Nhoques de batata caseiros passados na manteiga com tomilho e um franguinho recheado com presunto e queijo ao molho rosé para acompanhar, tem algo mais reconfortante do que isso para uma refeição de final de semana?
Acho que hoje em dia é praticamente impossível encontrar alguém que ainda faça com frequência nhoques em casa ao invés de comprar aquelas preparações prontas que de batata não tem nada. Pois eu ainda "perco" meu tempo na cozinha amassando as batatas cozidas, preparando a massa e inclusive abrindo rolinho por rolinho, cortando cada nhoque com a faca e, se possível, modelando cada um com as costas do garfo. Um trabalho que no final vale a cada garfada, macia, untuosa e que me faz lebrar de comida caseira, de família, preparada pela mãe ou pela avó...
Esta receita de frango na verdade eu conheci no início deste ano num pequeno restaurante em Paris. O prato do dia em que fui lá era um tal de Poulet à Jurassienne, que na verdade, ao chegar na mesa, percebi que não passava de um peito de frango recheado com presunto e queijo e coberto por um molho rosé com creme de leite e cogumelos. Bem saboroso e diferente das receitas que estamos acostumados a comer todos os dias.
Lá eles serviram o frango acompanhado por macarrão passado na manteiga, mas eu preferi acompanhá-lo pelos nhoques de batata. Na verdade esta receita que eu fiz é uma adaptação de uma que veio no livro da Rachel Khoo, La Petite Cuisine à Paris (A Pequena Cozinha em Paris, já lançado em português). Desde quando comprei ele, lá em Paris ainda, percebi que tinha uma receita de frango bem parecida com a do restaurante e por sinal não encontrei nenhum Frango à Jurassienne na internet.
A única mudança foi que o frango da Rachel não era recheado e também preferi substituir os cogumelos (que ninguém gosta aqui em casa) por cabola picadinha. Só achei que meu molho, que leva vinho, ficou muito espesso.
-8 filés de frango limpos e temperados com sal e pimenta do reino branca
-8 fatias de presunto
-8 fatias de mussarela
-farinha de trigo para passar o frango
-manteiga
Modo de preparo:
Enrole a fatia de mussarela formando um cilindro e disponha sobre a fatia de presunto dobrada ao meio. Envolva o cilindro de queijo com o presunto, formando um rolinho. Coloque o rolinho de presunto sobre o filé de frango e enrole-o.
Passe cada filé de frango enrolado com o recheio de frios na farinha de trigo. Aqueça um pouco de manteiga numa panela e doure os filés de todos os lados, até que fiquem dourados (eles ainda vão ficar crus por dentro).
Arrume os frangos numa travessa e leve ao forno pré-aquecido a 100ºC por cerca de 20 minutos ou até que estejam completamente cozidos.
Molho Rosé:
-30 g de manteiga
-1 cebola picada
-20 g de farinha de trigo
-5 g de extrato de tomate
-450 ml de caldo de aves quente
-125 ml de vinho branco
-60 ml de creme de leite
-sal, pimenta do reino e cheiro-verde
Modo de preparo:
Derreta a manteiga na mesma panela de fritura dos filés de frango e soe a cebola picada. Junte logo em seguida a farinha de trigo, de uma só vez, e misture bem para formar um creme.
Acrescente o extrato de tomate, refogando rapidamente, e despeje o caldo de aves com o vinho branco.
Deixe o molho cozinhar até engrossar e não ter mais gosto de farinha de trigo. Misture por fim o creme de leite e acerte o sal e a pimenta do reino.
Cubra o frango com o molho quente e sirva decorado com cheiro-verde.
Para a versão com cogumelos, soe rapidamente e sem mexer com uma colher, 150 g de cogumelos Paris fatiados junto com as cebolas.
Nhoques de Batata na Manteiga:
-500 g de batatas asterix ou baraka descascadas, cozidas e amassadas
-50 g de farinha de trigo
-2 gemas
-15 g de manteiga integral sem sal
-50 g de parmesão ralado
-sal e pimenta do reino
Modo de preparo:
Misture as batatas cozidas e amassadas com a farinha de trigo, as gemas, a manteiga e o parmesão. Tempere com sal e pimenta e teste cozinhar um nhoque em água fervente para ver se ele não desmancha. Caso sua massa fique muito grudenta, acrescente mais farinha até dar o ponto de modelar seus nhoques. Abra porções da massa em cordões e corte os nhoques com uma faquinha.
Cozinhe em água fervente até que eles boiem. Escorra-os.
Derreta 50 g de manteiga numa frigideira e acrescente seus nhoques com um pouquinho da água do cozimento. Salteie rapidamente, até formar um molho. Tempere com sal, se necessário.
Acrescente ervas como tomilho, sálvia ou manjericão na hora de servir, assim como um pouco de parmesão ralado.
E esse foi o Frango à Jurassienne que comemos em Paris!
Fiz hoje pro meu almoço a dois e ficou fantástico. Isso porque fiz sem o vinho e o nhoque sem o queijo, pois esqueci de comprar.
ResponderExcluirMas ainda assim, meu namorado amou, e eu tbm.
Fico muito feliz em saber que as receitas deram certo e que você e seu namorado gostaram!
ExcluirObrigada por ter escolhido receitas do blog,
Um abraço,
Ana