domingo, 7 de dezembro de 2014

Solotrip Paris/Amsterdã

   Depois de um final de semestre super agitado e cheio de coisas importantes para fazer, finalmente consegui chegar bem em Paris, só meio cansada e com sono! Aí você deve estar se perguntando: mas Ana, não foi você que já foi para Paris no início desse ano? Sim, já fui, mas dessa vez não vim para turismo, mas sim para estudar francês.


   Acertei um curso de francês de 15 dias para este mês de dezembro, cheguei hoje dia 7 e vou embora no dia 20, quando parto para a segunda parte da viagem: um final de semana em Amsterdã. Poderia ter escolhido fazer o curso de francês e os de gastronomia, além de resolver algumas pendências, no início do ano que vem, porém, eu queria ver Paris novamente no inverno e com seus mercados de Natal bombando!


   Vim sozinha porque nem meus pais e nem a minha irmã tinham férias para tirar. Apesar da insegurança de fazer uma viagem como esta sozinha, por enquanto tudo deu certo! Para facilitar minha vida, e ainda economizar uma grana, optei por alugar novamente um apartamento na Airbnb, bem perto da escola em que farei as aulas de francês e também para poder cozinhar minhas próprias refeições feitas com ingredientes fresquinhos e locais.


   Desta vez cheguei bem cedo aqui em Paris, 8 h 30 da manhã, mas mesmo assim o dia não rendeu tanto. Além do cansaço, tinha que esperar também para fazer o check-in no apartamento, que por falar nisso fica próximo da Champs Élysées.  E enquanto esperava para entrar, já fui logo num dos 30 endereços de estabelecimentos gastronômicos que anotei no meu caderninho, uma boulangerie que fica a poucos metros do apartamento, chamada Bechu, e que serve produtos super gostosos! 


   Para variar, pedi um Croissant de Amêndoas (meu preferido) com um Chocolate Quente Viennois coberto por muito chantilly (o celular apagou a foto dele), já que nessa hora ainda estava bem desagasalhada. Ambos bons, mas o Croissant não chega perto daquele que vou comer possivelmente amanhã (já que hoje a padaria não abre), deste post.


    Deixadas as tralhas no apartamento, me agasalhei mais (este inverno está bem mais frio do que o passado) e saí para ver o famoso Mercado de Natal da Champs Élysées, que vi desmontando em janeiro. A Champs fica a mais ou menos 1 km do apartamento então deu para ir à pé tranquilamente e ainda percorrê-la inteirinha, do Arco do Triunfo até a Praça da Concórdia.


   Sobre o Mercado de Natal eu pretendo fazer um post detalhado mais para frente (quando tiver provado bastantes pratos e gordices), mas falo que hoje já comi a primeira das muitas Gaufres/Waffles que pretendo comer durante essa viagem. De preferência de Liège (com massa fermentada e cristais de açúcar) e com bastante Nutella!


   Como de domingo não abre quase nada de comércio aqui em Paris, o mercado estava lotado. Nem deu para tirar uma foto descente do quiosque que eu escolhi para comer minha Gaufre (4,5 euros), já que a concorrência é acirrada entre as barracas.


   Andei pela Champs e parei em algumas de suas lojas, andei pelo Mercado de Natal e comi uma Gaufre, depois fui pegar o metrô para voltar para casa, só que acabei dando uma passadinha na Pont Alexandre III para tirar algumas primeiras fotos desta viagem de Paris (essas a cima)


   O único problema é que a cabeçuda esqueceu que os supermercados e principais lojas de alimentos estão fechadas hoje e voltei para o apartamento sem nada para comer no jantar. A sorte é que encontrei um mini mercado numa rua próximo de onde estou hospedada e com isso deu para comprar mini queijo Camembert, água e iogurte para o café da manhã.


   E logo em frente desse mercadinho tem uma barraquinha que vende frutas frescas e secas, legumes, verduras e temperos. Comprei então alguns tomatinhos-cereja no galho e uma maçã Golden para a sobremesa.


   Ambos estavam deliciosos e super baratos (menos de 2 euros juntos). Os tomatinhos  realmente tem gosto de tomate, são bem adocicados e apesar de bem maduros, ainda estavam firmes. A maçã também, apesar da aparência estranha, ela estava super crocante e suculenta, meio azedinha e meio docinha.


   Passei na Bechu, comprei uma Tradition (baguette) bem fresquinha, crocante por fora e com o miolo bem alveolado, para fazer um sanduíche delícia de Camembert e tomatinhos-cereja. Tem algo mais francês do que isso?!

Um comentário:

  1. Aproveite bastante a viagem e traga muitas receitinhas gostosas para nós!
    Bjs!

    ResponderExcluir