quarta-feira, 8 de julho de 2015

Um pouco mais de Amsterdã e Tortinhas de Maçã com Caramelo Salgado

    Decidi que talvez fosse hora de voltar a fazer os posts da viagem de Amsterdã do final do ano passado. Para quem não viu o primeiro post, acesse este link, porque ele já está meio perdido lá atrás em fevereiro.


    Acordei na manhã do domingo, meu segundo dia em Amsterdã e saí caminhando pelas ruas, meio sem rumo (mentira, eu tinha sim hahah). Fazia um frio danado e mesmo eu estando no centro, todas as lojas estavam fechadas. Ventava bastante também, mas a ideia era passar o dia na região do Museunplein.


    Era uma boa caminhada do local onde eu estava hospedada (no centro, como já disse) até a Museunplein, mas ao longo do caminho fui descobrindo pequenas ruazinhas estreitas, pontes e diversas casinhas que fizeram valer a pena o frio que eu passei.


    Eu ia tirando foto a cada passo que dava, simplesmente tudo era encantador. Penso que levei mais ou menos uns 30 minutos até chegar lá na praça dos museus, principalmente porque fui parando pra tirar foto, olhar alguma vitrine ou loja que tivesse aberta.





    Primeiro entrei no Vondelpark, que apareceu primeiro no caminho, mas fazia frio, muito frio. Ventava tanto que até as pombas e aves não aguentavam se segurar no chão. Sentei por apenas alguns minutos num banco no parque e já saí em direção aos museus, à procura de um lugar fechado para me proteger.


    Cheguei na Museunplein (ou a "Praça dos Museus"), que abriga o museu do Van Gogh, o museu Rijks, o Stedelijk e a casa de espetáculos Concertgebouw, e decidi que entraria no museu do Van Gogh. É lá nessa praça que também está aquela famosa placa I AMsterdam que os turistas adoram tirar fotos.


   Achei que de todos os museus, o do Van Gogh seria o mais interessante, ou aquele que eu tinha um maior conhecimento a respeito. Já era próximo das 10h30 da manhã de um domingo então a fila para entrar era bem extensa. Entrei, visitei tudo e realmente indico esse passeio para quem for para Amsterdam.

Desculpa pela qualidade das fotos, a luz ambiente não estava boa e o celular deixou a foto assim 

    Saí do museu meio-dia e pouco e como não havia restaurantes perto dos museus, preferi voltar ao centro e almoçar num café que tinha visto próximo ao hotel, chamada De Bakkerswinkel, ou uma rede de casa de chá que está espalhada por diversos endereços tanto em Amsterdam quanto em outras cidades holandesas. Eles servem bolos, tortas, pães, scones, café da manhã e chá da tarde estilo inglês. Comi naquele almoço um sanduíche de pastrami com picles e queijo no pão de forma caseiro, um suco de maçã e uma fatia de torta de maçã na sobremesa. 
    Até ir para Amsterdã eu não sabia que torta de maçã era um doce típico holandês. Esta que eu comi na Bakkerswinkel não é o estilo mais comum, na verdade ela tem que ser aquelas tortas de massa doce, bem amanteigada e feita com farinha branca. Já esta que eu comi tinha uma base de massa doce macia, feita com açúcar mascavo, canela e era escura, levava um recheio de maçãs cortadas em cubos com canela colocadas cruas sobre a massa antes de ir para o forno e coberta por uma farofa crocante e açucarada.


   Antes de viajar, havia preparado algumas mini tortas de maçã pra colocar nestes posts da viagem,ao estilo que eu acreditava ser uma tradicional torta holandesa.


   Preparei uma massa de torta amanteigada com farinha de amêndoas, iogurte e leite em pó, uma adaptação da massa de Tortinhas Mincemeat que fiz alguns anos atrás no Natal. Gosto dela porque não precisa levar tanta manteiga para ficar crocante e acho que massas com iogurte também ficam com uma ótima coloração avermelhada depois de assadas.


    Para o recheio, fiz um caramelo salgado com bastantes especiarias e misturei as maçãs cortadas em cubos, além de uvas passas brancas e escuras. Cozinhei tudo no fogo alto até reduzir a um recheio bem consistente e sequinho, para não encharcar a massa.



Tortinhas de Maçã com Caramelo Salgado:
Massa:
-250 g de farinha de trigo
-50 g de farinha de amêndoas
-25 g de açúcar
-2 g de sal
-1 pitada de fermento em pó
-30 g de leite em pó
-90 g de manteiga sem sal gelada
-1 ovo
-100 g de iogurte natural

Modo de preparo:
Peneire a farinha de trigo com a farinha de amêndoas numa tigela e acrescente o açúcar, o sal, o fermento em pó e o leite em pó. Misture tudo e acrescente a manteiga gelada em cubos. Com as pontas dos dedos, vá agregando a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma mistura com consistência de areia molhada.


Acrescente o ovo e o iogurte natural e misture tudo (sem sovar) até formar uma massa macia e homogênea. Deixe descansar por 30 minutos dentro da geladeira.



Para o caramelo salgado:
-300 g de açúcar
-60 ml de água
-60 g de manteiga em temperatura ambiente
-200 g de creme de leite fresco
-1 pitada de flor de sal (opcional)
-50 g de uvas passas escuras
-30 g de uvas passas brancas
-1 colher (chá) de canela em pó
-1 pitada de cravo em pó
-1 pitada de gengibre em pó
-2 maçãs verdes Granny Smith descascadas e cortadas em cubos
-1 maçã vermelha Argentina descascada e cortada em cubos

Modo de preparo:
Coloque o açúcar com a água numa panela e leve ao fogo médio até que fique com cor de caramelo.


Apague o fogo e acrescente a manteiga e o creme de leite com muito cuidado. Coloque uma fava de baunilha sem as sementinhas se você quiser também.


Acenda o fogo novamente e deixe cozinhar em fogo baixo até que todo o caramelo tenha derretido e formado uma calda lisa e aveludada (pelo termômetro, quando atingir 90ºC).


Misture a flor de sal, as passas, as especiarias e as maçãs.



Leve ao fogo novamente e deixe cozinhar até secar o caldo e engrossar. Deixe esfriar antes de rechear suas tortinhas.


Montagem:
-1 gema para pincelar
-25 g de açúcar cristal para polvilhar

Abra porções da massa dentro de formas de muffin ou de empada. Fure com um garfo.


Separe uma porção da massa para fazer a "tampa" das suas tortinhas. Eu cortei estrelas, mas você pode fazer do formato que quiser.


Encha as forminhas com o recheio e feche as tortinhas.


Pincele as tortas com a gema e polvilhe açúcar cristal.


Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos ou até que estejam douradas e com a massa cozida.


Desenforme e sirva à moda holandesa: acompanhada por creme!





4 comentários:

  1. Ana,que pena que parou de postar...adorava o blog e sua simpatia! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ana, por que parou de postar?? como disse a Mônica também adorava seu blog......Na torcida para que volte brevemente.bjs.
    selma

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas!
    Desculpa pelo meu desaparecimento aqui no blog nesses 4 meses, andei meio ocupada e sem tempo de conseguir postar, mas aos poucos estou tentando restornar.
    Aguardem que tem muitas novidades vindo por aí pra vocês!
    Muito obrigada pelo carinho e preocupação comigo!
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bom?

    Acabo de conhecer o blog e gostaria de me tornar seguidora mas não achei os links - principalmente seguir via e-mail, no meu caso que trabalho direto é mais fácil seguir por email!

    Bjs.

    Audeni

    ResponderExcluir