho mais a função de outros ingredientes e aprender a fazer substituições. Da mesma forma que readaptei minha alimentação para me sentir melhor, estou me esforçando bastante para criar receitas o mais semelhante das originais, mas cheias de nutrientes e ingredientes "do bem".


   E como primeiro post, trago hoje aqui uma receita que é a cara desse mês de junho (que por sinal acaba hoje), porém, perfeita para quem não quer sair da dieta ou possui alguma restrição alimentar: Bolo de Abóbora, Pecãs e Especiarias Indianas (sem glúten e adaptável para sem lactose)! E vou logo dizendo: mesmo se você não possui nenhum tipo de restrição, faça pelo menos uma vez esse bolo porque ele não perde nada pro original.
  Esta minha versão "mais leve" teve inspiração no blog A Cozinha Coletiva, adorei a ideia da "farofinha" de especiarias no meio da massa e resolvi colocar na minha também, mas como massa sem glúten é um pouco mais delicada do que a comum, tive sérios problemas na hora de desenformar (como podem ver pelas fotos). A parte da farofa desgrudou do restante da massa 😥 então prestem bem a atenção na hora untar a forma!


Bolo e Abóbora, Pecãs e Especiarias Indianas (sem glúten):
-100 g de manteiga ou manteiga de coco
-4 ovos
-200 g de açúcar demerara ou mascavo ou xilitol
-165 g de purê de abóbora
-170 g de iogurte natural ou leite vegetal
-200 g de farinha de arroz (ou trocar todas as farinhas por farinha de trigo comum)
-15 g de fécula de batata
-15 g de polvilho doce
-1 pitada de sal
-10 g de fermento em pó

Modo de preparo:
1. Bata a manteiga com as gemas e o açúcar até obter um creme bem fofo.
2. Junte o purê de abóbora, o iogurte natural, as farinhas, o sal e o fermento e bata até formar uma massa bem aerada;
3. Desligue a batedeira e incorpore as claras em neve, delicadamente;
4. Despeje metade da massa numa forma de cone central untada e enfarinhada, abra uma pequena "covinha" no centro e distribua a farofinha de especiarias com pecãs;
5. Finalize com o restante da massa e asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos;
6. Desenforme ainda morno e decore com o chocolate derretido e as nozes pecã inteiras;



*Farofnha de Especiarias e Pecãs:
-50 g de açúcar demerara ou mascavo
-1 colher (café) de garam masala ou mistura de especiarias indianas (gengibre em pó, noz moscada, cravo da Índia em pó, canela em pó, cardamomo, louro em pó e pimenta do reino preta em pó)
-raspas de laranja
-50 g de pecãs picadas
-15 g de manteiga ou manteiga de coco

*misturar tudo com as pontas dos dedos e utilizar!



*Cobertura:
-200 g de chocolate amargo sem glúten e sem lactose derretido com um pouquinho de leite de coco pra ficar mais cremosinho 😋

Nenhum comentário:

Postar um comentário