Esta semana tivemos nossa última aula de café da manhã/coffee break/brunch na faculdade (vejam as fotos na minha página no Instagram). Durante um mês aprendemos a fazer desde ovos fritos, cozidos, assados, omeletes, passando pelas panquecas, waffles, receitas regionais brasileiras, geleias, pratos de frutas e frios até chegar nos bolos, biscoitos e muffins! E eu que adoro fazer tudo isso, nem devo ter gostado, né?
Fizemos três tipos de muffin: de chocolate, maçã e um salgado (como este). Adorei os três e escolhi refazer o de maçã na semana passada, só que mudei um pouco a receita. Um dia desses dei uma passada na Starbucks e comi um Muffin de Blueberry, que aliás eu acho uma das únicas opções verdadeiramente gostosas da loja (acho as bebidas, quando não sem graça, enjoativas). O fato é, esses tais de muffins de maçã eram exatamente iguais aos da Starbucks, com aquela coberturinha açucarada e crocante e uma massa fofinha.
Comprei as blueberries, um pouco de açúcar mascavo, algumas forminhas de papel para muffins e fui para a cozinha testar a minha versão. Troquei o açúcar refinado pelo mascavo porque a massa do muffin da Starbucks é meio escura, para o lado do marrom, e não branca. Fiz mais um ajuste dali e outro daqui em outros ingredientes para combinar com as blueberries e coloquei os muffins no forno. Eles são super fáceis de fazer, é só misturar os ingredientes líquidos com os secos numa tigela e distribuir dentro das forminhas.
Depois de alguns minutinhos no forno eles já estavam lá, bem crescidos e corados. Ficaram bons, bem parecidos com os originais e ótimos para acompanhar uma bebida quente. Se você tem dificuldade em encontrar os mirtilos, até porque eles também são um pouco caros, não se preocupe, use a fruta que mais gostar. Pode ser banana, pera, abacaxi, pêssego, alguma fruta seca ou castanha, framboesas (troquei 6 por meia dúzia, né, mas fica a dica!) ou as próprias maçãs do início da conversa.
Fica bom acrescentar canela em pó ou alguma outra especiaria na farofinha da cobertura. No muffin da Starbucks não vai, então é por isso que eu não coloquei, mas as versões com banana e maçã não serão mais as mesmas sem a canela para acompanhar!
receita adaptada da Universidade Anhembi Morumbi
Massa:
-180 g de farinha de trigo
-1 pitada de sal
-10 g de fermento em pó
-120 g de açúcar mascavo
-80 ml de leite
-1 ovo
-60 ml de óleo de milho
-150 g de blueberries (mirtilos) frescos lavados
Cobertura:
-80 g de açúcar
-80 g de farinha de trigo
-80 g de manteiga sem sal gelada em cubos
Modo de preparo:
Massa- Peneire a farinha de trigo com o sal e o fermento em pó numa tigela e acrescente o açúcar mascavo. Misture bem todos os ingredientes e abra um buraco no centro.
Num bowl, misture o leite com o ovo e o óleo de milho.
Despeje os líquidos no centro dos secos e misture com uma espátula. Não mexa demais, já que a massa deve ficar homogênea, mas ainda com gruminhos de farinha e dos outros ingredientes, senão seus muffins ficarão pesados.
Cobertura- Misture o açúcar com a farinha de trigo e a manteiga gelada em cubos com as pontas dos dedos até formar uma espécie de farofinha bem úmida.
Distribua a massa dos muffins dentro de formas próprias forradas com forminhas de papel até preencher 3/4 de sua capacidade e cubra com a farofa.
Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos ou até que estejam crescidos, assados internamente e levemente dourados.
Rendimento: uma receita rende 8 bolinhos grandes. Eu fiz para o post duas receitas.
Deixe que esfriem completamente sobre uma grelha antes de servir.
Massa úmida e fofinha acompanhada pela cobertura açucarada crocante e as blueberries azedinhas que estouram na boca a cada mordida!
Só falta um copinho com uma bebida quente à base de café para acompanhar!
Ou, como no meu caso, pode ser também um chá, principalmente se for de Muffin de Blueberry (esse é da Lipton, um chá preto com sabor de muffin de blueberry, uma delícia, principalmente para acompanhar esses bolinhos)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário