quinta-feira, 30 de março de 2017

Dadinhos de Tapioca com Geleia de Pimenta

   Acho que todo mundo já deve ter ouvido falar dos tais dadinhos de tapioca com queijo acompanhados de geleia de pimenta agridoce, essa clássica criação do chef Rodrigo Oliveira. Mas se você mora longe dos restaurantes dele, a partir de hoje vai conseguir fazer essa irresistível combinação em casa!


    E o melhor de tudo isso é que são super simples e baratos de fazer! Dessa vez dei meu toque pessoal de quem mora quase em Minas aos dadinhos e troquei o queijo de coalho (encontro apenas aqueles de churrasco que nada tem a ver com o original) por queijo canastra. 
    O canastra tem um sabor bem forte e não derrete muito quando frita. Comprei um belo pedaço no mercado central aqui de Bragança e o próprio dono do empório Aroma Brasileiro (uma simpatia de pessoa) sugeriu que sevíssemos os pedacinhos do queijo com geleia de pimenta como entrada ou aperitivo. Combinação mais que perfeita!


    Fiz a geleia em casa também, mas caso você não tenha tempo de fazer, dá para encontrá-la pronta nos supermercados e empórios em diversas marcas. Para quem nunca provou e torce o nariz, ela nada mais é do que a combinação de diversos sabores e sensações gustativas: a pimenta deixa um leve ardor, o açúcar a doçura, o limão o toque ácido e o sal- gosto de acrescentar uma boa pitada- realça e contrasta tudo ainda mais. Quanto à maçã, é ela na verdade a pectina que vai dar aquela textura de geleia, sem que o açúcar caramelize e forme uma calda grossa.


   Essa já é a terceira vez que faço essa receita então resolvi testar também os dadinhos assados pra ver como fica. Confesso que gostei muito, fica mais leve, porém, mais seco. 

Dadinhos de Tapioca:
receita do chef Rodrigo Oliveira
-500 ml de leite
-250 g de tapioca granulada 
-250 g de queijo de coalho ou queijo canastra ralado no ralo fino
-sal
-pimenta do reino preta

1. Ferva o leite;
2. Acrescente a tapioca ao leite fervido, apague o fogo e mexa com uma colher;
3. Após alguns minutos, você vai perceber que os grãozinhos de tapioca começam a hidratar;
4. Junte o queijo ralado, tempere com o sal e a pimenta e mexa tudo muito bem;
5. Coloque a massa dos dadinhos numa assadeira retangular levemente untada, alisando bem a superfície;
6. Leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas;
7. Corte os cubinhos e frite-os em óleo quente até que estejam douradinhos;
8. Escorra-os e sirva logo em seguinda, enquanto ainda estão quentinhos e com o queijo derretendo!


***se você preferir assar seus dadinhos, arrume-os sobre uma assadeira untada com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem douradinhos!


Geléia de Pimenta:
receita do blog Cozinhando para 2 ou 1
-3 pimentas dedo de moça
-1 maçã fuji pequena ralada no ralo grosso
-100 ml de suco de limão
-100 ml de água
-200 g de açúcar cristal

1. Corte as pimentas em tirinhas, descartando todas as sementes (use uma luva);
2. Coloque as pimentas fatiadas, a maçã ralada, o suco de limão, a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo até ferver;
3. Despeje a mistura no processador de alimentos ou no liquidificador e bata ate formar uma mistura alaranjada, brilhante e ainda com pedacinhos da casca da pimenta;
4. Retorne a mistura ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até o ponto de geleia (fiz meia receita e pra mim demoraram mais 5 minutos. Lembre-se: quando ela esfria, a geleia tende a ficar mais consistente);
5. Sirva em temperatura ambiente e armazene dentro de frascos de vidro hermeticamente fechados.


    Sirva os Dadinhos com a Geleia de Pimenta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário