quinta-feira, 16 de março de 2017

Cannoli

   Mais uma vez tentando voltar com os posts! Foi um longo ano, fiz meu último post em março, há exatamente 1 ano, alguns dias antes de muitas coisas acontecerem na minha vida. Uma semana depois daquele post, embarquei com destino à Yssingeaux, pequena cidade no interior da França, e lá passei dois meses aprendendo as técnicas da tradicional confeitaria francesa.


   Voltei de lá no final de maio com a cabeça abarrotada de ideias e planos. Era na verdade pra eu ter ficado até o final de agosto na Europa, só que algumas coisas não deram muito certo e acabei voltando antes. Peguei alguns doces dali, outros daqui como encomenda e parti novamente, pra Portugal. Lá fiquei mais 1 mês e meio, aprendendo e comendo mais  um monte de comida gostosa. Voltei definitivo no final de agosto, mas ajeitar a vida novamente levou algum tempo. 


  2016 voou, quando me dei conta dezembro já estava quase no fim. Parei de postar pelo seguinte fato: nem sempre você tem acesso a uma internet de qualidade lá fora e também tempo disponível para fazer os posts. 
   Várias foram as tentativas de encontrar um emprego fixo quando voltei pro Brasil, mas até agora nada apareceu. O jeito então foi assumir um emprego em casa, fazer doces por encomenda e estudar. Bateu desespero, claro, principalmente nesses dois primeiros meses parados e desesperadores do ano. Só que esse tempo parado me fez começar a perceber pequenas coisas, deixar algumas crenças de lado e fazer novos planos.


   Com isso voltou a vontade de escrever, de ter alguém pra poder contar um poquinho do meu dia a dia e das coisas que ando fazendo. Senti saudades do tempo que eu planejava o blog e, aproveitando que por hora trabalho de casa, decidi ressuscitá-lo e quem sabe até arriscar nos vídeos, de receitas é claro.


   Mas chega de delongas e vamos ao que interessa, uma receitinha bem delícia para acompanhar uma xícara de café, relaxar e adoçar um poquinho essa vida cheia de surpresas!


Cannoli:
Massa:
-350 g de farinha de trigo
-30 g de manteiga 
-30 g de açúcar refinado
-1 ovo
-50 ml de cachaça
-10 ml de vinho licoroso (porto, madeira, marsala)
-5 ml de água de flor de laranjeira

Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo dentro de uma tigela, abra um buraco no centro e junte os demais ingredientes. Mexa com as pontas dos dedos, de dentro para fora até formar uma massa macia, lisa, homogênea e que não grude nas mãos. Leve à geladeira e deixe descansar por 30 minutos.


Com um cilindro/máquina de macarrão, abra a sua massa de cannoli até a espessura de massa fresca e corte círculos com a ajuda de um aro ou copo no diâmetro desejado.


Corte a massa do tamanho dos seus cilindros para cannoli ou canudinhos e envolva cada um deles com a massa, unindo as pontas e "colando" com um pouco de clara de ovo.


Frite os cannolis dentro do cilindro em óleo quente até que fiquem dourados. O cilindro vai acabar se soltando sozinho.


Escorra sobre uma grelha.


E seque com papel toalha.


Recheio- Ricota:
-150 g de ricota ou cream cheese
-50 g de açúcar
-raspas da casca de 1 laranja
-raspas da casca de 1 limão
-5 ml de água de flor de laranjeira
-50 g de frutas cristalizadas picadas na ponta da faca
-20 g de uvas passas escuras

Modo de preparo:
Bata a ricota/cream cheese com o açúcar até formar um creme e misture em seguida as raspas de laranja e limão, a água de flor de laranjeira, as frutas cristalizadas e as uvas passas.


Recheio- Ganache 70 % com Avelã:
-150 g de chocolate 70 % cacau
-100 g de creme de leite
-50 g de avelãs

Modo de preparo:
Derreta o chocolate e misture com o creme de leite. Acrescente as castanhas torradas trituradas e deixe esfriar para pegar consistência de trabalhar com saco de confeitar e bico.


Coloque os recheios dentro de sacos de confeitar com bico liso e recheie os cannoli.



 Dê preferência para rechear apenas no momento de servir, pois a massinha vai ficar bem crocante e muito mais saborosa.


   Fiz eles bem pequenos, do tamanho exato de um mimo pra acompanhar o café. Difícil vai ser conseguir comer um só!


Um comentário:

  1. Com certeza estava ansiosa pela volta de seus posts, que bom que voltaram e com estes canoles que estou louca para experimentar, amo todos as suas receitas, pois consigo fazer todas e quero sempre repetir...

    ResponderExcluir