Repost: Petit Gâteau, porque último dia de férias merece #gordice!
E finalmente, depois de quase três meses em casa, volto nesta segunda ao normal. Quer dizer, para a faculdade, para São Paulo e para os estudos diários. Não queria escorregar na dieta que estou fazendo, mas não consegui resistir e acabei fazendo Petit Gâteau para comer até cansar e para melhorar as fotos da receita que já estava aqui no blog.
Essa receita que eu costumo fazer na verdade é francesa, de um livrinho de sobremesas clássicas, e por isso leva o nome de Coulant au Chocolat e não Petit Gâteau. De qualquer maneira, ambos são basicamente a mesma coisa, só muda mesmo a região onde cada um é feito, pois o resultado final é igual.
A massa leva chocolate em barra derretido e cacau em pó e como usei um chocolate ao leite e não amargo 70% como mandava, preferi diminuir a quantidade de açúcar. Bem gordo esse bolinho, eu sei, já que ainda vai um monte de manteiga, ovos e farinha, mas vale cada colherada quentinha e cremosa depois.
Acho que o maior segredo e o mais difícil é conseguir deixar o Petit Gâteau no ponto, ou seja, com uma fina camada externa assada no ponto de bolo e o interior líquido e quente, ao ponto de escorrer por todo o prato quando cortado com uma colher. E tudo isso vai depender da sua intimidade com o seu forno, porque pelo menos pra mim essa coisa de seguir o que as receitas falam nunca dá certo. No meu caso levei uns 15 minutos a 200ºC para chegar nesse resultado então será essa a base que darei para vocês.
E para acompanhar, claro, não podia faltar um sorvete. Geralmente é de creme, mas hoje foi um sorbet de frutas vermelhas industrializado e de baixa caloria para compensar as calorias do Petit Gâteau.
Coulant au Chocolat:
-270 g de chocolate meio amargo picado
-170 g de manteiga
-30 g de cacau em pó
-4 ovos
-150 g de açúcar refinado
-80 g de farinha
Modo de preparo:
Derreta em banho-maria o chocolate com a manteiga e o cacau até obter uma mistura brilhante e homogênea.
Acrescente logo em seguida os ovos, o açúcar e a farinha de trigo.
Pré-aqueça o forno a 200°C e asse 15 minutos ou até que a parte externa esteja assada, mas o inteirior ainda esteja bem líquido.
Desenforme imediatamente.
E sirva bem quentinho com o sorvete...
Realmente,a parte mais difícil deve ser acertar o ponto!
ResponderExcluirDeu água na boca!
Obs:Ana,adorei seus cabelos mais curtinhos!
Bjs!
Ah,Ana,por falar em chocolate,estou ansiosa pelis seus posts de páscoa!
ResponderExcluirQuem sabe,não é dessa vez que aprendo a temperar o chocolate e faço até uns ovinhos,rsss!
Bjs!
* pelos
ResponderExcluir