Finalmente testei a receita dos Spéculoos Caseiros para vocês que viram o post das Crêpes com Creme de Spéculoos e ficaram com vontade! E ainda tem surpresa no final desse post: a receita do Creme de Spéculoos!
Comparação entre os meus biscoitinhos e os da Lotus, os originais belgas! |
Depois da história das crepes, saí desesperada em busca da receita perfeita de Spéculoos, os biscoitinhos belgas de especiarias. Queria uma que ficasse o mais parecido possível com os originais da Lotus então o jeito foi olhar os ingredientes na embalagem do fabricante e comparar com as receitas que encontrei por aí na internet.
A que achei melhor foi a do blog Bois de Jasmine, bem simples, não levava ovo e pelas fotos aparentava ficar parecido com os tradicionais. Fiz apenas algumas adaptações, como usar só canela e não todas as outras especiarias que a receita pedia, porque achei que os industrializados só têm gosto dela.
Uma coisa que observei foi que o nosso açúcar mascavo (ou a maioria das marcas que encontramos nos supermercados) é mais claro que o europeu/americano/importado e por isso achei que a cor dos meus Spéculoos ficou diferente dos comprados. Não sei, mas também pode ser porque eles colocam algum tipo de corante nos biscoitos.
Apesar dessas diferenças, gostei muito do resultado dos Spéculoos feitos em casa. Eles ficam bem amanteigados, crocantes e o sabor fica muito parecido com o dos comprados (eu até arriscaria dizer que eles ficam mais gostosos), até porque foi você mesmo que fez!
Os Spéculoos são tradicionalmente feitos em moldes de madeira, mas como é praticamente impossível de encontrá-los aqui no Brasil, pode fazer seus biscoitos com cortadores de formatos variados. O importante é ter um montão de biscoitos amanteigados e com gostinho de canela para acompanhar o café!
Spéculoos:
receita do blog Bois de Jasmin
-135 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-180 g de açúcar mascavo
-300 g de farinha de trigo
-3 g de sal (1 colher de café)
-6 g de fermento em pó (1 colher de sopa rasa)-9 g de especiarias para spéculoos (coloquei apenas canela, mas se você preferir, faça a mistura de especiarias para spéculoos e coloque 9 g)
-30 ml de leite
*especiarias para spéculoos:
-6 g de canela em pó
-2 g de cravo da Índia em pó
-2 g de noz-moscada
-1 g de cardamomo
-1 g de gengibre em pó
-1 g de pimenta do reino branca moída
*Misture tudo e use na massa dos biscoitinhos!
Modo de preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem fofo e homogêneo.
Acrescente a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó, as especiarias e o leite, que deve ser acrescentado aos poucos, até formar uma massa bem macia e que não grude nas mãos (usei até um pouquinho mais de 30 ml). Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 1 hora.
Abra porções da massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e corte os biscoitos com cortadores variados. Disponha sobre uma assadeira untada e enfarinhada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 10 minutos ou até que estejam assados. Espere amornarem para retirar da assadeira. Deixe que terminem de esfriar sobre uma grelha.
Os Spéculoos saem ainda moles do forno então, tome cuidado para que eles não queimem como aconteceu com alguns meus.
Homenzinhos-biscoito crocantes, caramelados e com gostinho de canela!
Um café, chá ou chocolate quente ...
... para mergulhar seus Spéculoos!
Separei um pouco dos meus Spéculoos para fazer o creme que usei no recheio dos crepes. Segui a mesma ideia dos biscoitos: olhei o rótulo do creme industrializado e a partir dele fiz a minha receita!
Creme de Spéculoos:
-100 g de spéculoos
-50 ml de leite
-10 ml de óleo (1 colher de sopa)
-10 g de açúcar mascavo (1 colher de sopa)
Modo de preparo:
Quebre grosseiramente os biscoitos dentro do liquidificador e bata até formar uma farofa bem fina.
Com o aparelho ligado, vá acrescentando o leite, o óleo e o açúcar, aos poucos, até formar um creme homogêneo, liso e consistente. Experimente o creme, porque talvez você ache meio sem doce, mas o original é bem neutro mesmo, típico doce europeu!
A textura e sabor do creme ficou bem parecida com a original, só a coloração que ficou um pouco diferente, vejam:
Lado esquerdo: creme de Spéculoos Caseiro, lado direito: creme da Lótus |
Use o Creme de Spéculoos para passar no pão, rechear waffles ou crepes, cobrir bolos ou rechear seus Spéculoos Caseiros!
Waffle belga com creme de Spéculoos |
A aparência do creme ficou semelhante à versão Crunch dele :D
ResponderExcluirSério? Eu já ouvi falar dessa versão Crunch, mas nunca experimentei. Realmente o creme não ficou tão lisinho quanto a versão original.
Excluir:D