domingo, 8 de março de 2015

Nhoque de Batata Doce e Frango com Alho Poró

   As aulas na faculdade voltaram, assim como a correria, tanto que nem tenho tido tempo para postar aqui no blog. Fotos já começam a se acumular, vários comentários para responder, mas aos poucos vou colocando tudo em dia. E finalmente hoje consegui trazer uma receita para vocês, de Nhoque de Batata Doce com molho de tomates, sem glúten e sem lactose, e um franguinho com alho poró super fácil para acompanhar!


   Esses dias vi uma receita de nhoque de batata doce durante a minha busca por receitas mais naturais e menos calóricas e decidi fazer minha própria versão, sem glúten e sem lactose. No lugar da farinha de trigo usei fécula de batata e da manteiga, azeite. Acrescentei na minha massa parmesão, eu sei que você deve estar falando "mas Ana, você disse que o Nhoque é sem lactose", eu sei, só que como ninguém aqui em casa tem intolerância, achei que um sabor a mais não faria mal a ninguém.


    Os nhoques ficaram super leves, mas correm o risco de desmanchar quando cozidos por muito tempo. Quando subirem à superfície da panela, você deve retirar imediatamente, senão eles ficam muito moles e começam a desintegrar.


   Para acompanhar o nhoque fiz um Frango com Alho Poró que por sinal já tinha publicado a receita aqui no blog mais ou menos um ano atrás. É um prato bem rápido também, já que você só precisa dourar os cubos de frango em azeite e depois saltear rapidamente com os vegetais: alho, alho poró e cebola. A versão original levava bacon picadinho e achei que seria sacagem não colocar desta vez já que seu sabor salgado e defumado combinaria direitinho com o adocicado do nhoque.
    

    Escolhi um molho tradicional de tomates caseiro, é claro, para cobrir meus nhoques de batata doce e ainda feito com cenoura.

Nhoque de Batata Doce:
Molho:
-500 g de batata doce
-2 gemas
-20 ml de azeite (2 colheres de sopa)
-fécula de batata até dar ponto de enrolar (aproximadamente 50 g)
-parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo:
Lave e limpe bem as batatas doce. Descasque, corte em pedaços e leve ao fogo para cozinhar até que estejam bem macias.


Esprema as batatas numa tigela e acrescente os demais ingredientes, exceto a fécula de batata, que deve ser incorporada à massa aos poucos.


Misture todos os ingredientes com as mãos e vá acrescentando a fécula de batata até que a massa atinja ponto de enrolar.


Faça cordões de massa e corte os nhoques de mais ou menos 1 cm de espessura com uma faca. Polvilhe um pouco mais de fécula sobre eles para que não grudem.


Cozinhe rapidamente em água fervente, apenas até que subam á superfície da panela, sem deixar ferver por muito tempo pois podem desmanchar.

Molho de tomates:
-2 dentes de alho picados
-3 colheres (sopa) de azeite
-6 tomates maduros sem pele cortados em cubinhos
-1 cenoura cortada em cubinhos
-25 ml de vinho tinto (1/4 de xícara de chá)

Modo de preparo:
Soe o alho picado rapidamente no azeite e acrescente os tomates e a cenoura picados. Cubra com o vinho e deixe cozinhar em fogo baixo até que o tomate desmanche (formando o molho) e a cenoura esteja bem cozida, quase desmanchando. Se começar a grudar no fundo, acrescente um pouco de água. Acerte o sal e cubra seus nhoques.





Frango com Alho Poró:
receita do blog Panelaterapia
-100 g de bacon cortado em tiras
-500 g de peito de frango cortado em tiras
-sal, orégano e páprica a gosto
-1 cebola picada
-1 dente de alho 
-1 alho poró cortado em fatias finas

Modo de preparo:
Tempere o frango com o sal, o orégano e a páprica. Frite o bacon em sua própria gordura, reserve. Divida a gordura que sobrou na panela em três partes e comece a dourar metade do frango numa parte da gordura. Repita o processo até dourar todo o frango. Reserve.


Na mesma panela do frango, soe rapidamente o alho picado com a cebola e o alho poró.


Volte o frango para a panela com os vegetais, sateie rapidamente, misture o bacon e prove para ver o tempero.




Um comentário: