quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Risoto de Abóbora Cabotia com Leite de Coco



    Olá pessoas! Voltando com mais novidades e receitas "levinhas" pra vocês! Andei mais um tempo imersa no mundo do Instagram, dos blogs e dos livros buscando mais inspiração e conhecimento sobre o mundo da cozinha natural e saudável. Fui viajar por alguns dias também e por isso foi difícil voltar e me reorganizar de novo!
   Mas cá estamos nós novamente com as receitas. Vocês vão achar que eu sou a louca da abóbora (e sou mesmo 😜) e só faço receitas com ela, mas juro que foi só coincidência na hora de escolher o ingrediente principal da receita. Estava morrendo de vontade de comer um risoto daqueles bem clássicos italianos, bem cremosos e al dente -que ninguém aqui em casa gosta 😔- e quando vi essa ideia num livro de receitas veganas que comprei na viagem, corri logo pensar numa variação pra ela.
   No final acabei usando um arroz comum um pouco mais "gomoso" que tinha aqui em casa ao invés do arborio e por isso foi bem mais fácil de cozinhar. Como queria manter a ideia do vegan, usei um pouco de leite de coco para dar cremosidade ao meu arroz no lugar da manteiga e queijo ralado como pede a receita tradicional. Confesso que adorei essa versão e pretendo fazer mais vezes, porque além de completa é muito fácil de fazer. 
   O toque final que fez toda a diferença no prato foram esses cubos de abóbora assada. Sempre faço cozida na panela, deixando a água evaporar até formar um purê. Só digo uma coisa: assem e vocês vão ver o que estavam perdendo, os cubinhos ficam levemente crocantes por fora e com o interior incrivelmente cremoso e adocicado. Agora bora aprender essa delícia!


Risotto de Abóbora Cabotia com Leite de Coco:
-meia cebola pequena picadinha
-1 dente de alho picado
-20 ml de azeite
-80 g de arroz comum
-60 g de purê de abóbora cabotia (costumo refogar a abóbora em cubinhos no azeite com cebola e alho, cobrir com água e cozinhar em fogo baixo com a panela tampada até que os cubos estejam macios. Depois amasso bem até formar um purê e deixo apurar em fogo alto destampado até todo o caldo secar 😋)
-40 ml de leite de coco
-sal, pimenta do reino preta e salsinha à gosto

Modo de preparo:
1. Refogue a cebola e o alho no azeite e junte o arroz;
2. Mexa por alguns segundos e cubra com água fervente.Acerte o sal, abaixe o fogo e tampe a panela;
3. Quando o arroz estiver cozido, acrescente um pouquinho mais de água e o purê de abóbora;
4. Por último, misture o leite de coco, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino;
5. Sirva o risotto ainda quente, salpicado com a salsinha, um pouco mais de pimenta moída na hora e os cubos de abóbora assados!

*Cubos de Abóbora Assados:
   Coloque cubos de abóbora cabotia (com ou sem casca) numa assadeira e tempere bem com sal, pimenta do reino, páprica, noz-moscada e um fio de azeite. Leve ao forno a 180ºC até que estejam bem macios e levemente crocantes e douradinhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário